PRINCIPIOS BIBLICOS PARA UM CASAMENTO
A RESPONSABILIDADE NO LAR
Efésios e’ considerada a carta de Paulo mais espiritual de todas. O três capítulos iniciais são tidos como figurando entre os mais espirituais de toda a Bíblia, e os três últimos capítulos são considerados entre os mais práticos da Bíblia. Entre outras coisas Paulo falou sobre o casamento.
A época do namoro é uma das mais felizes, todo mundo concorda, todo mundo tem boas recordações desse tempo. Ai os dois pombinhos decidem dar um passo adiante e se casam e com o tempo vão surgindo os problemas, que podem fortalecer o casal, ou separar para sempre.
Namorar é fácil, podemos pensar, cada um vive em casa separada, não se tem tanta influência assim do outro em nossas vidas e viver é mais tranquilo, desde que cada um esteja na sua. Casar já é outra história, os dois estarão próximos o dia todo, todos os dias, vinte e quatro horas do dia, durante o resto da vida, minuto a minuto, construídos juntos, ou destruídos juntos. Ai você decide. Para que um casamento de certo os dois tem responsabilidades orientadas pela Bíblia. Efésios 5.22-25 fala do casamento.
A RESPONSABILIDADE DO MARIDO
Paulo orienta que o marido é o cabeça da mulher. Não basta casar, o marido precisam aprender que a liderança é baseada em princípios. Outra coisa a se dizer já, é que Paulo orientou a cristãos ressuscitados em Deus, na ativa e não encostados, sem fé, desviados, com aparência de vivos, mas mortos. Paulo dá uma orientação para crentes em Jesus. Se o marido, ou a esposa, começam a demonstrar atitudes de não crente, ou de desviados, é necessário orar por essa pessoa até que Deus de-lhe vida novamente. O maior problema que eu vejo no casamento cristão não é falta de amor, mas sim falta de Deus. E olha que estou falando de crente para crente.
Algumas das coisas mais básicas que os maridos tem que atentar é ter educação com a sua esposa. A esposa não é uma empregada, ou uma escrava. A mulher tem opinião sim. Eu já expliquei aqui que quando uma situação for muito difícil de se resolver, o marido tem a ultima opinião, mas isso é pensando em alguém que está orando a Deus, jejuando, lendo a Bíblia, indo para a Igreja e não um desviado dentro de casa.
Eu me lembro do meu primeiro pastor, o pastor Ireno que do seu jeito pouco escolarizado nos ensinou muito. Ele dizia assim: Moça não case com um vagabundo, se ele já não trabalha agora, não vai trabalhar depois, não se iluda. Agora eu dizendo: Vaso ruim, não se conserta, se quebra sozinho. Ou o outro ditado: Quem é ruim se enforca sozinho. As mulheres tem a responsabilidade de empurrarem o “vagabundo” pra ir procurar emprego. Não ter emprego é um fato social no mundo inteiro, pra muita gente, mas se o camarada quer acordar onze da manhã todo dia e não sai nunca pra arrumar o que fazer, o que devemos pensar disso? O marido tem a responsabilidade de alimentar a sua casa. Essa benção e responsabilidade está sobre o marido.
O desviado com o tempo vai surgir com ideias que são literalmente loucura. Essas loucuras são a influência de espíritos malignos que vão tirando o sentido de racionalidade da pessoa. Com o tempo o desviado vai demonstrando ser uma pessoa totalmente diferente do que é um cristão e o que sobra é um ser chamado carne, ou velha natureza, ou ainda o velho Adão, o homem do pecado.
Um cuidado que todos tem que ter é que com gente na carne a gente evangeliza de novo. Não responda a ofensa com gritarias ou palavrões, pois ai o Diabo vai acabar desviando até quem está na posição.
