OS JOVENS SE CANSAM
“Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem.” Isaías 40:30
Ontem, segunda dia 06/11/17 preguei essa mensagem.
Fomos convidados a irmos a uma Igreja, a um culto de oração, mas ainda no trabalho Deus já me havia dado essa mensagem. Chegando lá, em algum momento me deram a oportunidade de falar de Jesus, e o que falei segue abaixo.
DUAS PROPOSTAS DE ORAÇÃO: CUBRA A SUA VIDA DE ORAÇÃO E ORE POR TRÊS PESSOAS
Como estamos num culto de oração, eu quero lhes propor dois modos de orar. O primeiro modo de orar é por você. Você é o único responsável por você, portanto você tem que orar por você. Uma maneira importante de orar é cobrir-se de oração. Como funciona isso? Você tem quantas áreas na sua vida? Você decide. Pensa ai. Todos temos uma área sentimental, que fala de amor e sentimentos. Todos temos uma área que fala da vida financeira. Existe a área da família. Dos amigos. Da Escola. Do trabalho. O cristão tem a área ministerial, que exige crescimento, em oração, no conhecimento da Palavra, na unção adquirida um dia para ser obreiro, no estudo, no serviço cristão. Todos temos muitas áreas em nossas vidas, cubra de oração, sem pressa cada área da sua vida. Ore tudo que puder e lembrar sobre a área financeira, todos os dias. Ore tudo sobre a área sentimental. Ore tudo sobre a área do trabalho, se tem um ore pelo seu trabalho, se não tem, ore para ter, peça a Deus como você gostaria que fosse. Todos os dias ore por você, sobre a sua vida, cobrindo todas as áreas da sua vida, sem pressa, apresentando-as perante Deus.
A segunda proposta é orar por três pessoas. Escolha todos os dias três pessoas. Pode ser três familiares, ou três amigos, ou três inimigos. Escolha todos os dias pessoas diferentes e ore por elas cobrindo-as de oração. Ore todos os dias, depois que orar por você, por três pessoas, cobrindo-as de oração. Cobrindo espiritualmente todas as áreas que você souber sobe a pessoa: A área sentimental, a moradia, os vizinhos da pessoa, o seu trabalho, ou se não tem peça um trabalho para essa pessoa, peça que o Espírito lhe traga o arrependimento, o conhecimento de Deus e assim vai. Ore todos os dias por três pessoas, da família ou não, da rua, ou de longe, por amigos ou inimigos, mas ore tudo o que puder sobre todas as áreas de sua vida. Garanto que se orar assim, primeiro por você, cobrindo toda a sua vida, e em segundo por três pessoas, o que é intercessão, em uma semana você já estará orando muito e bem. Com o tempo, respostas começarão a vir e ai você vai ver como é bom orar.
Você é responsável por você. Você é o responsável por viver bem, comer bem, e certo. Você é o responsável pelas suas coisas. Você é responsável em dormir bem e descansar, em andar cheiroso ou fedido. Você é responsável em andar todo amarrotado ou de roupa passada e limpa.Você é o responsável pelo seu guarda-roupa, se não dobrar a roupa, ninguém vai dobrar, se não escovar o dente, ninguém vai escová-lo pra você. Se não lavar seu tênis, vai andar com ele sujo. Você é o único responsável por você. Cuide de você.
O JOVEM SE CANSA
Isáias no capítulo 40 de seu livro fala que o jovem se cansa. Esse cansaço não é um cansaço físico, material, pois se fosse um cansaço físico, era só dormir, comer bem, assistir um filme, dar uma volta, passear um pouco e em breve o cansaço iria embora. Esse cansaço é sobretudo espiritual. Há um peso enorme no ombro dos jovens, que se acumular acaba cansando. O jovem cansa por vários motivos.
Há um cansaço de sendo jovem ter que fazer coisas que é cobrado pela sociedade, pela família e até pelos amigos. Na Igreja existe para alguns o acréscimo de ser filho de Abraão, ou seja: Quando um jovem é filho de um grande obreiro, está um peso sobre ele. Um jovem que é filho do pastor, todo mundo chama de pastorzinho, sem nem saber se é esse o ministério que Deus quer lhe dar, se é que ele vai ter algum ministério. Quem é filha de uma grande irmã, que canta, que ora, é cobrada como se fosse a sua mãe, mas não é. Abraão era o patriarca da Tribo, o líder, o pastor. O filho de Abraão, na mente de todo mundo teria que ser no mínimo igual ao pai, mas com a promessa de superá-lo. Olha o peso ai. Olha o cansaço ai. O pai é advogado: "Meu Deus, detesto advocacia".
