MEU CASAMENTO ACABOU E AGORA?

O AUMENTO DO DIVÓRCIO ENTRE CRISTÃOS

Uma pesquisa de fevereiro de 2017, apontou que hoje a quantidade dos cristãos que se divorciam é igual à praticada pelo restante da sociedade. Antes altamente criticado e obedecido pelos líderes cristãos, o divórcio vem aumentando. A informação foi divulgada pelo Barna Group, instituto de pesquisa que se dedica a estudar o ambiente cristão e seu impacto na sociedade, assim como a influência da cultura secular entre os evangélicos.

CAUSAS DO DIVÓRCIO

O pastor Josué Gonçalves aponta o que ele acha serem as principais causas do divórcio entre cristãos: “Para o pastor, algumas das muitas causas do aumento do número de casais que estão se separando são: a banalização do casamento como instituição divina; o hedonismo (quer dizer: o prazer como estilo de vida); a falta de modelos dignos para seguir, ou seja, muitas vezes o casamento dos pais é uma péssima referência; a mídia fazendo todos os dias apologia do adultério; a falta de orientação pré-conjugal; a falta de espírito de perdão; a imaturidade dos casais, etc.”

Vê-se que as causas do divórcio apontam para mais longe, ou anterior a nós, as causas do divórcio. A banalização do casamento, como o pastor fala é que essa instituição está abalada de tal forma que haja hoje até em meio aos cristãos aqueles que acreditam que é melhor viver solitário do que casar. Casa virou comum. Ele ainda aponta que faltam modelos a seguirmos. Isso é fácil de entender, pois ao olharmos o casamento dos outros, parece sempre eu todos estão passando em crise e isso porque os próprios casados falam depreciativamente do seu próprio casamento, mas se fosse tão ruim assim, não haveria mais ninguém casado, algo de bom deve haver.

A CULPA É DO DIABO

Muitos cristãos tem a mania errada de culpar a tudo pelo Diabo. Se um casamento fracassa a culpa é primariamente do Diabo e nunca do casal que não fez por onde viver bem. O Diabo é um atiçador de situações ruins, mas ele não vai encontrar ambiente num casamento pautado por princípios cristãos fortes. O Diabo não encontra lugar quando o casal ora e vai para a Igreja e estão ativos, vivos espiritualmente perante Deus. Se não tem lugar para ele, o Diabo não consegue atuar. Mas se um dos dois, o marido ou a mulher, estão vacilantes na fé, então o Diabo consegue encontrar ambiente para atuar. Em geral é a mesma coisa: O fraco, na carne, o que não vai para a Igreja, fica tentando, azucrinando, estragando, criticando, colocando falta de fé, na outra parte do casamento que vai para a Igreja. Quem não vai fica procurando defeitos na Igreja dos outros.

Acusar o Diabo de ter tentado é fácil, mas reconhecer que metade da culpa do casamento ter fracassado é nossa, é mais difícil. O Diabo só faz o papel dele. Se nós como cristãos fizéssemos o nosso papel, que é ser um cristão verdadeiro, nunca nos divorciaríamos.

Todo mundo fala, mas nem todos praticam a oração, ou a vida na Igreja. Temos mais crentes na carne do que imaginaríamos. Conhecer Bíblia não significa estar no Espírito. Eu sou um que critica esses pregadores que lêem a Bíblia durante dez minutos de um dia de vinte e quatro horas e querem ensinar os outros. Ensinar o quê, se ele não adquiriu nem pra ele? Num dia de vinte e quatro horas o que pensar de uma pessoa que não orou nem dez minutos de um dia? Essas são situações que mostram pessoas vivendo na carne e acham que está tudo bem. Casamentos cristãos que não seguem os projetos bíblicos, tendem a serem seculares.

