O ESPÍRITO SANTO NO APOCALIPSE – PRIMEIRA PARTE

INTRODUÇÃO

Vamos supor que no futuro, daqui a duzentos anos, alguém venha ler esse estudo que você tem em mãos. Qual é a idéia? Existem hoje em dia, muitos ensinos que falham em sua base bíblica. A Igreja contemporânea carece de ter uma pregação mais bíblica. Por vários motivos temos várias interpretações que diferem da Bíblia. Algumas são claramente contrárias ao que a Bíblia fala. Fica a duvida porque isso acontece. Um dos motivos é falta de conhecimento mesmo. Em outras situações, faz-se um projeção ou tem-se uma pretensão que difere do ensino bíblico. Um exemplo disso é o ensino sobre o Espírito Santo. A questão do Espírito Santo estar ou não no Apocalipse é um assunto antigo, porém que não carece de base alguma. Em Apocalipse o Espírito Santo aparece nos versículos: 1.4,10 - 2.7,11,17,29 - 3.1.6,13,22 – 4.2,5 – 5.6 – 11.1 – 14.13 – 17.3 – 19.10 – 21.10 – 22.6,17. Ou seja o Espírito Santo aparece em 10 capítulos e em 20 versículos.

“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito fala às igrejas”, aparece sete vezes. O assunto dos Sete Espíritos de Deus diante do Trono aparece quatro vezes. “Achei-me no Espírito” ou coisa similar aparecem quatro vezes. Em 11.11 aparece Espírito de Vida. Em 19.10 temos o Espírito de profecia. Em 22.6 temos o Espírito dos profetas. E por fim o Espírito fala em Apocalipse nove vezes.

Com tanta referência como é que dizem que o Espírito não está no Apocalipse? Ou será que não querem que ele esteja lá, por outros motivos? E qual seria esse motivo? O motivo é a volta de Cristo, onde dizem que o Espírito Santo será tirado da Terra, quando a Igreja for arrebatada. Só que a Bíblia não diz que o Espírito será chamado de volta, deixando os homens nas mãos de Satanás. O arrebatamento eminente e antes da Tribulação é um assunto que até gostaríamos que fosse assim, mas não é o que Paulo ensina. E por fim, a grande duvida que muitos tem: haverá salvação na Tribulação?

Enfim, temos algumas coisas que meditar. Alguns erros são doutrinários e claros. Os pregadores deveriam se policiar mais, pois quando um pregador fala diferente da Bíblia, isso é muito grave. Primeiro isso demonstra falta de conhecimento bíblico. Segundo, demonstra falta de preparo na sua mensagem. E terceiro demonstra uma interpretação comprometida. Mensagem afoita, vai dar em interpretação apressada e não clara.

Nós deveríamos ler a Bíblia de maneira totalmente isenta, sem defender doutrinas de Igreja alguma. Não interessa o que a Igreja A ou B diz sobre o assunto, você tem a sua Bíblia e o Espírito Santo. Leia, estude e ore para o Espírito te revelar a Palavra. Temos em nossos púlpitos muitas pessoas contaminadas por ensinos que defendem a placa da Igreja, mas que não defendem a Bíblia. Você está seguindo Deus ou a sua Igreja? Terem ensinado errado é melhor do que não terem ensinado nada. A partir de que fomos ensinados em alguma matéria, temos a responsabilidade de examinarmos nós mesmos para ver se é assim como se diz.

Eu me converti lendo a Bíblia e só depois de quase um ano é que senti a necessidade, o chamado, de ir para uma Igreja e estar congregando com os irmãos. De cara notei que muito ensino era ufanista, estranho e não bíblico. Imaginava os irmãos ultra-espirituais, encontrei um monte de gente carnal. De cara eu levei um choque.

Eu estou lendo “Jesus, o maior psicólogo que já existiu” do Mark W. Baker, onde ele fala: “Só podemos entender as coisas a partir da nossa própria perspectiva”. O livro carece daquele clássico erro ao tratar de Jesus: Fala o que ele fez, mas não fala dele. Acabamos de ler o livro e ainda não sabemos quem é Jesus. O autor, com base na psicanálise, vai demonstrando entre uma e outra fala de Jesus, que ele usou princípios psicanalíticos. E um principio é esse: Só entendemos as coisas a partir de nossa perspectiva. Dizendo em outras palavras: Eu só sei o que sei.

