A CULTURA DA BENÇÃO FÁCIL

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.” 2 Crônicas 7:14,15

SE O MEU POVO – Muitos acham que são povo de Deus e até se definem como povo de Deus, ou que o Deus dos cristãos é também o seu Deus, mas povo é quem ama, quem busca, quem obedece, quem vai à igreja. Esse é o meu povo, o que está com o coração aberto, contrito, choroso, precisado, necessitado, sabendo que é pecador e precisa de deus. Esse é o povo de Deus.

CONDICIONAL

Hoje temos A CULTURA DA BENÇÃO FÁCIL, na qual as pessoas sobem ao monte para buscar a sua benção, ou fazem campanhas para a sua casa própria, seu carro próprio, ou um emprego que lhe pague mais, porém não muito antigamente, subia-se ao monte para ouvir Deus falar, as campanhas deveriam ser para ouvir Deus, entender Deus e ser direcionado por Ele.

Mas, diferentemente do que muita gente pensa, a benção é condicional, é preciso fazer algo. Nesse texto é preciso – se humilhar, orar, buscar e se afastar dos maus caminhos. São 4 as condições desse texto:

1. Humilhar – O contrário da humilhação é ser autossuficiente: eu me basto, eu me resolvo, eu não preciso de nada e de ninguém. O dicionário diz que se humilhar é se abaixar, tornar-se menor, reconhecer-se pequeno. Humilhar é reconhecer que Deus é grande e que não somos nada, perante ele. Se humilhar é reconhecer que precisamos Dele.

2. Orar –Até quando devemos orar? Devemos orar até Deus falar, até Deus revelar. Muito já se falou de oração, já se ensinou sobre oração. O povo de Deus sabe a necessidade de orar, conhece fatos na oração, tem experiências na oração, mas está faltando mesmo é orar. O povo de Deus sabe que tem que orar, mas estamos orando pouco. Precisamos orar mais. Quanto mais orar, mais Deus vai se revelar e mais vamos ter vitórias.

3. Buscar a face do Senhor – um dos maiores segredos de vitória é buscar a Deus e não a benção. Buscar a Deus é ir à igreja, congregar, ler a Palavra, orar, querer entender Deus.

4. Se afastar dos seus maus caminhos – Deus não tem pacto com o pecado. Quem se aproxima de Deus precisa sair do pecado. Essa ideia que até ouvimos em certas Igrejas: “Um dia Deus te liberta, não esquenta não”, é falsa e perigosa. Deus é santo e quer fazer de nós um povo santo. Precisamos nos esforçar para sair do pecado - agora. Desde que você se entregue a Deus, a partir de então você é problema de Deus e o seu pecado que lhe aflige também. Se você crer, um dia esse pecado ai, não existirá mais. A libertação vem pela fé, mas exigirá nossa vontade e nossas atitudes.

BENÇÃOS

“Dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.”

Desde que cumpramos as condições, Deus promete as bênçãos - que nesse texto são cinco.

1. Dos céus eu ouvirei – Não importa a distância, não importa o problema, não importa - cumprindo as condições, eu ouvirei – eu te ouvirei. Você vai orar e eu prometo, vou te ouvir, com atenção. Essa promessa é maravilhosa. Imagina Deus o Criador do Universo ouvir você. Imagina que Deus, que pode resolver o seu problema e não apenas ouvir e nada fazer, promete nos ouvir com atenção. Está implícito que a promessa de Deus é que se orarmos Deus vai resolver o problema. Eu ouvirei, que é o mesmo que atenderei.

2. Eu perdoarei os seus pecados – ficamos tão preocupados com o pecado, mas o segredo da libertação é um só: buscar a Deus. Quanto mais perto você estiver de Deus, mais longe estará do pecado. É simples. Mas hoje recebemos uma promessa: a promessa da libertação do pecado. Nós não podemos perdoar os pecados uns dos outros, mas Deus promete perdoar e no caso perdoar significa vou tirar o pecado de você.

3. Sararei a sua terra – Para Israel a promessa de cura na terra era muito clara: benção financeira. Não nos esqueçamos que Israel da época, vivia quase que exclusivamente da agricultura, da terra. A promessa é que se cumprir as condições, eu vou abençoar financeiramente. Se você cumprir as condições, eu prometo que sararei a sua terra. Eu curarei as suas finanças, eu curarei o seu trabalho, eu sou o único Deus Provedor. Eu prometo, te abençoar financeiramente. Mas além da benção financeira, que é clara nesse texto, ainda entendemos que virá a cura física. E se houver doenças, eu vou curar. Se creres verás a glória de Deus.

4. De hoje em diante - Os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. Entendo duas coisas nessa promessa. A primeira é que Deus está abençoando essa casa, esse lugar onde estamos pisando, mas que também está abençoando as orações de cada um de nós. De hoje em diante vamos orar e Deus promete ouvir as nossas orações. Que é quase como dizer, até aqui você orou, pediu e algumas coisas não aconteceram, mas estou dando uma nova chance e você vai orar e eu prometo te ouvir. Você vai apresentar suas causas a mim e eu vou te ajudar a resolvê-las todas.

5. De hoje em diante meus olhos estarão abertos – Essa é uma promessa aparentemente estranha, mas dois versículos nos ajudam a entende-la. 1 Pedro 3:12: “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos às suas orações, entretanto, a face do Senhor volta-se contra os que praticam o mal.” 2 Crônicas 6:40 “Portanto, ó meu Deus, estejam neste momento os teus olhos observando tudo quanto aqui se passa, e atentos os teus ouvidos às orações e súplicas declaradas a ti neste lugar.” Olhos abertos para quem? Para nós. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos.

É ainda interessante que hoje em dia se corre muito para que sejamos vistos pelas pessoas e muitas são as vezes que estamos passando invisíveis por elas. São maridos que não enxergam mais suas esposas, ou seja: não ligam mais para o que elas fazem ou pensam, ou esposas que não enxergam os maridos, ou patrões que já não enxergam os empregados e por aí vai. Vivemos numa sociedade que quer ser vista, quer ser reconhecida. Essa vontade transparece nas roupas, nos gestos, nas falas, nas ações e atitudes. Mas importa mesmo é que sejamos vistos por uma única pessoa: Deus. Quando formos vistos, olhados por Ele, ai as pessoas notarão que temos algo diferente e que Ele está no controle de nossas vidas. Não se importe se não te enxergam hoje, se você permanecer em Deus vão te enxergar e perceber que Deus está com você.

6. Ouvidos atentos às orações desse lugar – Deus, a partir de agora estará atento à oração de quem? À sua oração. A partir de hoje deus promete: Eu vou ouvir a sua oração, eu prometo. Uma das piores coisas do mundo é quando estamos vivendo uma vida onde não está correspondendo a Deus e não sabemos mais se Deus está ou não nos ouvindo. O silêncio de Deus é o mais dolorido que podemos ter. Mas se nós nos humilharmos, orarmos, buscarmos a sua face e nos afastarmos dos nossos maus caminhos, Deus vai nos ouvir. Vamos orar e Ele vai nos ouvir. E quando se diz que Deus vai ouvir, é o mesmo que dizer que Deus vai nos atender. Aquilo que pedirmos em oração, crendo, será nosso.

Amém.

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 28/08/2017
Código do texto: T6097238
Classificação de conteúdo: seguro