ONDE ESTARÁ A MULTIDÃO?

“Encontre um texto na Bíblia que mostre não haverá ninguém na terra no fim dos tempos”.

Duas senhoras da seita (“Testemunhas de Jeová”) me abordaram, quando me encontrava na varanda da casa de minha sogra.

Na ocasião, não usei de gentileza habitual, pois não as convidei para entrar e nem esperei que apresentassem o seu tema de conversa, apenas ouvi quando uma delas, percebendo que eu estava lendo a Bíblia, foi logo fazendo menção deste fato.

Mal ela acabou de falar, eu, apressadamente, fui dizendo que eles pregam que a multidão citada no Apocalipse (“Revelação”, na versão da Tradução Mundo Novo – TMN - das TJs) estará na terra (que eles denominam de “outras ovelhas”) e que somente os 144.000 (que eles dizem ser o “pequeno rebanho”, de Lucas 12.32).

Comecei refutando, de chofre, esses seus ensinos que prossigo aqui, lembrando outros que abaixo delineio.

Para responder o desafio da TJ que me disse e repetiu a frase epigrafada, faço as seguintes colocações e arrazoados: Em 2ª Pedro 3.10-13 verificamos que TERRA TODA SERÁ QUEIMADA E TODOS OS ELEMENTOS SE DESFARÃO. Nem átomo algum restará, pois o fogo não deixa pegadas, somente cinzas haverá que, para nada mais valem. (Há quem diga que ficará uma partícula menor que o átomo”! Mas perguntamos: quais os nomes de tais partículas? Qual aparelho irá medi-las? Que profissional as medirá? Ora, pelo que se sabe a cinza, de tão leve, se desfaz no vento e nas nuvens que ninguém mais localiza. Como acreditar na asneira de que após as cinzas queimadas haverá ainda alguma coisa útil! E ainda por cima em tamanhos minúsculos que nem é visto por qualquer microscópio!) Não restará ninguém que possa medir ou calcular o peso do que sobrou! Tudo vai virar nada! É preciso considerar ainda que o fogo do final dos tempos não (creio eu!) não será como os fogos que se cria neste século! E acrescente-se ainda ao fato que será um fogo vindo de Deus e não um fogo qualquer. Essa queimadura virá para por fim a todas as coisas nesta terra. E, diga-se de passagem, haverá queimadura (desfazimento) até para, no mínimo, DOIS (02) CÉUS. O texto petrino fala de “céus” no plural. (O CÉU SIDERAL, a habitação dos astros e estrelas e o CÉU ATMOSFÉRICO, onde ficam as nuvens, o vento, etc). Qualquer transformação que outros apregoam (“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”), são meros ensinos de homem, nada prevista na Palavra de Deus que é o Criador de tudo! (Se fosse Deus que tivesse dito esta última frase, eu creria de pronto!) Aliás, a frase diz “Na natureza” já criada (nada de evolução!).

ACRESCENTEI CITANDO AINDA, além do texto de 2ª Pedro, os textos de Isaías 65.17 e 66.22, comentando o seguinte: Deus criará novos céus e nova terra, mas não diz que criará outros céus e outra terra para ser habitada, porque os “novos céus e nova terra”, tratar-se-ão do céu (a morada dos anjos), um céu angelical, a Nova Jerusalém, onde os salvos irão habitar eternamente com Deus. Ver Apocalipse 21.1-5; 22.1-5. Aqui se vê a NOVA JERUSALÉM QUE DESCE, em sentido metafórico, para compreensão humana de que estaremos sempre com o Senhor. (Aqui o termo “descer” é linguagem antropomórfica!) Esta “nova Jerusalém” ESTÁ E ESTARÁ LÁ em CIMA.

Expliquei-lhes ainda que para se entender melhor é preciso conhecer dois termos gregos (“neos” e “kainós”). Na língua grega o termo “neos” significa “novo” no sentido de idade, velhice. Já o termo “kainós”, tem o sentido de “qualidade”, novo em qualidade. E É ESTE O TERMO USADO TANTO EM ISAÍAS (conforme a versão grega Septuaginta, a mais antiga) QUANTO EM 2ª PEDRO 3.13. Nessa língua é que se pode perceber a diferença. Mas uma das TJs foi logo dizendo: “Eu só sei o português, não sei nada de grego”. Ao que lhe retruquei: “Mas ficou sabendo agora, pelo menos esses dois vocábulos que citei em alto e bom som” e ainda dei o significado de cada um e a interpretação do texto. A partir de agora vocês já sabem o que é correto e não precisarão sair de casa em casa para dizerem que a multidão estará na terra!”.

Disse também uma das TJs: “Se a multidão estará no céu, será que lá (no céu), caberá todo mundo?”

