Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Eclesiologia - Aula 2

Eclesiologia – Aula 2 – Dimensão Cristológica

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

         A encarnação de Jesus Cristo não é um acidente, mas sim uma substância da divindade. Jesus Cristo é unigênito com relação ao Pai, e primogênito com relação à criação. Jesus é a imagem visível do Deus invisível. O Pai tem um único Filho, por isso unigênito. Jesus não tinha nascido, mas já era primogênito. Por exemplo: o arquiteto idealiza a casa antes de faze-lá, então a casa já existe como idéia. Jesus foi o primeiro Adão, o primeiro a ser pensado, e a primeira mulher, esposa de Jesus, foi à igreja. Jesus veio na hora certa no momento certo, quando o povo já tinha uma cultura formada, que era a judaica, para assim melhor entenderlo.
            O primeiro Adão é cíclico, o último Adão foi espiritual. E Deus quer que quebremos o ciclo e nos tornemos espiritual. O objetivo é a elevação da criação, de criar o mundo e fazer com que o mundo entre em relação com o homem. O casamento é a visualização que Cristo faz com a Igreja, por isso o casamento é um sacramento, a união do homem e da mulher simboliza isso. A igreja é a comunidade movida pelo espírito santo. Somos constituídos de corpo, alma e espírito, porém, quando o corpo morre, a alma sobrevive, e segundo Platão, a alma é eterna. O Pai é o espírito vivificante de Deus; O Filho é a alma elevada da vida; e o Espírito Santo é o corpo agente vivificante de Deus. O Pai simboliza a onipresença, que está em todos os lugares, e o animal que simboliza isso é a águia, um animal alado que se alimenta de roedores e serpentes, o rei dos céus e que tem uma visão penetrante e enxerga longe, ver tudo que está acontecendo abaixo de si. O Filho simboliza a onisciência, aquele que tudo sabe; e o animal que simboliza isso é o leão, nobre, o rei da floresta, aquele que sabe de tudo que está ao longo do seu território. E o Espírito Santo simboliza a onipotência, o que tem poder sobre todas as coisas, que é simbolizado pelo touro, que por si só é mais forte do que a águia e o leão e o andar de um grupo de touros faz tremer a própria terra. Isso lembra uma passagem que Jesus diz na bíblia: “Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei entre eles.” É o espírito santo em ação, mas se uma pessoa estiver só em seu quarto orando, Deus também estará entre ele; essa passagem da bíblia significa a nos incentivar a orar emgrupo, por que em grupo, nos tornando mais forte em pensamento, palavra e ação. As três pessoas da trindade são uma só pessoa, manifestada de três formas diferentes. Isso é um mistério.Não somos igrejas se não somos relacionados no amor. O Espírito Santo nos uni em torno de Jesus Cristo em nome do Pai. A igreja é comunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A Igreja é uma convocação. Tudo tem origem no Pai, quem executa é o Filho, e o Espírito Santo vivifica e propaga essa vivificação. Desde de gênesis, no capítulo 1, fala da preparação da igreja. A arca de Noé era a revigoração da igreja, e a água era nosso batismo para voltarmos à igreja. A igreja se preparou em Israel, foi fundada por Jesus Cristo, propagada pelos santos, santas e operários, e será manifestada nos fins dos tempos.
             As três ações vivificantes de Cristo foi pregar o evangelho, curar e elevar ao Pai. Cristo é o caminho para todos os seres humanos, por que ele é primogênito, ele é a universalização da salvação. A mensagem de Jesus não é só para os cristãos, mas para toda a criatura, por isso
           Jesus ordena na bíblia: “Ide e evangelizai a toda criatura”. Pois todos somos imagem e semelhança de Deus, porém muitos ficam no meio do caminho para a caminhada para o Reino dos Céus. Como Jesus diz: “Muito são os chamados, mas poucos os escolhidos”.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

www.recantodasletras.com.br/autores/victorspinheiro
www.youtube.com/victorgeo10
www.fotolog.com/victorpinheiro13
Victtor da Silva Pinheiro
Enviado por Victtor da Silva Pinheiro em 06/11/2017
Código do texto: T6163905
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Victtor da Silva Pinheiro
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 35 anos
6 textos (264 leituras)
9 áudios (66 audições)
3 e-livros (31 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/19 12:16)
Victtor da Silva Pinheiro