Evangelhos Sinóticos – Aula 3 (Alguns Questionamentos)

Evangelhos Sinóticos – Aula 3 (Alguns Questionamentos)

A vida de Jesus – A fé das comunidades – O trabalho do evangelista

Na aula, foi entregue um texto para estudo, em que falava do depoimento múltiplo nos evangelhos, da descontinuidade, conformidade, explicação necessária, e o estilo de Jesus. Ao final, foram apresentadas as seguintes questões:

1 – Como vocês imaginam o processo de redação dos evangelhos? Em que difere do exposto no início do texto?

Resposta: Na antiguidade o conhecimento oral era superior ao conhecimento escrito, dava-se muito valor ao que era dito oralmente e daí a facilidade de uma história passar de modo soberano de geração em geração. Por exemplo, os cinco primeiros livros da bíblia, que são a Torah judaica, foram escritos por Moisés, e terminado de escrito pelo seu discípulo Josué. Porém, todos sabem que Moisés surgiu muito tempo depois do gênesis. Porém, com a decadência da tradição oral, e a iminente fragilidade desse conhecimento, surgiu a necessidade de escrever a história e os ensinamentos, que no caso dos evangelhos, foram escritos pelos apóstolos e discípulos.

2- Que diferença há entre uma biografia e um evangelho?

Resposta: Uma biografia se detém a contar os fatos, o evangelho vai além e tem a intenção de transformar o ser humano apresentando uma novidade, que é a vida e obra de Jesus Cristo.

3- “Um dado evangélico (certamente) remonta a Jesus se estiver presente em várias fontes”. Que diferença há entre o “batismo de Jesus” e as “bodas de Caná”? Como compreender a presença destes dois eventos da bíblia?

Resposta: O batismo de Jesus foi simbólico, pois quando Jesus veio, João Batista disse que era para ser batizado por Jesus, e, no entanto, Jesus que foi batizado por João Batista, consolidando e validando o batismo da água que é uma preparação para o batismo do fogo, do espírito. O milagre das bodas de Caná simboliza o batismo do fogo, da transformação da água para o vinho, pois o vinho simboliza o sangue de Cristo, e foi o primeiro milagre registrado de Jesus.

4- Como utilizar os critérios de descontinuidade e continuidade?

Resposta: Imagine a história do judaísmo e dos hebreus como uma espiral, ela vai continuando e crescendo, mudando e repetindo algumas coisas, mas não uma repetição da mesma maneira, literalmente falando. Crescendo como uma espiral; Porém, Jesus veio para quebrar esse paradigma e apresentar novas idéias e pensamentos vendo o novo no antigo, aperfeiçoando a Lei, verticalizando o judaísmo, e quebrando o lento processo de transformação do judaísmo numa rápida transformação do ser, através do surgimento de uma nova igreja: o cristianismo, que foi a vinda do messias e suas obras, que devem ser imitados, e propagados a toda criatura, como diz na sagrada escritura.

5- Identifiquem alguns eventos da vida de Jesus relatados por apenas um dos evangelistas.

Resposta: Me recordo agora do evento da infância de Jesus que só é relatado pelo evangelista Lucas, em que Maria e José perdem Jesus e depois acham ele ensinando a mestres e doutores.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

www.recantodasletras.com.br/autores/victorspinheiro

www.youtube.com/victorgeo10

www.fotolog.com/victorpinheiro13

Victtor da Silva Pinheiro
Enviado por Victtor da Silva Pinheiro em 06/11/2017
Código do texto: T6163909
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.