Esta sua pergunta sofismática (ou irônica) não deu para responder, porque eu ainda estava

explicando (em palavras rápidas), e a conversa foi meio célere, mas faço agora. Ora, DEUS É ONIPOTENTE e, para Ele, nada é impossível. Se Ele tem (e terá) poder para criar tudo, poder para ressuscitar todos os corpos espalhados por todos os cantos da terra, mar, rios e etc, corpos cremados ou massacrados de todas as formas, para comparecerem perante Ele no Juízo Final, COMO NÃO HAVERÁ DE PREPARAR LUGAR PARA TODOS NO CÉU? (Os que para lá forem). E os milhões de galáxias que existem criadas por Ele, não seriam suficientes para isso? (Só mesmo na cabeça materialista e racionalistas de pseudocrístãos, é que não caberá multidões no céu)!

Multidões na terra? Pra quê? Onde a base bíblica? Para fazer o quê? Errar de novo? Corrompê-la em todos sentidos pela segunda vez? Se a nova Jerusalém (a de qualidade) será no céu, para que viver aqui novamente? Ou, para que dar continuidade aqui, no planeta terra, que é um “vale de lágrimas”, de sofrimentos, de desencontros, de obscurantismos, de tantas descrenças e esbulhos contra a Palavra de Deus com interpretações esdrúxulas que existem?

Quase perguntei às TJs se, por acaso, ELAS SABEM O TAMANHO DO CÉU, A PONTO DE DIZEREM (OU DUVIDAREM) QUE A MULTIDÃO DOS SALVOS NÃO CABERÁ LÁ! (Mas pergunto agora a quem, porventura estiver lendo este artigo: alguém sabe informar-me qual a medida ou tamanho do céu a tal ponto de não caber lá as multidões que Deus quer que vá para lá?) Ora, se é Ele (Deus Yaweh) é Quem diz (Apocalipse 7.9, 14 e 19.1) que a MULTIDÃO ESTARÁ LÁ NO CÉU, é porque Ele sabe e providenciou lugar para essa multidão! Ora, bolas! Leia João 14.2 (... “pois vou preparar-vos lugar”). Saiba-se que é lugar definitivo, não provisório.

Se, lá no céu, não couber a multidão, na terra mesmo – que é limitada - é que não irá caber, pois lá, nas moradas celestes, que é muito maior, é que reside o Deus Eterno com amplos espaços e é muito mais coerente crer-se no ensino apocalíptico do que no das TJs!

Vamos ilustrar: eu sei o tamanho da minha geladeira. Sei também o tamanho da caixa de meus sapatos. E, por isso, jamais tentarei por a minha geladeira dentro da caixa de sapatos, pois sei que não cabe. A evidência disto é que sei o tamanho de ambos (da caixa de sapatos e da geladeira). Mas, fico intrigado com a TJ que se arvora em duvidar se no céu caberá a multidão de que fala o Apocalipse 7.9 e 19.1! (Sabe por que duvidam? Resposta: é que seus líderes lhes ensinam que, apesar do texto bíblico apontar que a multidão estará no céu, elas, TJs, devem dizer que tal multidão estará na terra, para se coadunar com os seus ensinos do Salão do Reino, em flagrante desrespeito às sagradas Escrituras).

Disseram ainda: “O dilúvio no tempo de Noé aconteceu, mas a terra não acabou!”

RESPOSTA: Ora, ora! Pelo que se sabe, a água só serve para molhar as coisas materiais, AFUNDAR as pesadas e FAZER BOIAR as leves, a exceção dos batéis, dos barcos a motor, dos navios, etc., que são pesados, mas não afundam. As águas do dilúvio MOLHARAM as rochas e a terra toda, AFOGARAM AS PESSOAS (sobrevivendo oito (8) delas). Agora, porém, conforme a predição do apóstolo Pedro (2ª Pd 3.10-13), ocorrerá no fim dos tempos, O JUÍZO DE FOGO, cujos elementos todos desfazer-se-ão, conforme o texto petrino já citado no 5º parágrafo deste artigo. Os ímpios sobreviventes serão condenados no lago de fogo e enxofre (afastados de Deus eternamente), preservados os salvos, e DESTRUÍDOS TODOS OS ELEMENTOS, todos os planetas e astros siderais, inclusive a terra, para não mais ser habitada! O futuro, amigos, RESERVA FOGO para este mundo que consumirá tudo!

TJs: “Ah, mas o salmo 37.9,18,22, 24 e 29 diz que os justos habitarão nela para sempre. O texto diz para sempre”.

Resposta: Mas, a expressão “para sempre” está contida apenas neste salmo, cuja interpretação darei adiante. É preciso ver, primariamente, que Jesus, ao falar sobre este tema dos justos herdando a terra (em Mateus 5.5), não faz uso desta mesma expressão “para sempre”. E aí? Será que Jesus se esqueceu do “para sempre” do Salmo 37? Não. É que Ele sabia e sabe que o sentido não é o que as TJs lhe dão.