A mulher que casou com um moço crente e agora tem um desviado dentro de casa deve orar a Deus muito. Até Deus levantar ao caído. Se os dois entrarem pela carne, ai o casamento vai pro brejo, mesmo. Mas ainda assim tudo tem limites e não é porque se é marido que a mulher vai agora viver apanhando do marido. Um marido que se diz crente e está respondendo com agressividades, mesmo que use a Bíblia para se fortalecer, está desviado. Deus nunca sonhou com um casamento que o homem vá bater na esposa, ou machuca-la.
O marido deve saber que a sua família é o resultado de sua liderança. Se com o tempo vemos uma família destruída, sabemos que o marido está passando por complicações. E muito com certeza o problema que o marido sem liderança está passando chama-se falta de Deus. Dar a paz do Senhor até o Diabo dá, quero ver é ser crente, ai é outra coisa. Gritar, pular ou rolar na Igreja até os demônios fazem isso. O crente precisa mais do que ter ministérios, ou dons é ter os frutos do Espírito.
Pra encerrar essa parte e não ficar muito longo, uma ultima coisa a respeito do marido é que ele não conseguirá ser o sacerdote do lar sem o Espírito de Deus. Os princípios bíblicos são para os crentes e crente é quem tem o Espírito Santo e não quem só vai para a Igreja. É bem possível alguém ir todos os dias para a Igreja e ainda assim estar morto espiritualmente. Sem o Espírito não dá para ser o marido que Deus sonhou e nem o marido que a sua esposa sonhou. Sem Deus, não dá.
A RESPONSABILIDADE DA ESPOSA
Assim como o marido crente tem muitas responsabilidades, a esposa crente também tem. O nosso casamento é tido como um sacerdócio. O casamento do crente é material, como todos os casamentos são, mas é também espiritual.
Uma das coisas que as mulheres sempre criticam, por absoluta falta de conhecimento bíblico, é quando Paulo fala para as mulheres se sujeitarem a seus maridos. Para muitas mulheres essa palavra é ofensiva, machista. Mas Pedro nos diz que a mulher é o vaso mais fraco. Entre o homem e a mulher, a mulher é o elo mais fraco do casamento. Mas é difícil se sujeitar ao marido? Não mulher, você não entendeu, não é difícil, é impossível, na carne, na sua força. Só dá pra se sujeitar ao marido no Espírito, em oração, indo á Igreja, se deixando influenciar por Deus. E ai orar em línguas ajuda muito, ore em línguas o máximo que você puder. Encha-se de Deus o máximo que puder.
Mas se sujeitar ao marido não é fazer tudo também. A mulher não vai ficar o dia inteiro obedecendo ao marido e ele dando ordens doidas para ela: faça isso, faça aquilo, você tem que me obedecer, eu que mando em você – opa, não é nada disso. Eu entendo é que existem coisas que acontecem que são muito relevantes para o casamento como um todo e o marido que busca a Deus, que ora, que está vivo em Jesus, conversando com sua esposa, e os dois em comum vão conversar e decidir. Liderança se faz com boa ideias e não com má ideias. Na duvida, não dá para os dois mandarem o tempo todo em tudo. Quando as opiniões se chocarem e uma decisão tenha que aparecer, o marido que ore a Deus e a mulher orando pelo marido, ai Deus vai dar a estratégia para o marido. Muitas mulheres não trabalham, mas o marido trabalha. Para as mulheres que não trabalham, pelo menos por enquanto, ore pelo seu marido quando ele estiver trabalhando. No trabalho a gente passa por tantas situações adversas, o dia inteiro.
Ser submissa não é ser escrava sexual e nem fazer sexo de formas que a Bíblia proíbe. Fazer sexo à força, sem o consentimento do outro, aliás, é estupro e passível de pena de prisão, mesmo num casamento.
