São José - o justo pai de Jesus na Lei judaia - preparado por Deus desde toda eternidade. Uma vocação de serviço total a Jesus e à Maria.

CAPÍTULO DEZENOVE -

Ele foi protetor, provisor e perseverou fielmente

Livro: IMITE A SUA FÉ

https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/verdadeira-fe/jose-protegeu-sua-familia/

José significa a fortaleza de Deus ou homem virtuoso em Deus.

Parágrafo Nº 18: “Jesus aprendeu também que aquelas mãos fortes que cortavam árvores, preparavam toras e martelavam cavilhas eram as mesmas mãos gentis que davam carinho a ele, à sua mãe, bem como a seus irmãos. De fato, José e Maria com o tempo tiveram pelo menos seis filhos além de Jesus. (Mat. 13:55, 56) José teve de trabalhar ainda mais para sustentar a todos. José sabia que o mais importante era cuidar das necessidades espirituais de sua família.”

Como já afirmamos que Maria permaneceu a única Mãe do Senhor Jesus e este não teve outros irmãos. A palavra irmão (no hebraico: ‘ah e no grego: "adelphós") tem abrangência maior. A língua do tempo de Jesus era pobre em graus diferentes no parentesco. Daí, irmão ter 11 acepções ou variações de significados: irmão de sangue, primo, tio, cunhado, parentes consanguíneos, conterrâneos, correligionários, seguidores do mestre, membros do mesmo clã ou 12 tribos de Israel ou do mesmo povo de Deus.

RESPOSTA E COMENTÁRIO AO TEXTO ACIMA: J B PEREIRA (2017)

Resposta: Com o corpo de mulher Maria é igual a toda mulher! Mas, por obra de Deus e seu plano soteriológico ou salvífico e pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi preservada do pecado original, sem a mancha original dos pais Eva E Adão. As consequências do pecado em seu corpo ela sofreu como dores e sofrimentos... Primogênito não necessariamente tem que ter outros irmãos, por isso Maria não teve outros filhos – só Jesus!

Resposta de J B Pereira (2017)

Ele é o Unigênito de Deus na criação: único dos nascidos de mulher, sem mancha ou pecado. Único Filho natural de Maria e sobrenatural de Deus: verdadeiramente homem e Deus – Jesus é a segunda pessoa da Santíssima Trindade – Deus em 3 pessoas: o Pai, o Filho Jesus e o Espírito Santo. Ele pertence “à Geração ou à Linhagem da Mulher” apontada por Deus para vir dela o Salvador. Ela é “a Mulher que vai ao deserto e tem um menino”, Jesus como no Apocalipse 12.

“Creio em Jesus Cristo, um só seu Filho (seu único Filho), Nosso Senhor,

Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, que nasceu de Maria Virgem” https://pt.wikipedia.org/wiki/Credo_dos_Ap%C3%B3stolos

Como disse Gabriel: “Para Deus nenhuma declaração será uma impossibilidade.” (Luc. 1:37) Maria acreditou nas palavras de Gabriel, pois ela era uma jovem de muita fé.” Imitar a sua Fé (nº 9)

Resposta de J B Pereira (2017) - Essa parte nos faz acreditar em 5 pontos da fé cristã:

1. Maria é Virgem e Mãe segundo o desígnio de Deus para sempre e concomitantemente as duas realidades se ligam harmonicamente: Virgindade Imaculada e Maternidade Divina “porque para Deus nada é impossível”. No plano da Graça, Maria não era imperfeita: porque nos concebeu o Filho de Deus perfeito, perfeitamente, para nossa Salvação e nosso Libramento.

2 Maria é tão-somente a Mãe de Jesus e os outros são seus primos e parentes, segundo a Bíblia. A língua hebraica era pobre na indicação de graus de parentesco quando usava a palavra “irmão” (=‘ah), traduzida para o grego “adelphós” (irmão) depois traduzida por parente e seguidor de Jesus.

1. Maria concebeu Jesus – sem filho sem mancha, por isso, também foi preservada do pecado das origens de Adão e Eva. Não é bom para o plano de Deus, que nosso Senhor e Salvador, Jesus nascesse de uma mulher marcada pelo pecado original.

2. Maria é fiel, obediente e puríssima, nesse sentido, é modelo de mãe, seguidora do Senhor. Foi-nos entregue aos pés da cruz a seu discípulo Amado, João, porque Maria como viúva, era mulher sem outros filhos diante da Lei ou Torá. Coube a Jesus tomar essa iniciativa como direito de Filho único – para que ela não ficasse desamparada. Até nisso Jesus pensou cumprindo o 4º mandamento: “Honra teu pai e tua mãe; Deus abençoará a ti e a tua descendência ...” (Ex 20, Dt 5).

3. Maria esperou com coragem as promessas de Deus para Israel e a Igreja Primitiva: do Anuncio até a vinda do Espírito Santo, passando pelo seguimento de Jesus como ouvinte e seguidora fiel à morte de Jesus na Cruz... Maria é espiritualmente forte em Deus, serva de Deus e rainha no Apocalipse 12, modelo da Igreja.

4. Negar tais verdades é negar o modo como Deus quer, profetizou, enviou seu salvador da Virgem Maria, sem pecado. “Os pecados contra o espírito santo não serão perdoados...” Ou seja, não se pode negar a verdade de Deus revelada como tal. Não falar, não divulgar, nem teimar sobre verdades da fé reveladas por Deus na Bíblia e na tradição apostólica que nos vêm até hoje na Igreja católica.

“Toda sorte de pecado e blasfêmia será perdoada aos homens”, disse Jesus Cristo, “mas a blasfêmia contra o espírito não será perdoada”. (Mateus 12:31)

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus". 1ª Co 1.18

'Será que eu pequei contra o espírito santo?' — BIBLIOTECA ON-LINE ...

https://wol.jw.org/da/wol/d/r5/lp-t/2007525

“Tudo por Jesus, nada sem Maria, nossa Mãe e Mãe do Senhor.”

“Longe de Maria, longe de Jesus.” (Pe. Zezinho)

Resposta de J B Pereira (2017)

(Deus cumpre suas promessas e profecias: "Pois por isso o mesmo Senhor vos dará este sinal: uma Virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emmanuel.” Isaías 7, 14)

Ele nos ofereceu Jesus por meio de Maria, Cheia da graça, sem a mancha original, para conceber Jesus, sem mancha original, igualmente. Ambos foram preparados eternamente por Deus para a salvação de toda humanidade. Maria é espiritualmente forte em Deus, serva de Deus e rainha no Apocalipse 12, modelo da Igreja.

Lucas 1:37 - Bíblia Online - acf

https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/1/37

“Porque para Deus nada é impossível.” Lucas 1:37.

As profecias de Isaías sobre o Salvador

http://permanencia.org.br/drupal/node/342

Resposta de J B Pereira (2017)

Se Maria é a Mãe de Jesus, único Filho de Maria, não tinha pecado original em vista dos méritos do Salvador, tinha, porém, as consequências do pecado original de Eva-Adão (as imperfeições do gênero humano: dores, cansaço, envelhecimento, etc. ). O importante é que nos trouxe Jesus, o perfeito Filho de Deus e participa dos méritos da paixão, morte e Ressurreição de Jesus. Ela é cheia de Graça!

J B Pereira e https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/verdadeira-fe/jose-protegeu-sua-familia/
Enviado por J B Pereira em 05/11/2017
Código do texto: T6163538
Classificação de conteúdo: seguro