Luta diária: É uma batalha orar e estudar

Luta diária: É uma batalha orar e estudar

Meu momento histórico é esse, junho de 2012: estou tentando voltar ao hábito de ler, lendo paralelamente assuntos para concurso, vestibular (pretendo voltar para o curso de geografia na UFPB), e principalmente, lendo os extremos: a bíblia e uma biografia sobre Nietzsche de Rüdiger Safranski que se chama: "Nietzsche - Biografia de uma tragédia". Assim como orar é uma batalha, voltar a ter o hábito de ler também é uma batalha. Tem uma lei da física, da inércia, que diz que se um corpo está parado, tende a continuar parado, e se um corpo está em movimento, tende a continuar em movimento. A não ser que haja uma força sobre eles que os façam parar para os corpos em movimentos, e uma força que os façam se movimentar, se estão esses corpos parados. Pois bem, quero que minha mente continue em movimento, sempre lendo, todos os dias. Orando e lendo. Como disse Confúcio: "Estudar sem refletir é perca de tempo. Refletir sem estudar é perigoso". Só em pensar que vou ter que estudar todo o assunto do ensino médio em menos de um ano, ou ao menos, estudar boa parte dele, só em pensar nisso, bate um desânimo que é curado quando eu substituo esse pensamento por esse: “Vou mergulhar no mundo das ciências, no ensino científico, por que só a sabedoria liberta, e vai me servir para a vida toda, e não apenas para um prova no final do ano.” Como disse os antigos: “Não é a vitória e não é a derrota que nos pertence, mas sim a luta.” Cabe a mim lutar, e a vida vai decidir se vou ser vencedor ou não.

Com relação à oração, me comprometi a me aprofundar na bíblia, ler, no mínimo, um capítulo por dia, começando pelos evangelhos, depois ir para o Antigo Testamento, e depois terminar de ler o Novo Testamento. E também, ter um orientador na igreja que freqüento para me esclarecer sobre a bíblia. Existe uma luta interna dentro de nós, do cachorro do bem e do cachorro do mal, e vence essa batalha aquele cachorro que nós mais alimentamos. Assim, devemos alimentar nosso cachorro do bem com uma vida interior que é orar, rezar antes de dormir, e, ter uma vida ética. Mas fazer essas duas tarefas diárias ao extremo, como os romanos, que construíram um império que quase dominou todo o mundo conhecido. O que os gregos idealizaram, os romanos realizaram. Como exemplo, temos a filosofia estóica, que nasceu na Grécia, mas se consolidou em Roma. Por falar em Roma, o seu objetivo era civilizar o mundo. O objetivo dos gregos era a filosofia. E o objetivo do Antigo Egito era a religião. Heródoto quando passou pelo Egito, disse que nunca viu povo mais feliz do que os egípcios. As crianças sabiam o mito de Osíris de modo decorado. Nosso dever, como humanos, é construir castelos interiores como diz a música “Monte Castelo” da banda Legião Urbana. Renato Russo buscou no apóstolo Paulo de Tarso e no poeta Camões, as principais passagens dessa música, que fala de amor de maneira sublime, sem igual.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

www.vspinheiro13.blogspot.com

www.recantodasletras.com.br/autores/vspinheiro13

www.youtube.com/victorgeo10

Victor da S Pinheiro
Enviado por Victor da S Pinheiro em 15/10/2017
Código do texto: T6143158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.