NÃO PRECISAMOS DE UM TERCEIRO TESTAMENTO

Cria-se a ideia de se modernizar a Bíblia e já teve quem pensou num Terceiro Testamento. Há quem diga: Será que já não está na hora de se criar um Terceiro Testamento? A defesa de um Terceiro Testamento Bíblico fala da Reforma e até das tantas Bíblias que temos hoje, como a Bíblia da Mulher, do Obreiro, na Linguagem de Hoje e por ai vai. Existe até uma boa vontade, aparentemente real, a respeito de se atualizar os tópicos atuais e bíblicos para um melhor entendimento de um mundo tão pluralista e com tantas vozes díspares.

Fico a imaginar, curioso quem poderia ser os responsáveis de tal empreitada: Os Evangélicos deveriam ter uma participação nesse Terceiro Testamento, com certeza, pela quantidade de gente que se diz cristão. Só que dizer-se, não significa ser. Fora que os Pentecostais não são bons de interpretar a Bíblia, e que os que se dizem Pentecostais nunca leram a Bíblia nenhuma vez. Quem seriam os Apóstolos brasileiros que fariam o Canon brasileiro da Bíblia? Eu penso em um monte de gente e não consigo qualificar a nenhum.

Quem seriam os novos escritores então: Os da Reforma? As Igrejas da Reforma: Batistas, Presbisterianos, etc. Ai então os milagres seriam suprimidos de vez da Bíblia, assim como os dons e Deus seria apequenado, e muito restrito. Não sei se eles iriam dar muito certo. Eles conhecem até muito a letra, mas parece que faltaram na aula que ensinou que existe o Espírito Santo.

A Igreja Católica pegaria para si uma parte do Canon, com certeza e ai teríamos mais livros apócrifos na nova Bíblia, assim como mais santos, muitos outros santos, muitos ídolos e Maria agora teria um destaque absurdamente imenso, que a Bíblia original não deu a ela, mas enxergaram, não sei como. Com certeza a Igreja Católica iria distorcer muitas doutrinas, assim como os da Reforma e os Pentecas.

Pensando na possibilidade real de uma Bíblia com um Terceiro Testamento, pois se alguém falou sobre isso, alguém tem essa ideia belíssima de assim o fazer. Vamos pensar democraticamente então e dar uma participação a um Canon Muçulmano. É gente, ia ter quem ia gostar. Com certeza no Canon teria que ter um pouco da turma dos Direitos Humanos, do Direito dos Gays, das Mulheres, dos Jovens, e até dos Direitos dos Crentes iria surgir. A ONU teria uma parte do Canon, os esportes outro, o comércio teria pelo menos um livro, falando sobre prosperidade, compra e venda, etc. e por fim, para não incumpridar muito o ensino escolar, representado pela Filosofia teria pelo menos uns dois livros desse Novo Testamento, desse Terceiro Testamento.

Não consigo imaginar que doutrinas sobre Cristo poderiam surgir, mas sobre o Céu iriam falar, com certeza. O povo só pensa em ir para o Céu e não entendeu que temos meios de viver o Céu na terra hoje. mas ai é outra história.

A ideia de se modernizar a Bíblia é bastante interessante, quando não entendemos o que é que a Bíblia tem dizer sobre o que eram os Dois Testamentos da Bíblia, O Velho Testamento e o Novo Testamento. O resumo da Bíblia e do que são os Testamentos bíblicos é muito simples: No Antigo Testamento a obediência era externa às pessoas. Elas obedeciam a ritos e Leis. Portanto os seus sacrifícios e Leis eram imperfeitos. Apesar de a Lei ser boa. O Novo Testamento significa que o Espírito agora opera dentro de nós. Obedecemos a Leis internas e não externas. A Lei de Deus está agora dentro de nós. NO Antigo obedeciam Leis e Regras porque não tinham o Espírito dentro das pessoas, no Novo temos um novo coração.

Não cabe um Terceiro Testamento em lugar algum, a ideia seria apenas ridícula, se fosse feita com entendimento, mas ela é fruto de alguém que não entendeu a Bíblia e portanto é fruto de ignorância. Eu posso dizer que é uma ideia ridiculamente ignorante. O único fundo interessante nessa discussão é que a Igreja atual precisa mesmo atualizar a sua fala. A Igreja prega e tem cultos que mais parecem dos anos 40 do século XX. A Igreja canta hinos de 30 anos atrás. A Igreja não aprendeu até agora a pregar o Novo Testamento e apesar de que biblicamente estamos no Ministério do Espírito, o máximo que muitos seguimentos sabem sobre o Espírito é o argumento errado de que o sinal de que estamos no Novo Testamento é o falar em línguas, não é. Falar em línguas é o menor dom do Espírito. O menor deles, o mais fraquinho. O que comprova o Novo Testamento em nós é o Espírito Santo. O sinal do Batismo da Igreja não é falar em línguas, mas o Espírito Santo operante.

Além desses pensamentos básicos, imagina quem poderia ser os novos escritores de um possível Novo Terceiro Testamento. Eu não consigo encontrar ninguém para escrever uma Nova Bíblia. Aliás, os escritores originais eram pessoas desqualificadas, na sua maioria. Paulo, o maior escritor da Bíblia, era um perseguidor dos cristãos que teve que ser visitado pelo Espírito Santo e Jesus falar diretamente com ele para mudar de rumo. Jeremias não queria ser profeta. Davi era um pastorzinho de ovelhas. Moisés que se tornou o maior legislador bíblico dizia que não sabia falar. O Espírito Santo teve um trabalho enorme com ele para o moldar. E por ai vai. O Canon foi feito por uma turma que só Jesus. Quem seriam os novos escritores? Curioso.

Não precisamos de uma Nova Bíblia, com um Terceiro Testamento, mas sim que preguem melhor, direcionados pelo Espírito. Gente que não conhece Bíblia nem pra si quer ser pastor e mandar na vida de outros. Gente que não entendeu o Espírito livre da Bíblia quer colocar imposições e regras que não cabem mais aos outros. Gente que não lê a sua Bíblia e não ora o minimo suficiente para si, quer ensinar e pregar o quê para a Igreja? Explica ai. O que tenho visto é um monte de gente despreparada nos nossos pulpitos que nem conhecem a Bíblia e nem o ser humano e piorou o projeto de salvação de Deus.

Essa ideia ridicula de escrever um Terceiro Testamento é um tapa na cara dos que se dizem pregadores. Estamos pregando tão mau assim que o povo chega a ter uma ideia ridicula e ignorante dessas, como se fosse viável? Fico incomodado demais com uma coisa dessas.

Pregadores do Novo Testamento, pelo amor de Deus, preguem o Novo Testamento. Se vocês pregarem o Novo Testamento além de liberar bençãos que só estão no Novo Testamento, vão bater de frente, uma hora, nos ensinos do Espírito Santo, querendo ou não.

E vocês que não são pregadores, mas que tem suas Bíblias em casa e nunca leram, por favor, leiam. leiam a Bíblia, mas leiam outras coisas também. Entendam o ser humano. Vejam muitos filmes e saiam, passeiem e aprendam a assistir aos jornais. A Bíblia fala sobre tudo, o que precisamos não é de um novo Canon, de um novo ajuntamento de livros cristãos, precisamos é ler no Espírito de Oração o que já temos.

Amem.

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 19/07/2017
Reeditado em 19/07/2017
Código do texto: T6058852
Classificação de conteúdo: seguro