FICOU INVIÁVEL CONTINUAR JUNTOS

Existem situações que acontecem e que tornam o casamento a partir daí inviável. Em muitas situações eu aconselho a separar, a nossa vida é muito curta para viver mal. Precisamos entender que o divórcio só ocorre por uma única razão, uma das partes, ou as duas partes desistiram de viverem em harmonia juntos. Um casamento é feito a dois, se um dos dois não quer mais fica inviável. Se os dois não querem mais, fica impossível. O divórcio é uma desistência de um dos lados, ou dos dois lados.

O que nos faz desistir do casamento pode ser uma série de fatores. No caso do crente pode ser o outro que aparentava ser muito crente, mas que no dia a dia mostra ser carnal, com atitudes carnais e religiosas. Uma pessoa carnal é uma pessoa que não busca o Espírito e nem age segundo Deus. Um crente que não ora, não lê a Bíblia e não vai à Igreja regularmente está esfriando na fé, portanto na carne. É muito difícil viver com um crente na carne, ele pode nos influenciar e acabar nos deixando também na carne.

Se a mulher cristã notar que o seu marido está esfriando, ore por ele, jejue por ele, insista para que ele vá consigo para a Igreja. A mesma coisa o homem, se a mulher está esfriando na fé, ore, jejue, a evangelize em amor.

Outro erro grave é deixar o crente frio em casa e se dedicar a Igreja, o frio que se vire, é a lógica agora. Não senhor, não senhora, se você está num casamento onde seu marido esfriou na fé, ou sua esposa esfriou na fé, você tem a obrigação espiritual de ajudar o outro. Ir para a Igreja e deixar o outro, que já está esfriando, sozinho, só tende a piorar a situação. Mas ficar em casa também, na hora do culto assistindo novela, sem falar de Jesus, ou orar pelo marido ou esposa que está esfriando, não vai ajudar. Com sabedoria, com calma, fale de Jesus para seu marido, ou para sua esposa. Se você a ama, ou se você o ama, então zele pela saúde espiritual do outro.

Um problema que considero grave no meio cristão é crente de uma denominação religiosa se casando com crente de um outro seguimento cristão diferente. Existem incompatibilidades entre os ministérios enormes. Com o tempo já encontrei alguns casais que um não gostava da igreja do outro. Em geral um dos dois cede e fica congregando numa Igreja que não gosta e ficar numa Igreja que você não se sinta bem não vai te fazer crescer na fé e no ministério. Ficando onde a gente gosta já temos inúmeros problemas, imagine ficar onde você não suporta.

OS FILHOS NÃO TÊM CULPA

Hoje em dia deve-se tomar cuidado na separação por causa do Conselho Tutelar. A separação do casal pode deixar os filhos na mira do Conselho Tutelar e dependendo como está indo a separação, se amigosa ou não, vai fazer muita diferença. Tem casais que começam uma verdadeira guerra depois eu se separam. Cuidado, pois isso vai deixar é seus filhos na mira de serem levados para o Conselho Tutelar e ai os filhos não ficam nem com o pai e nem com a mãe.

Uma pessoa desempregada e casada deve pensar muito em se separar e ficar com os filhos. Voltamos a questão do Conselho Tutelar que se ficar sabendo da separação vai ficar vigiando em cima, para ver se os filhos estão sendo alimentados, bem tratados e educados.

Pensa comigo: se já era difícil ter filhos casado, tomar conta de filhos divorciado é muito difícil. A dois já era complicado, só, o pai, ou a mãe vai ter que se virar em dez.

MUITO VELHO PRA ESSA MOÇA MUITO NOVA

O grande vilão dos casamentos dizem que é a traição, ma eu diria que não. Pra mim o grande vilão é a incompatibilidade. Incompatibilidade é o casal ir se distanciando em opiniões, maneiras, educação, aprendizado da vida. Casamos com uma pessoa e daqui a vinte anos olhamos para a mesma pessoa e ela nos parece uma conhecida desconhecida. Com o tempo não reconhecemos mais aquela pessoa e nem suas atitudes. Piorou quando existe uma diferença brutal de idade.

