O "AMEM" DE LUTERO
Lutero representa uma destas históricas figuras que procurou desafiar os poderes religiosos de seu tempo, ameaçando inclusive interesses políticos e econômicos das elites dominantes
Suas ações propondo profundas reformas religiosas originaram a formulação e a criação das diversas correntes protestantes conhecidas.
Fico imaginando a coragem deste homem, que pelos relatos históricos, teve a ousadia de propor e pontuar diversas teses que oxigenaria o dogmatismo da Igreja Católica e afixá-los às portas da Igreja de Wittemburg, na Alemanha, cenário deste acontecimento. Nada mais provocador!!
A principal, dentre outras tão progressistas quanto a salvação pela fé, a livre interpretação da Bíblia, a supressão das imagens, o fim do celibato, talvez tenha sido aquela que mexeria com os interesses econômicos financeiros da instituição: a crítica contumaz à venda das indulgências; prática alternativa para o livramento dos pecados individuais.
Resultado: é considerado herege e é excomungado da Igreja por não retratar-se. São suas essas palavras: "Não posso nem quero me retratar de coisa alguma, pois ir contra a consciência não é justo nem seguro. Deus me ajude e Amém!!.