Agora veja qual é o sentido de “para sempre” no salmo já citado, o 37.

“Para sempre” tem o sentido de contrastar com a idéia de que os israelitas não mais voltariam a ser molestados pelos povos, inimigos seus, tal como faziam os filisteus no tempo do patriarca Isaque (Gênesis 26), quando entulhavam seus poços. Ou ainda os filisteus, no período dos Juízes com ou sem a liderança de Sansão e outros líderes (juízes).

Veja também que o Salmo 37 emprega a expressão “para sempre”, que NÃO É ESCATOLÓGICA, ou seja, não trata das coisas futuras. Exemplo disso é o verso 37 deste Salmo, que não faz menção de futuro escatológico (futuro da terra), MAS FUTURO DO HOMEM DE BEM, que teme a Deus, ele faz menção do FUTURO DE PAZ DESSE HOMEM focalizado neste salmo. (Leia novamente o Salmo 37, principalmente o dito verso 37).

O VT tem sempre em mente que “terra” é a “terra prometida”. Jesus veio depois que Israel ocupou a terra prometida, portanto, não há razão para Ele usar os referidos termos (para sempre), porque Ele bem sabe que no fim dos tempos a “terra” será destruída e não terá nela mais moradores. Sabe Ele também que a “nova terra” será o céu. (Apocalipse 21.1-5; 22.1-5). Sabe ainda que o paraíso não será aqui na terra, mas no céu. Que a ÁRVORE DA VIDA está lá no centro da cidade celestial. (Leia 2 Coríntios 12.2-4; Efésios 4.4, onde se diz que a cidade celestial é a “esperança da nossa vocação celestial”; Hebreus 3.1; Filipenses 3.20 e Apocalipse 20.1, 2, 14 e 19).

Por derradeiro, uma das TJs lançou uma última pergunta, em nosso rápido debate, TOTALMENTE FORA DO ASSUNTO POR NÓS FOCALIZADO, mas darei uma breve pincelada sobre o caso: “Se Jesus ressuscitou, então, ele deixou o céu sozinho”.

RESPOSTA: Pincelando, por alto, à adução das TJs – minhas debatentes, digo que: NÃO SABEM ELAS OU NÃO QUEREM SABER que no céu habitam miríades de anjos? Teimam elas em não querer saber que na Trindade há três (03) PESSOAS DISTINTAS? (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo?) Quando o Filho se esvaziou de Si mesmo e se humanizou o CÉU NÃO FICOU SOZINHO, pois o Pai e o Espírito Santo ficaram lá! E só quando Jesus ascendeu ao céu é que o Espírito Santo veio a este mundo? Esta foi a condição de o Consolador (o Espírito Santo vir no lugar do Filho de Deus – “vicarius filii Dei”, cf João 16.7: ... “se eu não for o Consolador não virá”). Coteje-se ainda Filipenses 2.5-9.

Ora, muitos não sabem que os TJs crêem na ressurreição, embora ensinem que o homem (ser humano) não tem alma. Para eles, haverá ressurreição só do corpo. A gente até pergunta: para que então ressuscitar o corpo, se acabará na terra? (Para eles, o hades é a sepultura!) Um corpo sem alma para acabar na terra? Na concepção jeovita, a terra aqui é a sepultura. Onde então aparece a responsabilidade humana para pagar seus maus feitos? Se tudo acaba na sepultura, predomina uma idéia materialista, onde as responsabilidades humanas – erradas – não serão jamais apenadas, ou seja, castigadas. Por isso mesmo que eles não crêem na condenação eterna! Não crêem também na Doutrina da Trindade e outras mais, básicas do cristianismo bíblico!

Isto, sem levar ainda em conta que haverá, conforme a Palavra de Deus, A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE TUDO! Ora, como prestar conta de tudo, se o corpo vai se diluir na terra? O que terá que comparecer perante o Tribunal de Cristo, para prestar contas, se o homem não tem alma (consoante querem as TJs e outros grupos) somando-se a isto que o corpo corromper-se-á na terra?

Só os que não crêem e nem ensinam as Doutrinas sadias do cristianismo é que duvidam do que a Bíblia deixa claro que haverá ressurreição física (do corpo transformado, glorificado ou incorruptível), com a alma, para habitar no céu com Cristo, onde estaremos para sempre com o Senhor) – 1ª Coríntios 15.51-53 e 1 ª Tessalonicenses 4.17, pois a MULTIDÃO ESTARÁ NO CÉU! AMÉM!.

Rive (ALEGRE-ES), julho de 2016

Fernandinho do forum