A Bíblia manda a mulher ser sábia. Mas essa sabedoria não é comum, é de origem espiritual. Ou seja, tanto para o marido, como para a esposa, o que mais falta num casamento é o Espírito Santo. Mas é claro que o básico, tanto para o marido, quanto para a esposa se faz necessário. Em casa eu digo assim: As responsabilidades do homem, eu cuido, como trocar lâmpada, ir atrás do gás, arrumar o cano entupido, a limpeza da caixa dagua, ou seja a manutenção da casa. Eu acho que o homem tem que ajudar nas tarefas do lar, mas essas tarefas são exclusivas da mulher. O homem ajuda, mas quem deve deixar a louça lavada é a mulher. As crianças devem estar sempre que possível arrumadinhas, alimentadas, sempre, conforme o possível, as cobertas dobradinhas no guarda-roupa, sei lá. Você entendeu. Existe o lado místico no crente, mas existe um lado muito racional. Assim como o homem deve pintar a casa de vez em quando, a mulher deve lavar a geladeira de vez em quando.
Casamento é relacionamento, cuidar e zelar pela saúde, alimentação, educação, espiritualidade um do outro, mas tem o lado do trabalho, do cuidar da casa, do deixar a casa em ordem, sem esquecer que alguém tem que trabalhar para pagar as contas.
Sempre, sempre, sempre, tenha muito, mas muito cuidado com o que se fala ou se faz na hora do nervoso. Com o tempo aprendi que é melhor sair, dar uma volta, do que brigar. Existem coisas que se falam que marcam definitivamente o casamento. Muito cuidado com o que se fala, além de quê a palavra do crente é profecia. Com a boca podemos estar liberando malignidades sobre nós mesmos.
Vivam, se casem, sejam casados, mas façam isso com muita responsabilidade perante o Senhor.
Mulheres lembrem-se sempre que nesse texto básico de Efésios, Paulo mandou o homem amar a sua esposa. Isso ele falou para o irmão cristão. Nós ficamos sempre pensando porque Paulo falou tanta coisa e deixou de falar tantas outras coisas. Por que será, você já pensou? É porque tudo o que ele disse, o fez pela revelação de Deus. Tudo o que Paulo escreveu foi escrito por um homem que orava noites inteiras em línguas, que pregava a milhares, que levantava pastores. E esse mesmo homem que salvo em contrário ele mesmo disse e a Bíblia não contradiz, era o homem que mais orou em línguas na história. Um homem embuido, cheio, transbordante de Deus, nos tras a revelação de que o homem aprenda a amar a sua esposa. Parece que o homem tem dificuldades em amar. Mulheres lembrem-se disso quando ficar no ouvido do cara, deixando ele nervoso por nada.
Enquanto escrevia esse texto Deus me lembrou de uma esposa tola que estagnou por anos o seu casamento. Enquanto que um pastor amigo estava na ativa, a Igreja crescendo, a esposa começou a sair com as amigas toda sexta-feira para ir no barzinho e estava chegando bêbada em casa, a uma da manhã, até que um dia um amigo a trouxe de carro. Quando isso aconteceu o marido desviou na hora. Ele não separou dela, mas foi para as drogas e isso durou muitos anos, até que Deus trouxe o irmão pastor de volta. O pastor perdeu o emprego, a Igreja e foi para as drogas, por causa da falta de sabedoria de sua esposa.
Eu já falei aqui desse negócio de irmãos e irmãs andando de carro pra la e pra ca com gente que não é o marido ou a esposa, quer dizer sozinhos, sem parente nenhum. Isso é muito perigoso, o Diabo não está brincando em serviço. Lembre-se que não é só falta de dinheiro, ou falta de respeito, ou falta de sexo que destroem casamentos, mas o ciúmes também. Nunca inspire ciúmes no outro, isso é muito mau. Por falar nisso cuidado com esse negócio maligno de greve de sexo.
Se quer viver bem siga as regras, os princípios biblicos, em oração. Lembra uma dica: Se o outro falou algo e você tem vontade de voar no pescoço da vitima, morder a perna, puxar o cabelo, arrancar pedaços, é porque você não está orando o suficiente. Uma pessoa cheia de oração é confrontado pelo Diabo em pessoa e Deus dá vitória. Uma pessoa cheia do Espírito dá a outra face, uma pessoa na carne quer grudar no pescoço.
Amém.
Paulo Sergio Larios