ÁRVORE DA VIDA - OS SIGNIFICADOS CELTA E BÍBLICO

A Árvore da Vida é um símbolo sagrado da criação, fecundidade e imortalidade.

Árvore da Vida, que cresce em direção ao céu e, de forma paralela, tem suas raízes fincadas na terra, cumprindo os ciclos de sua vida, é o simbolismo da ascensão e da evolução do ser humano, através de sua expansão espiritual, da experimentação e aprendizado, através de sua existência na Terra.

Das sementes da árvore brota a vida, que vai criando raízes e se ligando à terra, ramificando, florescendo, a árvore vai cumprindo seu ciclo, dando frutos e se doando para a Vida. Mas nem por isso, deixando de ascender às alturas, mantendo seu equilíbrio entre o céu e a terra.

À exemplo da Árvore da Vida, podemos ascender, espiritualmente, vivendo com "os pés no chão", não se esquecendo de nos erguer às alturas.

A Árvore da Vida, tem múltiplas ramificações, porém todas buscam e necessitam de Luz e, por sua vez, alimenta promove a Vida, através de sua existência.

Para os assírios, a árvore sagrada está associada à Ishtar, deusa da fertilidade e da destruição (a divindade mais importante da Mesopotâmia (Atual Iraque).

Da Árvore usada, como símbolo, pelos assírios, povo que dominou a Mesopotâmia, derivou a Árvore simbólica de cada um dos veículos culturais, abaixo:

Mitologia Egípcia; Cabala; Bíblia; Povo da Babilônia e Religião Islâmica.

Para os celtas, as árvores possuíam alma. Isso porque esse povo seguia o animismo - crença de que todas as coisas que existem têm alma.

A Árvore da Vida na Bíblia:

Segundo o Antigo Testamento da Bíblia, na parte do Gênesis 2:9 a Árvore da Vida é uma das árvores do Jardim do Éden, no Paraíso. Dava seus frutos da imortalidade. Adão e Eva escolheram se alimentar do fruto de outra árvore, a Árvore do Bem e do Mal, por isso, se tornaram mortais e tiveram que sair do Paraíso.

Na parte do Novo Testamento, no último capítulo do Livro do Apocalipse, onde uma árvore cresce no centro da Jerusalém celestial e é revelada como o sinal da salvação da humanidade.

Esta passagem da Bíblia esta descrita, assim:

"No meio da sua praça e de ambos os lados do rio, estava a Árvore da Vida, que produz doze frutos, dando seu fruto, de mês em mês, e as folhas da Árvore são para a cura das nações." Apocalipse 22:2

Dependendo do lugar, da cultura e da religião, ela pode ser chamada de:

Árvore Celeste; Árvore do Mundo

Árvore Cósmica

Árvore do Esclarecimento

Árvore do Conhecimento

Os ensinamentos da Árvore da Vida, para cada um de nós, são:

* Eleve-se e renove-se

* Viva sua missão

* Dê frutos, através de seu dom

* Espalhe suas sementes, com suas ações

* Alimente-se da terra, com respeito

* Reciprocamente, seja generoso e tenha gratidão com o que recebe da vida

* Pratique a doação com a expressão do amor e ampliação da sabedoria, através de sua existência.