Bíblia e Moral - Aula 2

Bíblia e Moral – Aula 2

Escola de Teologia de Discípulos Missionários da Igreja de Santa Júlia, no bairro da Torre, na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

As pessoas querem ser felizes, mas não querem fazer sacrifícios para isso. Porém, a natureza não dar nada de graça. Como se viver num mundo de regras sem saber o que é proibir? As regras estão aí, e foram feitas para serem cumpridas, para você leitor que está acabando de sair da vida mundana, essas regras vão ser duras no início, mas depois você vai cumpri-las com o sangue do dever e quem sabe virar até um legislador desses deveres, e também dos direitos. Pois, se cumprirmos nosso deveres, temos direito aos nossos direitos por natureza. Dever e direito, almas-gêmeas, um complemento do outro e não o oposto. Todos queremos ser felizes, a questão é escolhermos qual caminho percorrer, por que os fins não justificam os meios, mas o meios justificam os fins. Como disse Nietzsche na parte “Da guerra e dos guerreiros”, no livro, “Assim falou Zaratustra”: “A boa guerra é que santifica todas as causas.” A felicidade, só a encontramos em Deus, e a caminhada é cheia de obstáculos como diz aquela parábola de Jesus, a do semeador. Quanto mais próximo de Deus, maiores as dificuldades e as tentações que sofremos. A natureza não vai fazer você suportar algo que você não agüenta. Quantos maiores os poderes, maior a responsabilidade. Como disse o filósofo Jorge Angel Livraga: “O homem é do tamanho daquilo que se atreve a fazer!” Resumindo: o homem é do tamanho dos seus problemas. Jesus por amor a humanidade, pregou o evangelho, fez milagres, sofreu, carregou uma cruz, morreu e ressuscitou. Alexandre da Macedônia, O Grande, tinha um sonho de unir o ocidente com o oriente, e para isso conquistou quase todo o mundo conhecido a sangue, suor, honra, filosofia e cavalheirismo aos derrotados. Buda disse: “Eu só descansarei quando eu ver as costas do último homem indo em direção ao nirvana(iluminação).” Hoje o budismo é uma das três grandes religiões da China (o país de maior população do mundo) junto com as religiões do taoísmo e confucionismo, o budismo fecha tríade chinesa. Lá eles a consideram uma filosofia de vida. E o Budismo também é difundido nas Coréias do Norte e do Sul, na Mongólia, Japão, e sudeste asiático.

O primeiro passo para a mudança, e toda mudança é perigosa por que vai entrar em choque o velho e o novo, então, o primeiro passo para a conversão é aceitar a verdade, como Jesus disse na bíblia: “E conhecerás a verdade e a verdade vos libertará!” A verdade é que Deus existe e que a vida de Jesus foi o exemplo maior, a prova maior, que Deus está conosco. Basta só nós acordamos para Jesus.

Ética Revelada

A palavra ética vem do grego e moral vem do latim, mas ambas querem dizer a mesma coisa: costumes. A fundamentação da ética: a melhor maneira de fundamentarmos a ética é sermos ético no dia-a-dia. As regras estão ai, e foram feitas para serem cumpridas, falo das regras atemporais, eternas, divinas. Por que essas regras são sagradas e faz de Deus único, pois nem Deus pode interferir nessas leis divinas. Somente quem tem fé pode e deve receber os mandamentos, essa moral cristã. A moral nasce da nossa experiência com Deus, vivendo segundo a lógica do amor, como diz no evangelho segundo João: “Deus é amor!” A moral é um jeito que Deus encontrou para sermos felizes, mas lembre-se: devemos ser moral na alegria e na tristeza. A nossa moral está na fé e a fé sem obras é a morte. Fé e obras são uma complemento da outra. Fé é prática religiosa.

Criação

A moral cristã nasce como um dom de Deus. A lei foi cravada na pedra na época de Moisés, mas já existia enraizada no coração de muitos homens. Pois vem sendo praticada desde aquela época, da criação. Porém nossa época atual é semelhante à época do dilúvio, de corrupção da humanidade; vivemos segundo o hinduísmo na idade de ferro, onde há ferro no coração dos homens e segundo consta estamos no início da era de ferro, que durará 400.000 anos para depois começar a idade de ouro, onde haverá ouro no coração dos homens. A mensagem de Jesus foi universal, para todas as épocas, atemporal, eterna, porém, foi especifica para época atual, tanto que hoje o cristianismo cresce como nunca se viu na história, como diz na bíblia, “a messe é grande, mas os operários são poucos”. Próximo também está à segunda vinda de Jesus Cristo, como foi profetizado.

Nós somos a meta da criação. Deus deu ao homem e a mulher a função de administrar a Terra, como diz no gênesis. Mas é para dominar a Terra segundo a imagem e semelhança de Deus. Uma das características dessa dominação é a racionalidade. Que é a necessidade de conhecer e compreender não só o funcionamento desse mundo como entender o significado.

Um pré-requisito para a conversão de uma pessoa é ela passar a ser livre, como o filósofo estóico e escravo, Epicteto, que não era dono nem do próprio corpo e era uma das almas mais livres do mundo. Por exemplo, as drogas aprisionam muitas pessoas na sociedade, tanto ricos como pobres, e impede sua liberdade. Se tiver o coração preso a Deus teremos uma alma livre. Ser santo é aceitar Deus como centro de nossas vidas e ter uma vida honesta, como diz Khalil Gibran, no seu livro, “O Profeta”: “Minha religião são meus atos e minhas atitudes”. Temos que alinhar os três focos de nossas vidas: pensamento, palavra e ação. Deus nos quer santo aqui e agora, pois, o Reino dos Céus está no aqui e agora. Mas Deus só faz mostrar a porta, porém somos nós que devemos abrir-la.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

www.recantodasletras.com.br/autores/victorspinheiro

www.youtube.com/victorgeo10

www.fotolog.com/victorpinheiro13

Victtor da Silva Pinheiro
Enviado por Victtor da Silva Pinheiro em 06/11/2017
Código do texto: T6163895
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.