Romanos 10.14 diz: “Como ouvirão, se não há quem pregue?” Muitos assuntos entram na obscuridade porque os pregadores fogem do assunto. Algumas vezes é porque a doutrina bíblica difere da doutrina da Igreja. Outras vezes é porque é mais fácil pregar sem se comprometer com algum assunto espinhoso, do que pregar o que precisa pregar. Omissão, é um pecado, lembra disso. Quem sabe e não ensina, peca.

ACHEI-ME NO ESPÍRITO

Achei-me no Espírito é uma das primeiras coisas que lemos em Apocalipse sobre o Espírito Santo. Paulo nos ensinou sobre isso em Efésios.

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Efésios 5:15-18.

Até então, palavras iguais não tinham sido faladas na Bíblia. A partir do Pentecostes o Espírito Santo está acessível a todos os que o buscam. João teve revelações sobre os eventos futuros da Igreja, sendo cheio do Espírito, ou capacitado pelo Espírito a ter essas revelações que ele teve. Sem o enchimento do Espírito, ninguém tem revelações de Deus. João foi cheio para receber essas novas revelações, no livro do Apocalipse quatro vezes.

É interessante observar o ensino de Paulo em Efésios, onde ele instrui a Igreja a ser cheia do Espírito. O resultado do enchimento era prático. A partir do enchimento eles seriam cordiais e respeitariam uns aos outros. As mulheres seriam submissas aos maridos e os maridos amariam suas mulheres. Os filhos seriam obedientes aos pais e os pais não provocariam a ira dos filhos. Os servos obedeceriam os seus patrões e os patrões seriam corretos com seus empregados. O enchimento do Espírito não deve levar a uma espiritualidade irracional, mas a uma vida prática abençoada e abençoadora.

Uma mulher cheia do Espírito tem sua casa limpa, seus filhos arrumados e educados. Um marido cheio do Espírito tem suas contas em ordem, ou pelo menos domadas. Um empregado cheio do Espírito trabalha como se trabalhasse para Deus. E um patrão cheio do Espírito é alguém que não oprime o próximo. Ou seja, quanto mais cheia do Espírito, mas humano a pessoa deve se tornar.

João foi cheio do Espírito Santo em Apocalipse 1.10, para iniciar as revelações que o Espírito Santo lhe daria. O enchimento do Espírito traz consigo a capacitação para alguma coisa. Eu já sei. Quando do nada o Espírito vem e me enche, eu já fico meio apreensivo. Eu estou sendo capacitado para resistir a um ataque maligno, ou para receber novas revelações?

João foi cheio do Espírito, ainda, quando foi levado ao Céu e viu o Trono de Deus e recebeu as revelações vindas do Trono, em Apocalipse 4.2. E praticamente tudo o que viu posteriormente, foi visto da Sala do Trono. Em Apocalipse 17.3 ele teve as revelações sobre Babilônia, a grande prostituta, que enganou as nações. E em Apocalipse 21.10, João teve revelações sobre a Nova Jerusalém.

QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO FALA ÀS IGREJAS

Esta frase aparece sete vezes em Apocalipse, exatamente no final de cada carta para as Igrejas da Ásia, do tempo de João.

- A Éfeso a frase se refere à Igreja que deveria voltar ao primeiro amor.

- A Esmirna a mensagem dizia que às vezes há sofrimento para seguir a Deus.

- A Pérgamo o Espírito diz que todo Governo Eclesiástico deve ser, sem falta, bíblico.

- A Tiatira o Espírito diz que deixar a Cristo e a Cruz é cometer adultério espiritual, o que vai resultar em morte espiritual.

- Para a Igreja de Sardes, o Espírito diz que a Justiça não pode obter-se sem Fé em um sacrifício irrepreensível.

- Para Filadélfia o Espírito revela que a Igreja será Arrebatada antes da Grande Tribulação. Lembra que Jesus disse que tem a Tribulação, que segundo Daniel são um período de três anos e meio e a Grande Tribulação, que é o período final de mais três anos e meio.

- Para Laodicéia o Espírito fala claramente, “Volte-se para Cristo e a Cruz”.

Essas Igrejas significam todas as Igrejas em todos os tempos. Poderíamos ainda pensar que esses são os problemas finais da Igreja, ou os problemas dos últimos tempos, pois o Novo Testamento trata muita coisa sobre a Igreja. Se é dito sete vezes: “Ouça o que o Espírito diz às Igrejas”, a leitura e observância dessas cartas assumem uma responsabilidade enorme.

OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS

Apocalipse 1:4 menciona que os sete espíritos estão diante do trono de Deus. Apocalipse 3:1 indica que Jesus Cristo "tem" os sete espíritos de Deus. Apocalipse 4:5 relaciona esses sete espíritos com sete lâmpadas acesas que estão diante do Seu trono. Apocalipse 5:6 identifica os sete espíritos com os "sete olhos" do Cordeiro e afirma que eles são "enviados por toda a terra."

O que é ou quem são os Sete Espíritos de Deus? Não temos aqui sete espíritos diferentes de Deus, mas antes a perfeição do Espírito. Isaías 11:2, diz que: "Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor." Isto poderia explicar os sete espíritos de Deus: (1) o Espírito do Senhor, (2) o Espírito de sabedoria, (3) o Espírito de entendimento, (4) o Espírito de conselho (5), o Espírito de poder, (6) o Espírito de conhecimento, (7) o Espírito de temor do Senhor.

Temos aqui sete características do Espírito Santo. Esses sete espíritos de Deus, que estavam em Cristo, ou sete características do mesmo Espírito Santo, quando está diante de Deus simboliza a Igreja, cheia das sete características do Espírito Santo, conforme revelado ao profeta Isaías. Os sete espíritos diante do Trono é a Igreja.

A Igreja, eu e você, temos o Espírito Santo, sabedoria vinda do alto, entendimento espiritual, somos aconselhados e aconselhadores, poder, conhecimento espiritual temor do Senhor. Para que apareça num grau elevado, essas manifestações do Espírito, precisamos estar cheios do Espírito.

O ESPÍRITO FALA NOVE VEZES EM APOCALIPSE

É-nos mostrado claramente o Espírito falando nove vezes em Apocalipse. Sete vezes foi dito para prestar atenção ao que o Espírito Santo está falando às Igrejas. A Bíblia NVI define bem Apoc. 14.13: “Então ouvi uma voz do céu dizendo: "Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante". Diz o Espírito: "Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão", onde o Espírito dá testemunho da Igreja. E por fim em Apoc. 22.17 há o chamado final de salvação do Espírito e da Igreja, para todos em todos os tempos. “O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.”

ESPÍRITO DE PROFECIA

O Espírito de profecia ou o Espírito dos profetas é a mesma coisa. O Espírito Santo é o Espírito de Profecia. Uma característica do Espírito Santo é revelar. Ser cheio do Espírito é ter revelação. A grande oração de Paulo em Efésios 1 é para que a Igreja tenha o Espírito de Revelação. Se você analisar com calma essa oração de Paulo, você vai notar que Paulo orou para que a Igreja orasse. É isso mesmo. Em Neemias 1.4, notamos que Neemias orou, para saber o que orar. Ele orou para ter a revelação do que deveria orar. A oração trás revelação. Ser cheio é ter revelações. O Espírito de Deus é Espírito de Profecia e consequentemente dos Profetas.

O ESPÍRITO DE VIDA E RESSURREIÇÃO

Apocallipse 11 fala de duas pessoas enigmáticas que surgirão no tempo do fim. Eles são as duas oliveiras que serão mortos pelos homens e depois de três dias mortos, serão ressuscitados e arrebatados ao Céu.

O Espírito Santo é Espírito de Vida. A morte é algo espiritual que foi legado a nós e que resultará um dia em morte física, se não nos arrependermos e nos voltarmos para Cristo e a Cruz. Não há, porém situação de morte, que o Espírito não possa curar. Tenhamos nós um problema físico, mental, espiritual, ou emocional, o Espírito Santo tem poder de nos tratar em qualquer situação. Não existem impossibilidades a Deus.

CONCLUSÃO DA PRIMEIRA PARTE

Nessa primeira parte falamos basicamente sobre os versículos onde está o Espírito Santo em Apocalipse. Na segunda parte vamos falar sobre o que tudo isso significa. Qual é a participação do Espírito Santo em Apocalipse. Vamos tentar, ainda, de maneira breve dizer o que é e como funciona o Apocalipse.

Hoje eu estou cumprindo algo que o Espírito tem me cobrado faz tempo.

Fique na paz.

Paulo Sérgio Lários

pslarios
Enviado por pslarios em 28/01/2018
Código do texto: T6238573
Classificação de conteúdo: seguro