HERESIAS E/OU SEITAS
 

Comecemos pelo que diz o Houaiss:
 
Heresia s.f. 1 doutrina contrária ao que a igreja define como verdade de fé 2 desrespeito a uma religião ou doutrina 3 fig. Absurdo, disparate.
 
Seita s.f. 1 conjunto de pessoas que professam a mesma doutrina ou religião 2 doutrina ou sistema que se afasta da crença ou opinião geral.
 
Em acepção de senso comum, vulgo popular, a diferença entre seita e heresia estaria na dinâmica da influência, sendo ‘seita’ definidor de grupo organizado, com suas próprias e heterodoxas percepções doutrinárias, interpretações particulares de livros sagrados, etc, a instituição propriamente dita, as pessoas dissidentes de uma crença predominante, e ‘heresia’ as próprias idéias desencadeadoras da ruptura doutrinária, da dissidência, etc.Em tese, a seita assume o papel de miniatura alternativa e adulterada da religião oficial, a heresia, por outro lado, tem livre trânsito onde houver quem se disponha a questionar dogmas, estatutos e doutrinas.
 
NA HISTÓRIA
 
Os assim chamados Pais da Fé, como Irineu de Lião e Justino, o Mártir – a terceira geração de apóstolos, por terem convivido com discípulos diretos de Cristo – organizaram o pensamento cristão com base naquilo que era pregado nas igrejas primitivas, no que era ensinado e nas Escrituras Sagradas.Tertuliano, em seu Prescrições Contra Os Hereges, enfatiza o ensino de uma mesma regra de fé, dada pelos apóstolos, evidenciando que as inovações heréticas vinham de fonte outra que não a tradição apostólica e Escrituras Sagradas. 
 
O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO
 
Embora o conceito esteja presente em toda a bíblia, a palavra ‘heresia’ propriamente dita ocorre poucas vezes, no Novo Testamento.
 
Atos [5:17] [15:5] [24:5,14] [26:5] I Coríntios 11:19 II Pedro 2:1 Tito 3:10   
 
A palavra traduzida por ‘heresia’ e ‘seita’, nas versões contemporâneas da bíblia, está no original grego como
airesin – a versão Almeida Revista e Atualizada traduz por ‘faccioso’ a palavra haireticon, em Tito 3:10.
 
MENÇÕES INDIRETAS MAS NEM TANTO
 
Deuteronômio 18:20 Ezequiel 13:1-23 Gálatas [1:6-9] [2:4-5] Colossenses 2:2-4 I Timóteo [1:3-5] [4:1] Hebreus 13:9
 
HERESIA – SEITA E RECEITA
 
Embora a divergência de opinião, no que diz respeito a prescrição doutrinária, por si só já caracterize uma dissensão, relevante ou não, o fenômeno herético é contemporaneamente caracterizado por alguns aspectos reincidentes, como num diabólico padrão que insiste em retornar sob diversas roupagens, a cada geração.Uma fórmula típica parece ser o cerne de tais movimentos, os mais significativos, qual seja:
 
  1. Delírio do heresiarca-profeta-fundador da seita – pode ser uma fantasia desmedida de teor psicótico, uma leitura escatológico-apocalíptica a arrebanhar o ‘remanescente’, os que hão de ser salvos pela sua fé, o discurso dos ‘prósperos’ associados das denominações neo-pentecostais, e viagens ainda mais bizarras.
 
  1. Um público – necessariamente ignorante das escrituras, emocionalmente fragilizado por fatores os mais diversos, de baixa auto-estima,  a quem o discurso soe como música, por suas promessas fantasiosas;
 
  1. Uma estrutura acolhedora na qual o membro finalmente ‘se encontre’, perceba a si mesmo como parte de algo maior que sua própria mediocridade, algo que dê sentido à sua própria existência.
 
Exemplos mais gritantes : Mormonismo, Cientologia, Testemunhas de Jeová, denominações autodenominadas ‘apostólicas’, denominações neo-pentecostais, adventismo do sétimo dia, etc.
 
.

 
Israel Rozário
Enviado por Israel Rozário em 22/01/2018
Reeditado em 22/01/2018
Código do texto: T6233340
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.