A sociedade cobra o avanço dos jovens. O futuro da humanidade está nas costas do jovem. Os professores cobram, pois sabem onde eles podem chegar. Só o que não conhece o potencial do jovem, é o próprio jovem. O jovem tem corpo de adulto, tem todos os mecanismos ai, funcionando a mil, perfeitos, novinhos, mas não tem a experiência. O jovem tem corpo de adulto, mas não tem experiência. Seu corpo está pronto para muitas coisas, mas ele nem sabe disso. O jovem muitas vezes é manipulado, para chegar num potencial e isso cansa. Ser filho de pastor cansa. Ser filha de cantora cansa. Ser filho de um empresário cansa. Ser filho de um mecânico cansa. Ser filho de uma cozinheira cansa. Ser filho de um preguiçoso cansa.
Muitas coisas vão cansando na vida do jovem, exaurindo as forças - quando o jovem tenta estudar e forças contrárias o atrapalham. Cansa quando o jovem procura emprego e o emprego não acontece. Cansa quando ele quer ter alguém para amar e só surgem tranqueiras na sua vida. Cansa querer avançar e não conseguir e o jovem vai vendo a sua juventude ir embora - ele não estar conseguindo avançar. Cansa tentar e não saber como. Cansa um pai abusivo, uma mãe chata. Cansa não ter dinheiro. Cansa um Evangelho fraco na Palavra. Muitas coisas vão nos cansando.
O JOVEM FICA EXAUSTO
O segundo nível que o texto apresenta é quando o jovem cansado fica exausto. Como disse esse cansaço é de origem espiritual, mental, sentimental, emotivo, interiorizado. O segundo nível é a exaustão, que é o cansaço extremo. O jovem que vê a sua vida indo embora e ele nada pode fazer para resolver, como a menina que jovem, ainda estudando, se vê grávida e é obrigada a interromper os estudos pois agora terá um filho e o seu namorado foge, vai embora. Não pense que o moço que deixou uma mulher gravida para trás está feliz, pois não está. É o Diabo atacando a vida do jovem, que por não ter experiência acaba entrando em situações que se ele orasse não entraria, pois Deus falaria com ele, o alertaria. Se fosse á Igreja, a Palavra o alertaria. Se acreditasse, Jesus o abraçaria.
Temos visto jovens adultos e jovens jovens, fatigados, exauridos, sem forças para resistir ao dia mau. O Diabo vai ganhando forças e entradas na vidas dos jovens e eles não percebem. Alguns jovens estão tão cansados, tão exauridos, tão exaustos, tão cansados o extremo, que estão jogando a toalha, desistindo dos caminhos do Senhor, largando a escola, a família, a faculdade, os filhos, o trabalho, a namorada, o marido, a casa dos pais, a casa de Deus.
Nós temos visto jovens velhos, cansados, exaustos. Temos visto jovens que não sorriem mais.
QUANDO O JOVEM CAI – A QUEDA DO JOVEM
Isaías fala do terceiro nível espiritual, que é o perfeito trabalho do Diabo: Quando o jovem cai.
O Diabo age de igual modo para todos: lutando incansavelmente para nos derrubar todos os dias, todas as horas, todo dia da semana, todas as horas do ano, todos os momentos importantes da vida, ou todos os momentos desimportantes da vida. O Diabo é um inimigo sem pressa, sempre ao nosso lado, sempre chato, sempre ali. A luta é medonha, com um inimigo aparentemente incansável, poderoso, temível, assassino, que quer o nosso extremo mal: o Inferno. O Inferno foi criado para Satanás e seus demônios, mas ele quer levar junto toda a humanidade, todo mundo, todos os crentes ou não crentes. O Diabo é o inimigo publico numero um da humanidade. O Diabo é o inimigo declarado do jovem.
O cansaço não resolvido na vida do jovem pode leva-lo a um nível de cansaço maior, que é a exaustão e a exaustão, se for alimentada, ganhando forças ai há desesperança, que vai com certeza levar a queda, a desistência da vida, de um futuro, de um bom emprego.
Vemos milhares de velhos, outrora jovens, agora caídos. Vemos uma multidão de cristãos que jogaram a toalha - ou o Diabo jogou por ele - e vivem uma vida menor do que a vida que Deus escolheu para ele. Vemos milhares de jovens velhos sem esperança: nas drogas, no pecado, na prostituição, sem emprego, sem futuro algum. Vemos moças lindas sem uma homem que preste, só abraçadas a tranqueiras vindos do mais profundo Inferno. Vemos moços sendo levados a verdadeiras prostitutas. Vemos prostitutas abraçando outras prostitutas e moços abraçando outros moços, tudo isso é pecado e cansaço e exaustão na alma. Vemos governos dominados pela corrupção e pelo pecado acabando com o futuro de milhares e milhões de uma única canetada. Vemos o Diabo trabalhando mais do que nunca, para atrapalhar o máximo de gente possível e levar ônibus e mais ônibus lotados ao Inferno. São caravanas fretadas ao Inferno.
