Evangelhos sinóticos – Aula 1 – Introdução

Evangelhos sinóticos – Aula 1 – Introdução

Escola de Teologia Discípulos Missionários, da Igreja Santa Júlia, do Bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil,

Hoje, muito se fala de Jesus. Nas músicas, na literatura e etc. Diferentes religiões vêem Jesus de maneira diferente como o espiritismo e o islamismo que ver Jesus como um profeta e não Deus - já os cristãos dizem que é Deus. A questão é: de que formas acreditamos em Cristo? Acreditamos na forma de quatro evangelhos que se complementam. Nós devemos aprender a falar de Jesus com aprofundamento. A verdade não muda o que muda é a cor da embalagem. Os livros cristãos paralelos a bíblia, são desdobramentos de um papel, e esse papel simboliza que contém a verdade.

Se você batiza seu filho está colocando o filho na escola de Jesus. O nosso mestre vai ser ele, mas para isso é preciso estudar para ter discernimento, que tem que ser ouvido o evangelho de preferência em comunidade como diz um ditado chinês: um bambu sozinho é fácil de ser quebrado, mas vários bambus unidos são difíceis de serem quebrados. Três deveres principais o cristão deve ter: ler o evangelho e ouvir dentro e para a comunidade dos discípulos de Jesus; e por em prática a palavra. A bíblia foi escrita em multidões e deve ser lida em multidões. Mas é claro não está dispensada a leitura individual, que também é essencial. Não dar para entender a bíblia fora da igreja, e a igreja está dentro de nós.

Os evangelhos sinóticos assim são chamados por que apresentam certa semelhança e são esses: o de Marcos, Mateus e Lucas. Existem quatro maneiras de ler a bíblia, começando pela leitura orante, o sentido orante: ler várias vezes um pequeno trecho dos evangelhos. Esse é o sentido literal. Como diz Nietzsche no seu livro, “Assim falou Zaratustra”: "De todo o escrito só me agrada aquilo que uma pessoa escreveu com o seu sangue. Escreve com sangue e aprenderás que o sangue é espírito. (...) O que escreve em máximas e com sangue não quer ser lido, mas decorado.” A motivação é ler em ambientes diferentes para pessoas diferentes. Isso é seguir o primeiro salmo da bíblia: “Feliz aquele que se compraz no serviço do senhor e medita sua lei dia e noite”, Salmos, capítulo 1, versículo 2. Depois dessa fase, buscaremos o sentido cristológico, ver o Cristo na bíblia. Depois vem buscar o sentido eclesiológico ou moral, que é o que a bíblia tem a nos ensinar. Por fim, o sentido existencial ou anagógico, que é o que nos conduz para o alto. Primeiro temos que entender seu texto e seu contexto para chegar à compreensão. Colocar em prática A Palavra.

A Palavra Sagrada é como um amendoim. Primeiro tem a casca dura, depois uma pequena película e depois o amendoim propriamente dito, o fruto. Quem ler só por ler, desinteressadamente, para essa pessoa, A Palavra, a bíblia, é dura. A gente precisa quebrar essa casca dura que envolve a bíblia, que é seu contexto, que é a cultura judaica. Depois vem a fina película que é a parte mais fácil da bíblia mais ainda não é a essência; tem que romper ainda essa película e encontrar o amendoim, a essência, que é Jesus Cristo. A bíblia é uma mensagem que pode vim com uma roupagem que nos pode confundir. Temos que está atento para o que é roupagem e o está por trás da roupagem, a essência. Por exemplo, Jesus recém nascido estava na cidade de Belém, enrolado em faixas, numa manjedoura. Entendendo essa passagem de maneira simbólica, Belém, quer dizer: “Casa do Pão”. E o pão encontramos na igreja. As faixas que envolvem Jesus simbolizam as escrituras que temos que desenrolar. E a manjedoura representa um altar. Concluo que evangelho que dizer “transporte de uma novidade” ou “boa nova”. O evangelho é uma mensagem de Jesus e sobre Jesus, e se assemelha a uma pérola que

deve ser encontrada debaixo da terra, pois está enterrada, você tem que se esforçar para encontrar essa pérola. Comece a cavar logo. Até o próximo texto leitor.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

www.recantodasletras.com.br/autores/victorspinheiro

www.youtube.com/victorgeo10

www.fotolog.com/victorpinheiro13

Victtor da Silva Pinheiro
Enviado por Victtor da Silva Pinheiro em 04/11/2017
Código do texto: T6162011
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.