NÃO ABRA A PORTA - (mês das crianças)

Simão Pedro estava preso estava na prisão, em Jerusalém.

A vigilância era tanta, que Herodes Agripa I, que já havia mandado matar o apóstolo Tiago, irmão de João, ambos filhos de Zebedeu e Salomé e primos de Jesus - Atos 12.2, fez com que a prisão de Simão Pedro fosse rigorosamente guarnecida, uma vez que o Mandatário a serviço do Império Romano, dispôs de dezesseis (16) soldados para sua escolta. Nas quatro vigílias de 03 horas cada uma, recomendou que 04 soldados vigiassem a prisão do apóstolo a cada vigília.

Mesmo assim, a intervenção de Deus se fez presente e um anjo fez com que Simão fosse solto pela segunda vez, indo se deparar em frente à porta fechada do cenáculo (na casa de Maria, mãe do evangelista João Marcos – Atos 12.12) . Casa esta que não era senão o templo da 1ª Igreja cristã do mundo.

Chamando Pedro à porta, uma menina (criada talvez) chamada Rode, se põe na escuta, do lado de dentro, temendo abri-la de pronto, pois o temor tomava conta de todos, em face da revolta de Herodes e da mostruosidade já cometida por ele contra o apóstolo Tiago.

Revelando argucidade e prudência, a menina não abriu de imediato a porta, apenas se pôs a correr, de fininho e ligeiramente, em direção aos demais discípulos presentes à casa, numa reunião de oração, indo logo anunciar que Pedro estava lá fora chamando, pois distinguira sua voz um tanto quanto para ela familiar. Tinha certeza que era o apóstolo, sem sombra de dúvidas!

Alguns, daquela reunião, se puseram a psicologizar, dizendo que a menina Rode estava fora de si! Outros teologizaram, informando que talvez fosse um anjo à porta, do lado de fora, mas que não era Pedro!

O certo é que ela não abriu a porta de pronto, querendo que os adultos presentes à reunião de oração dessem o seu consentimento para abrir a porta, após o seu anúncio de que era o Pedro quem estava localizado lá fora! Eles duvidaram e, com isso, a porta permaneceu, por alguns minutos, fechada! Eles só autorizaram a abertura da porta, quando as batidas, certamente, se tornaram mais fortes e insistentes!

Pedro entrou, deixando os presentes boquiabertos, mas também, bastante eufóricos e contentíssimos, pois presenciaram a resposta imediata de Deus às suas orações, pois estavam orando por ele, especificamente, naquele dia e hora! O objetivo da reunião, na casa de Maria, mãe de João Marcos, era mesmo orar por Pedro na prisão!

Mas, e a porta fechada, ainda que temporariamente, o que tem isso? Que lições podemos tirar dela e desse maravilhoso episódio da soltura do apóstolo Simão Pedro, filho de Jonas? Vejamos: - não abra a porta para estranhos! Os das cidades grandes já fazem isto há séculos!

NÃO ABRA A PORTA, se não reconhecer quem está lá fora, em altas horas da noite! NÃO ABRA A PORTA, se não houver um “olho mágico” instalado nela, para se distinguir quem chama ou quem bate, estando do lado de fora! NÃO ABRA A PORTA, para os falsos amigos que, simulando “balinhas” bem embrulhadas, mas, no meio dessas “balinhas” possa haver drogas misturadas! NÃO ABRA A PORTA, quando alguém lhe convida para as coisas erradas, as coisas fora da lei, que vão lhe trazer seríssimos problemas! NÃO ABRA A PORTA, se há alguém do lado de fora com propostas indecorosas ou proposta para se unir a ele para derramar sangue ou para violentar, saquear ou vilipendiar outrem! NÃO ABRA A PORTA, para o mal, para os pecadores e pecaminosos, que lhe querem induzir com inocentes propostas, à primeira vista, mas que na verdade e no final, trazer-lhe-ão “dores de cabeça” por toda a sua vida!

Enfim, NÃO ABRA A PORTA para efetivar certas atitudes que futuramente poderão trazer-lhe arrependimentos tardios, ainda que perdoados por Deus, mas que lhe deixarão marcas indeléveis e que você, por causa de um gesto impensado, terá que pagar caro por haver deixado fluir a lassidão moral tomar conta de sua vontade!

NÃO ABRA A PORTA e ALGUMAS JANELAS DA INTERNET que lhe trarão prejuízos moral, intelectual e espiritualmente para você e para a sua FAMÍLIA por longos anos de tal monta que todos (família e você) sofrerão amargamente! Que Deus lhes proteja, CRIANÇAS! Juízo adolescentes e jovens! Fiquem atentos pais e responsáveis por esses tais!

Rive (ES), 19 de outubro de 2017

Fernandinho do forum