Na época de Isaque, filho de Abraão, era comum um homem de quarenta anos casar com uma jovem virgem de doze ou treze anos. Hoje, na nossa sociedade ocidental casar com alguém de menor pode ocasionar crime de estupro. Mas tem os doidos que casam com mulheres vinte anos ou mais, mais jovens do que ele. Imagina a situação. Uma moça de treze anos só tende a ficar mais bonita com a idade, até chegar nos seus trinta anos na maior formosura. Do outro lado o cara só vai ficando mais velho e mais gordo, portanto feio. Daqui a pouco está um velho de sessenta, com uma bonitona de quarenta, ou menos. Isso vai dar trabalho.

Quando a disparidade no casamento é muito grande, a parte mais velha vai ter que se desdobrar mais para competir com os moços da idade da esposa. Pois em geral é o homem que casa com moças mais novas.

Antes de casar, ou até de namorar, pensa no futuro, vai dar pra competir com os meninões eu vão dar em cima da sua esposa e que vão surgir, com certeza? Você está nesse pique todo pra manter seu casamento?

Alguém muito mais velho vai ter que ser mais bonzinho que a maioria. Algum diferencial você deve ter para competir com os meninões, senão – desculpa ai – tu vai dançar, e isso é normal da vida. Pensa antes em ter uma menina muito nova e você muito velho.

EXPULSOS DA IGREJA PORQUE O CASAMENTO ACABOU

Uma coisa interessante é que quando a pessoa se separa, o que pode não ser definitivo, sempre existe a chance da volta do casamento, se os dois se sentarem e mudarem o que estragou o relacionamento, é que algumas Igrejas praticamente expulsam os separados da Igreja. Em alguns lugares o divorciado nem crente é mais. Na Cristã do Brasil dizem que se a pessoa trair no casamento nem cumprimentado como crente ele é mais, perdendo o direito à salvação.

Se a pessoa está passando por um processo de separação, ou de divórcio, ela está em crise, precisando de orientação e ajuda nessa hora. Tanto ajuda física, ela vai ter que morar em algum lugar, vai ter que comer em algum lugar e talvez vá ter que arrumar um novo emprego em outro lugar. Com certeza ele vai precisar de pessoas que o ajudem a superar esse momento difícil, com idéias e pensamentos sérios.

Nesse momento de separação e divórcio, alguns crentes aproveitam para sair da Igreja, como se Deus fosse o culpado pela má manutenção do seu casamento. Mas o que dizer da Igreja que sem visão perdoadora de Deus, expulsa previamente quem está separando? Se a Igreja demonstra falta de amor, eu acho que foi bom saber onde pisamos. Deus não vem para nos acusar, mas para nos ajudar. Quem nos acusa são os religiosos.

Fico entristecido com muito crente que sem saber quem é Deus e o que Ele mandou o seu Filho fazer na Terra, que é nos ajudar em nossas fraquezas, nos acusam e jogam maldições num momento onde deveriam ter mais paciência com os que estão sofrendo a dor da separação.

Uma Igreja não perdoadora, não nos merece. Só vamos saber o que é a Igreja, ou os amigos, na hora que estivermos em maior provação. Não precisamos de gente para nos acusar, já temos o Diabo.

DIVORCIADO NÃO É MAIS CRENTE

A coisa é tão séria que tem quem acredite que divorciado não é mais crente e que perdeu o estatus de ter um ministério em Deus. Perdeu o casamento, perdeu o dom é? Quem disse isso?

O QUE FAZER E O QUE NÃO SE FAZER QUANDO ACABA DE SE SEPARAR

ESQUECER DE DEUS – Lembre-se que estamos falando de crente para crente, principalmente. Deus não tem culpa se você está vivendo um capitulo ruim da sua história.

SE PROSTITUIR – Sexo fora do casamento é prostituição. Sexo, biblicamente falando, só é permitido para casais, homem e mulher, casados. No mais, não é de Deus e Deus não está nesse negócio. Separou, tente perdoar e voltar ao casamento, se não der, então divorcie-se o mais rápido possível. Mas em hipótese alguma comece a namorar um ou outro, ou uma e outra. Arrumar um relacionamento, imediatamente no fim de outro é receita para o desastre.

