A mulher pode ser pastora do povo de Deus

Nós precisamos definir o que o cristianismo entende que em Gn 29.9 ser a mulher Pastora, quando o nome de Raquel, e tem a interpretação de pastor do povo de Deus quando fala da escolha de Israel...

Lemos em Gênesis 1 que Deus criou o homem e a mulher dando a ambos o direito de governar sobre a criação. Fica claro no texto que Deus fez macho e fêmea à sua própria imagem, conforme a sua semelhança, deu a eles a tarefa de reprodução e domínio sobre tudo.

Não existe a possibilidade no texto de que um dos sexos tenha mais semelhança de Deus do que o outro. A semelhança deles com criador era igual aos dois e a mordomia sobre a terra deveria ser partilhadas por ambos. É indiscutível que ambos eram imagem e semelhança de Deus.

Todos os grandes comentaristas bíblicos dizem que se Deus criou homem e mulher conforme a sua imagem, é porque em Deus existe a imagem masculina e feminina. Dentro do ser de Deus existe o que corresponde ao macho e fêmea. Portanto Deus não é masculino.

Fica óbvio então o amor de Deus por ambos, homem e mulher e que ambos são sua própria imagem e semelhança. Assim entendemos inúmeros trechos bíblicos que mostram Deus numa imagem feminina.

A fala de Paulo não se refere ao seu pensamento nem ao pensamento de Jesus, mas a uma necessidade. Por conseqüência, essa prática ensinada por Paulo não deve ser a prática do cristianismo geral, mas é uma situação estabelecida por ele para evitar problemas maiores em uma comunidade específica, situada numa região e vivendo determinados problemas específicos.

Conclusão: concluo que Paulo não está contradizendo o ensino e prática de Jesus, e nem aquilo que ele mesmo fala em outras situações, mas que essa fala de Paulo deve ser situada a analisada a luz do seu contexto histórico, e não de forma contemporânea. A discussão maior fica para o pós queda.

Após a queda Deus diz claramente que a vontade da mulher será do marido (Gênesis 3.16). Por causa dessa ordem, historicamente o homem tem explorado, subjugado, oprimido e humilhado a mulher. Com certeza não foi essa a vontade de Deus quando falou sobre a autoridade masculina.

Gn 29.9-10 — Estando ele [Jacó] ainda falando com eles [os pastores]. Enquanto Jacó conversava com os pastores de Labão, a aproximação de Raquel se deu como um reflexo da chegada de Rebeca ao poço há muitos anos (Gn 24. 15-20). Mais uma vez, a sincronia de Deus foi perfeita (leia sobre Boaz e Rute em Rt 2.3

Os capítulos 11-14 de I Coríntios tratam de questões relativas ao culto cristão. Visto que havia problemas em relação a alguns aspectos, Paulo escreve no sentido de orientar a igreja. Em 11.2-16, ele trata da questão do uso do véu por parte das mulheres no culto público. Em 11.17-34, da celebração da Ceia do Senhor.

No capítulo 12, ele fala dos dons espirituais. I Coríntios 13 é o grande capítulo sobre o amor. Em 14.1-25, ele discute acerca do dom de línguas e profecias no culto. E, finalmente, em 14.26-40 acerca da ordem e decência no culto cristão. Há dois textos que falam mais acerca da posição da mulher na igreja: 11.2-16 e 14.26-40.

O contexto cultural que permite entender este texto é o seguinte: as mulheres não participavam nos cultos das sinagogas, ao passo que elas tinham grande atividade nos cultos pagãos, mas geralmente associadas a rituais de prostituição cultual. No culto cristão, a mulher tinha parte ativa, tanto quanto o homem e as congregações eram mistas. Em público, a mulher devia usar um véu, em respeito a seu marido e à cultura da época.

Há um cuidado social de Paulo para com a figura da mulher, mas o trecho relativo a 1 Co 11,2-11 levanta algumas situações complexas concernentes à situação de Paulo envolvendo a disputa por autoridade. O velamento das mulheres, contudo, não foi somente uma questão de falta de decoro ou oriunda dos fatos de alguns membros da comunidade de Corintios se sentirem constrangidos pela atuação das mulheres, mas o próprio ato de profetizar era visto como uma experiência direta com o divino, o que concedia autoridade a quem o fizesse os tradicionalistas tendem a presumir que cabeça sempre quer dizer “governo” ou “autoridade”, e interpretam Efésios 5.22-23, a respeito de esposas e maridos e 1 Coríntios 11.2-16, a respeito da cobertura da cabeça.

Outros eruditos têm demonstrado que cabeça é termo empregado para significar “fonte”. Embora os eruditos estejam tratando das mesmas evidências, a diferença na seleção e avaliação delas levam-nos a soluções fortemente conflitantes. Um estudo que selecionou certo número de usos da palavra “cabeça”, em sentido figurado, num total de 2.000 ocorrências, de início pareceu apoiar os significados de “governo” e “chefia”, mas a metodologia usada tem sido fortemente criticada. No contexto mais amplo de Efésios significa tanto “governo” (Ef 1.22) como “fonte” Paulo ora: Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações (1.15-16). Mas Paulo fala em versos 17-23)

Paulo usa de sabedoria e sensibilidade quando aconselha as pessoas do seu tempo.

Ele sabia do contexto que vivia, e por sabedoria, optava em preservar o antigo para garantir que não haveriam exageros e avanços que não seriam bons para a época dele.

Finalmente, o ensino de Paulo em todo o Novo Testamento é que as mulheres estão livres para exercer qualquer tipo de ministério no corpo de Cristo, mas ele sabia que cada igreja era diferente e aconselhava cada uma de forma particular para evitar exageros e deformidades no evangelho.

Assim entendo o texto de Paulo em I Timóteo 2:5-19, e interpreto o papel da mulher em nossos dias. Com certeza hoje é absolutamente recomendável que as mulheres ensinem não só as mulheres como também aos homens. É biblicamente aceitável o ministério pastoral feminino e o chamado de Deus as mulheres.

Penso que a igreja deve reconhecer o dom feminino, ordenar, e autorizar as mulheres a qualquer atividade pastoral, desde que esta seja aprovada por Deus.

Valdeci Fidelis
Enviado por Valdeci Fidelis em 21/02/2018
Código do texto: T6259982
Classificação de conteúdo: seguro