PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 16,1-7)(31/3/18). 
 
Silêncio, hoje tudo está em profundo silêncio, e nesse silêncio a morte parece reinar vitoriosa, parece que com ela tudo chegou ao fim, ou seja, é como se não houvesse mais nenhuma solução para a vida. Ora, Deus nosso Pai, já havia proibido que se fizesse uso dela contra tudo o que tem vida, porque está à nossa disposição o poder de manter a vida ou não, por isso Ele disse: "Não matarás." 
 
O hagiográfo do Livro de Sabedoria, descreve bem o sentido desse mandamento: "Não procureis a morte por uma vida desregrada, não sejais o próprio artífice de vossa perda. Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá alegria alguma. Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação. Nelas nenhum princípio é funesto, e a morte não é a rainha da terra, porque a justiça é imortal."
 
Caríssimos, os algozes de Jesus quando o condenaram mesmo sendo inocente e o assasinaram, jamais poderiam imaginar que o poder mortal do qual se apossaram para cometer tamanha brutalidade contra o Filho de Deus, teria o seu fim para sempre com a Sua Ressurreição. Aquilo que aparentemente era uma tremenda vitória, se tornou a maior derrota para eles e os seus intentos.
 
De fato, a morte ainda continua acontecendo, mas somente para aqueles que morbidamente a procuram como solução para tudo o que não é vida, por não conhecerem ou ignorarem a Ressurreição de Jesus. Como bem enfatiza o citado hagiográfo: "Mas, (a morte), os ímpios a chamam com o gesto e a voz. Crendo-a amiga, consomem-se de desejos, e fazem aliança com ela; de fato, eles merecem ser sua presa." Mas para aqueles que ressuscitam com Cristo, a morte é somente Páscoa, ou seja, a passagem para a vida eterna que Dele recebemos no batismo. 
 
Conclusão: "O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai." "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?" "Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo."
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv. 
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 31/03/2018
Código do texto: T6296102
Classificação de conteúdo: seguro