A LUTA CONTRA O PECADO

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 8,31-42)(21/3/18)

Caríssimos, os ídolos mais adorados atualmente no mundo são: a riqueza, a pornografia, a Internet e a televisão; e nunca tiveram tantos seguidores como em nossos dias. E o mais alarmantes de tudo é que esses ídolos estão tirando a capacidade das pessoas reagirem às tentações, atirando-as nos mais terríveis pecados jamais cometidos até hoje. Dói nas almas mais sensíveis ver tantas abominações e sacrilégios, principalmente contra a prática da fé e contra tudo o que diz respeito à Deus. Ainda bem que remanessem aqueles que crêem e que não abrem mão da prática da fé, da obediência aos santos mandamentos e do amor ao Senhor. Mas estes são um pequeno resto em vistas da imensidão de adoradores da Besta, conforme está escrito no livro do Apocalipse (cf. Ap.13).

Com efeito, no Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que a sua presença em nossa vida é a garantia da verdadeira liberdade, e que nenhum ser humano foi criado para pecar ou para o pecado, pois o pecado é uma escravidão espiritual que o próprio homem se impõe quando o permite em sua prática de vida. Portanto, o pecado pode muito bem ser evitado, como nos ensina São Tiago: "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam."

Quanto à perseguição da mídia e outras formas de provações não devemos temer, pois nem o Filho de Deus escapou delas, uma vez que foi perseguido até a morte. Ora, na Carta aos Hebreus, meditamos o seguinte: "Desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo. Ainda não tendes resistido até o sangue, na luta contra o pecado."

De uma coisa fiquemos certos: "Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.