Estamos vendo todos os dias cristãos verdadeiros sendo jogados aos leões. Irmãs que dançavam perante Deus hoje estão enroladas com homens que não são o seu marido. Irmãs que dançavam hoje choram, afastadas de Deus. Moços acusam suas esposas de traidoras, mas sabendo que é mentira. Vemos os filhos desses jovens velhos exaustos, nascendo já sem futuro. Vemos crianças cansadas, mesmo ainda antes de chegarem a serem jovens.
DEUS O SER RESOLVIDO
O cansaço espiritual, que é o primeiro nível da queda, seguido pela exaustão, ou ir jogando a toalha, é coisa de gente mal-resolvida espiritualmente. Quando sabemos quem somos, nada nos derruba.
Talvez o maior problema que temos é a falta de oração, que se praticada a exaustão vai trazer revelação. Quem de nós não gostaríamos de saber o futuro? Ao entrarmos num problema, quem de nós não gostaria de saber como sair dele o mais rápido possível e da melhor maneira possível?
O nosso problema de cansaço é antes de qualquer coisa porque não estamos resolvidos. Não sei quem sou, então não sei como agir e nem para onde ir. Pra onde vou, se não sei quem sou? Como agir, se não sei o que fazer? Será que vou para a direita, ou vou para a esquerda? Qual é o melhor caminho a seguir? Será que tem um caminho? Estudo ou trabalho. Essa Igreja ou aquela?
Deus é resolvido porque conhece o seu passado, o seu futuro e o seu presente. O cristão tem uma vantagem que outros não tem: Ele sabe de onde veio e sabe onde Deus o quer conduzir, o problema é só o meio de campo, que é menos complicado pra nós, pois sabemos que Deus nos quer dar um futuro bom e glorioso.
O problema não é o passado, pois sei de onde vim: do pecado. O problema não é o futuro, pois sei onde Deus quer me conduzir: à santidade e ao Céu. O nosso problema é só o hoje, que vamos desbravando, vitoriosos em oração. Oramos e Deus vai nos revelando. Vamos para a Igreja e a Palavra vai nos revelando o caminho. Alguém profetiza e está lá o nosso futuro.
A Palavra de Deus é um caminho seguro, para jovens, velhos, crianças, para todos, homens ou mulheres, ateus ou cristãos, católicos ou evangélicos. Deus é um Pai sério, que ama seus filhos: a humanidade que ele criou, e os cristãos que Ele chamou para ganhar os que ainda não foram ganhos para Ele. Jesus é um irmão mais velho pronto a ajudar a todo momento. O Espírito Santo é um amigo operando dentro de nós e nos guiando de fé em fé, de vitória em vitória.
“Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.” Isaías 40:28
Isaías 40.28 nos fala que o Senhor não se cansa e nem fica exausto. Dizendo de outra maneira Deus é resolvido. Deus sabe de onde veio, quem é e para onde vai. Sabemos muito pouco sobre nós mesmos e o futuro é sempre enigmático e perigoso.
Esses dias a minha filha mais velha: Elizabeth, foi a um acampamento da Igreja. A oração que fiz por ela foi mais ou menos: Senhor guarda o ônibus de virar, ou de surgir um atirador do nada, ou de cair um meteoro justamente em cima do banco dela, ou de um terremoto, ou de o planeta explodir.
Parece brincadeira, mas viver é muito perigoso. O Salmo 23, o Salmo do pastor, nos mostra que o mundo é um caminho no meio da mata, onde seguimos não uma estrada pavimentada, mas uma picada, aberta a foiçada, a faca, seguindo uma voz ora fraca, ora forte, do nosso pastor, até que ele nos leve a pastos verdejantes, que não sei onde estão e ainda que vivendo os pastos verdejantes, pode ser que não os reconheça de momento, talvez o reconhecendo só depois de alguns anos, já em outra estrada, em outros pastos. Viver é perigoso.
O dilema do jovem é um só: não estar resolvido, não saber quem se é e nem para onde se quer chegar. A oração, a leitura e estudo da Palavra, o andar com Deus, o ser mais resolvido de qualquer e de todos os universos, vai nos fazer ser resolvidos também e não nos casaremos tão facilmente ao enfrentarmos o nosso inimigo. Vamos vence-lo em oração, vamos vence-lo na nossa insistência. Vamos vencer, o Senhor prometeu. Eu também não sei como vou chegar lá, mas a certeza que tenho é que Deus, o meu Senhor e o seu também, sabe como nos conduzir até lá.
Fique na paz, fique na certeza de Deus.
Paulo Sergio Larios