Numerologia & Maçonaria: o número 3
Os números estão presentes em todas as áreas do conhecimento e das nossas vidas. Durante séculos eles foram considerados os blocos que construíam o universo e eram utilizados para explicar os ritmos da natureza e a história da criação.
Diversos rituais sagrados hindus, celtas, fenícios e tibetanos baseavam-se em números. Filósofos da Grécia Antiga equacionavam o estudo dos números com o estudo do poder de Deus.
Cada um dos números tem um valor metafísico, um significado e um simbolismo próprios. “Conhecer os números é conhecer a si mesmo. O número é a lei do universo, costumava afirmar o matemático e filósofo grego Pitágoras (582-507 a.C.), um dos mais importantes estudiosos da numerologia. Ele buscava a elevação do homem a partir do número “1” (que representa o egocentrismo) ao “9” (o despojamento).
O Três
Na numerologia, o número "3", objeto desse registro, representa a criatividade, a beleza, a alegria e o poder de sedução. Na espiritualidade, o Três é visto como o poder da unidade entre a mente, corpo e espírito. Está associado à divindade e à unidade, simbolizada pela Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo).
O "3" também é chamado de “número divino”: na Bíblia está grafado 383 vezes (para outros autores, 467 vezes), em sentido literal ou de forma simbólica, na palavra de Deus (O Templo de Salomão estava dividido em três partes: átrio, lugar santo e santos dos santos. O Apocalipse fala de três espíritos imundos saindo das bocas de três personagens: dragão, besta e falso profeta. Daniel orava três vezes por dia).
Na Maçonaria a numerologia está ligada à geometria. Por força da profissão dos antigos franco-maçons (pedreiros-livres) era utilizada na construção das catedrais e outros prédios. Na base dessa ciência esotérica está o número 3, como ponto de partida para a construção do triângulo – a figura geométrica que dá origem à pirâmide, que é parte da simbologia maçônica.
O triângulo é o símbolo da luz. O triângulo equilátero é utilizado como símbolo da divindade maçônica e representa os três atributos divinos: Força, Beleza e Sabedoria. E também os três reinos: mineral, vegetal e animal.
O "3" é um dos números mais importantes da Maçonaria. É o primeiro número perfeito e está representado nas alegorias e emblemas. Aparece em diversas ocasiões: na trilogia "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" (postulados da Ordem) e nas Grandes Luzes: o Livro da Lei Sagrada, o Esquadro e o Compasso.
Também três são os seus princípios (Tolerância, Respeito mútuo e Liberdade absoluta da consciência), objetivos (Investigação da verdade, Prática da solidariedade e o Exame da moral) e lema (Ciência, Justiça e Trabalho).
O três está na forma do Templo (o Quadrilongo, que é formado por três quadrados perfeitos), nos ornamentos do Templo (Pavimento Mosaico, Orla Denteada e Estrela Flamejante) nas sessões (Magna, Econômica e Especial) e no número mínimo necessário para a constituição de um "Oriente" ou uma "Grande Loja".
No Primeiro Grau, esse número está intimamente ligado ao Aprendiz Maçom: na Bateria do Grau, na Marcha, na Idade e no número de ferramentas de trabalho.
O "3" está representado nas jóias fixas (Pedra Bruta, Pedra Polida e Prancha de Traçar) e móveis (Esquadro, Nível e Prumo) e nas Luzes da Loja (Venerável Mestre, Primeiro Vigilante e Segundo Vigilante).
Três simboliza a luz e representa a Vontade, o Amor e a Inteligência (ou Sabedoria), que são qualidades indispensáveis ao maçom e que devem ser igualmente cultivadas no seu processo de aprendizado e crescimento moral e espiritual. O "3" é a unidade da vida, do que existe por si próprio, do que é perfeito.
FONTES CONSULTADAS
BÍBLIA - http://www.abiblia.org/
GONÇALVES, Cláudio - http://prclaudioaviva.blogspot.com.br
Linha das Águas - http://linhadasaguas.com.br/numerologia-significado-do-numero-3/
Revista Universo Maçônico - http://www.revistauniversomaconico.com.br/simbologia/simbolismo-dos-numeros-1-2-e-3/