Uma pedra no caminho

Quando falamos em caminho, logo aflora em nossa memória uma estrada pela qual se transita. Entretanto, caminho, também significa: modo de vida, comportamento e fé.

Assim sendo, quando pretendemos seguir determinado caminho, principalmente o estreito, temos obstáculos que precisam ser transpostos e que nos dificultam a caminhada, nos machucando nas topadas que damos. Isto pode acontecer por falta de luz ou esquecimento. A falta de luz não nos permite ver, e o esquecimento é como uma venda que não nos permite lembrar das pedras ou obstáculos já conhecidos do caminho.

A pedra no caminho pode consistir num problema ainda não resolvido em nossa psique. Uma fraqueza, uma falta, um delito, ou um hábito errôneo que se pratica. Se se teve um problema no passado e ainda não nos livramos dele, isso poderá ser como uma pedra, pois causa uma perturbação inconsciente que dificulta e até impede a caminhada. Essa pedra que parece insignificante pode ter um peso descomunal e precisa ser removida e deixada para trás. Ela pode ser: Achar que casou-se mal; uma cobiça cometida e não esquecida; um desejo insatisfeito, uma ofensa recebida e não perdoada, um complexo, etc. A pessoa ora, pede perdão a Deus, mas a pedra não foi deixada, ou continua sobre os ombros, dificultando a caminhada. O peso pode até causar doenças físicas, além de psíquicas.

As vezes, apesar de se tropeçar uma vez, não se consegue saber que era uma pedra, ou a sua localização não foi detectada e memorizada, o que pode ocasionar a repetição da topada.

E como resolver ou remover esses obstáculos ou pedras? Disse Jesus: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas se andar de noite, tropeça, porque nela não há luz. O Salmista disse: De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? observando-o segundo a tua palavra. Sl. 119:9.

Se você nem sabe que tropeça, precisa então saber; a Bíblia lhe dirá. Se você tropeça e não consegue se lembrar do lugar onde estava a pedra no caminho, ouça o que Jesus disse: Mas o Consolador, o Espirito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Se você tem fraquezas que lhe impedem de caminhar seguro, saiba que com o Senhor está o dar forças a tudo. Se a pedra está sobre seus ombros, venha a Ele. Pois Ele disse: Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Se tua pedra lhe causa doenças, faça isso: Confesse a sua culpa, para que sare. Mas quem sabe há pedras que você mesmo pode revolver, fazendo aquilo que está ao seu alcance? Quando Jesus foi para ressuscitar Lázaro, Ele mandou que os homens removessem a pedra, pois isso estava ao alcance deles. Jesus fez aquilo que os homens não podiam fazer: ressuscitar. Afinal, Ele disse: Eu Sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim ainda que esteja morto viverá.

Então, se você pode revolver a pedra, revolva-a. Mas se isso está acima das suas forças, então recorra a quem tudo pode, àquele que disse: Eu sou, e além de mim não há outro.

Se o seu problema (pedra) é pecado, disse dele João Batista: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jo 1:29 e 36. E João evangelista: Ele é a propiciação pelos nossos pecados. Jo. 2;22.

Porque, como disse o apóstolo Paulo: Todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus. Rm. 3:23. Talvez o seu problema seja alimentação incorreta. Você pode ter crido sem ter conferido, e foi enganado, como Eva. Saiba que Jesus é o pão que desceu do céu. E Ele disse: Quem de mim se alimenta, por mim viverá. Jo. 6:57. E quem crê em mim como dizem as Escrituras, rios de águas vivas correrão do seu interior, que jorrarão para a vida eterna. Jo. 7:38.