FICAR NA CASA DE UM PARENTE OU AMIGO – Um homem, ou uma mulher, recém separado, deve procurar independência. Sempre quem mais vai sofrer na separação é o que tem menos dinheiro, ou o que não era o dono da casa. Pois do casal, o que era o dono vai ficar na casa, o outro, ou a outra é que vai ter que ir embora e a principio ficar na casa de alguém. Depois que eu me separei do primeiro relacionamento, fiquei morando seis anos sozinho e foi um período muito bom, para que eu me reencontrasse novamente. Uma mulher separada acha viável voltar para a casa dos pais se se separar, credite, não é. Essa porta se fechou quando você casou. A família não espera você de volta, então não volte. Se voltar que seja momentâneo e rápido.

ARRUME UM EMPREGO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL – Um recém separado pode se sentir um rejeitado num primeiro momento. Imagine estar morando de favor, separado, portanto sentindo a dor da separação e ainda ficar ouvindo alguém falando o que não se quer ouvir.

RESOLVA A SUA NOVA SITUAÇÃO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL – Alguém recém separado deve procurar focar em se aprumar o mais rápido possível. Arrume um emprego, saia da casa dos parentes ou dos amigos. Pague a sua comida. Pague as suas contas.

NÃO VÁ ENLOUQUECER AGORA – O momento da separação é de um perigo extremo, pois a pessoa que já está sob os olhares de todo mundo, pode piorar ainda um pouco mais a sua situação com atitudes como eu mando na minha vida, principalmente se estiver morando na casa dos outros e desempregada, e passe a fazer loucuras como ficar bêbada, ou começar a namorar tudo quanto é pé-rapado da vila, metidos a galãzinho. Homem bêbado é horrível, mas mulher é ridículo. Cuidado com a roupa, pois uma crente que se separa do marido não se separou de Deus, para que a sua roupa comece a sumir e a mini-saia comece a imperar.

CRENTE DIVORCIADO HÁ MUITO TEMPO NÃO PODE FICAR NAMORANDO TODO MUNDO – Eu tenho visto uma tendência no mínimo duvidosa, no meio cristão. A pessoa separa e fica muito tempo sozinha, ou não se casa mais e não sei quem disse que pode ter uma vida sexual ativa, fora do casamento. Isso é prostituição e o crente, ou a crente que assim está fazendo está em pecado e o pecado, qualquer pecado pode levar qualquer um para o Inferno. Uma moça crente que fica namorando um e outro está desviada. Um homem crente que fica namorando uma e outra fora do casamento está desviado.

A VIDA CONTINUA – Não tem jeito, você se separou, se divorciou, então você agora entrou na estatística. Parabéns. A partir de agora você é um separado, ou divorciado e todos ao redor vão te ver com desconfiança, pois por mais que o outro tenha sido errado, vão dizer que você errou também. O que é verdade, pois 50% do fracasso do seu casamento é culpa sua. Você errou em 50%. Se aprume o mais rápido possível, por você e pelos filhos. Arrume um emprego se não tiver. Arrume outra casa e outra Igreja se for necessário. Vida nova. Se você e os filhos ainda for um motivo pequeno, que seja pelo seu marido que te deixou ou te mandou embora, ou pela tua ex-esposa. Levante a cabeça e mostre para o outro que você pode. A melhor vingança para o inimigo é viver bem. A gente leva muitas coisas muito a sério. Davi nos ensinou que o seu filho ficou gravemente doente e ele orou e jejuou enquanto o menino estava vivo. Quando o menino morreu a primeira coisa que fez foi pedir comida para comer. Alguém então perguntou pra ele porque ele iria comer agora e ele disse que tentou de tudo enquanto estava vivo, mas o menino morreu, então agora a vida precisa continuar.

Amém!

Paulo Sergio Larios

P. S.

Com tristeza no coração pelos que se separam e se divorciam.

pslarios
Enviado por pslarios em 24/07/2017
Código do texto: T6063789
Classificação de conteúdo: seguro