Os doze - apóstolos ou discípulos

Apóstolos ou discípulos? Quem foi discípulo e quem foi apóstolo. Vamos definir quem é quem, e explicar a diferença entre eles. Começamos afirmando que discípulos foram mais de cem, e que apóstolos foram apenas doze.

Ao contrário do que muita gente pensa, os homens chamados por Jesus, para colaborarem na sua missão redentora, não foram somente aqueles DOZE, nossos velhos conhecidos. Na verdade, e embora não citados nominalmente, a convite do Mestre, mais de uma centena de homens, inclusive algumas mulheres, o seguia e colaborava ativamente.

Assim, numa primeira fase poderíamos denominá-los de convidados, visto que o Mestre, “pescava” um aqui, outro lá e muitos atendiam ao seu chamado de “vem e segue-me”.

Na segunda fase, como aprendizes da Doutrina, todos os que o acompanhavam tornaram-se discípulos, pois que discípulo é o aluno e seguidor. Para confirmar que muitos serão chamados e poucos os escolhidos, “Ao amanhecer, (Jesus) chamou os seus discípulos e escolheu “doze” entre eles aos quais deu o nome de apóstolos. Desceu com eles e deteve-se num lugar plano, onde havia um numeroso grupo de discípulos seus e grande multidão de gente. Lc 6-l3,17”.

“Depois destas coisas designou o Senhor, outros setenta e dois (discípulos) e mandou-os dois a dois a sua frente, à todas as cidades ou lugares onde Ele havia de ir. Lc 10-1”.

Podemos dizer que os homens denominados apóstolos, não foram escolhidos por sua escolaridade nem tampouco por serem pobres, pois alguns deles, até eram como se diz, bem de vida, a escolha se deu, pelo grau de evolução dos seus espíritos.

Na ordem foram escolhidos: Pedro ou Simão, João o evangelista, também conhecido como Boanerges, Tiago (I), André, Felipe, Tomé o incréu, Bartolomeu, Mateus o Levi (cobrador de impostos) também evangelista, Tiago (II), Simão o cananeu, Judas Tadeu, e Judas Iscariotes, que mais tarde, foi substituído por Matias.

Somente depois da morte de Cristo e com a vinda do Espírito Santo sobre eles (pentecostes) é que, os onze, passaram de fato à condição de apóstolos, isto é, se tornaram mensageiros, arautos ou enviados.

Depois da morte de Jesus o grupo, primitivo, dos apóstolos se desfez e muitos outros arautos e evangelistas surgiram. Dentre esses novos, numa ordem cronológica, podemos citar primeiro o apostolo Paulo que surge por volta do ano 35, depois em 5l surge o médico sírio São Lucas e São Marcos em 67.

Assim, os evangelistas João e Mateus, foram apóstolos de Jesus e conviveram com Ele. São Lucas não conheceu Jesus, mas conviveu e foi discípulo de Paulo. Já São Marcos foi um discípulo tardio que não conheceu Jesus e provavelmente nem Paulo.

São atribuídos ainda a São Lucas, além do seu evangelho, os atos dos apóstolos e a odisseia paulina.

O herege

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 04/01/2018
Código do texto: T6216820
Classificação de conteúdo: seguro