AS TRÊS BASES DA CEIA
INTRODUÇÃO
Ontem fui á Igreja com uma Palavra. É interessante que Deus sempre tem os seus reservas. Ontem foi Ceia, o Pastor pregou, foi bom. Mas se fosse eu a pregar, ontem eu pregaria As Três Bases da Ceia, baseado – livremente, muito livremente - numa pregação de John Stott.
TEXTO BASE Mateus 26.27-28
1 – A CEIA É BASEADA NA MORTE DE CRISTO
Existem duas ordenanças na Igreja: O Batismo nas águas e A Ceia.
A Ceia usa dois elementos que são o pão e o vinho. O pão representa a prosperidade, o alimento, a parte próspera em nossas vidas. Jesus é o pão da vida. O maná era o pão caído do Céu, que também representa Jesus. Então pão é alimento, prosperidade, a parte física e abençoadora do ser.
O vinho, que representa o sangue de Cristo derramado, nos remete sacrifício de Cristo na Cruz, a remissão dos pecados, o pagamento dos pecados. O sangue da Ceia tem um sentido escatológico de julgamento nos últimos dias, ou no Apocalipse. O vinho que representa o sangue de Cristo derramado por nós, portanto um sacrifício do justo pelos injustos, do inocente pelos pecadores, representa também a vida. Então Ceia pode também ser definido como prosperidade e vida.
A Ceia é um memorial, uma lembrança, da morte de Cristo. A Ceia, dito de outra forma, é uma foto, uma lembrança, uma memória, da morte de Cristo na Cruz.
É interessante que a Ceia é para nos lembrar da morte de Cristo. Sempre, ou quase, que falamos da Ceia, nos lembramos da ressurreição. Não é errado, mas não é o que Cristo queria dizer. A Ceia é sim, para se lembrar e ter presente a sua morte, por nós. Sempre ao tomar a Ceia, devemos lembrar da sua morte. A ideia é exatamente essa: Lembrar da morte.
2 – A CEIA NOS REAFIRMA A ALIANÇA DE CRISTO CONOSCO
“Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.” Mateus 26.27-28
Jeremias 31 e Hebreus 4 nos falam da Nova Aliança, ou o Novo Testamento. O Velho Testamento era elaborado em Leis e Regras que deveríamos seguir, o que se mostrou impossível, sendo que a Lei era externa a nós, do lado de fora. Deus então usou seus profetas dizendo que Ele colocaria a sua Lei dentro de nós, através do Seu Espírito Santo.
"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.” Hebreus 8.10
A Ceia reafirma a Aliança de deus conosco e de nós com Ele. Nisso Deus tem mais vontade que a gente tome a Ceia do que nós temos. É de cauar tristeza quando alguns irmãos por nada deixam de tomar a Ceia.
Quando 1 Corintios nos fala para nos julgarmos para vermos se podemos tomar a Ceia, de maneira alguma diz que é para julgar se estamos em pecado, mas para ver se estamos em união com a Igreja. Não pode tomar a Ceia quem não tem comunhão com a Igreja. É o que Paulo quer dizer quando fala que uns bebem e comem para a sua condenação, não olhando horizontalmente para o lado e reconhecendo o seu irmão, a um passo de si.
Ceia é a aliança de Deus conosco, nós com Deus e a união da Comunidade da Aliança, nos dizeres de John Stott, no importante livro A Cruz de Cristo.
3 – DEVEMOS NOS APROPRIAR PELA FÉ DAS BENESSES DA CEIA
“Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.” Mateus 26.27-28
A Comunidade da Ceia, não apenas é espectador na Ceia, mas participante. A ideia é que nos apropriemos pela fé das bênçãos da Ceia.
Este é o sangue da minha aliança, derramado por vós, para remissão dos seus pecados, para pagamento dos pecados. Para perdão dos pecados.
Pela fé, ao tomarmos a Ceia nos apropriamos da libertação. Os Evangelicos tomam a Ceia uma vez por mês. Se pensarmos na Ceia como doses de libertação. Doze doses por ano, vamos pensar em nunca perder a Ceia, daí em diante.
Eu já ouvi mais de uma pessoa dizer que Ceia não salva. Pode até não salvar, mas perdoa e liberta dos pecados. Quem deve então tomar a Ceia mais do que os outros? Os que se reconhecem pecadores e que nada podem contra seu pecado. Ceia é para gente pecadora que quer se apropriar pela fé da libertação.
CONCLUSÃO
Ceia é prosperidade, saúde, alimento, julgamento, vida e libertação.
Amém
Paulo Sergio Larios