A DEIDADE DE JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS TRADUÇÃO “NOVO MUNDO”
Nada obstante os seguidores de Russel negarem a deidade de Jesus, afirmando que Jesus não é Deus, as escrituras sobre a qual se fundamentam e que têm como correta contrariam o que argumentam. São tantas as citações e passagens bíblicas que afirmam a deidade de Jesus, que nada obstante as intenções de suprimirem dessas Escrituras as passagens que isso afirmam, ainda assim seus esforços foram em vão.
Como é condição “sine qua non” crer em Deus os que Dele se aproximam, aqueles que pretendem crer em Deus Pai negando o Deus Filho, ficam sem luz, pois Jesus é a luz do mundo, e quem nega o Filho também não tem o Pai. Pois é vontade do Pai que todos honrem o Filho da mesma forma como honram o Pai. I Jo. 5:23.
Nesse breve estudo procuraremos mostrar pelas Escrituras versão “Novo Mundo”, aquilo que tem estado oculto aos olhos daqueles que têm negado a Jesus, procurando esclarecer as que os falsos escribas torceram para suas próprias condenações.
Lemos na epístola aos Hebreus:
"Deus, que há muito, em muitas ocasiões e de muitos modos, falou aos nossos antepassados por intermédio dos profetas, nos fins destes dias nos falou por intermédio dum Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas." Hb. 1:3. Diz o Espírito por João:
"A verdadeira luz que dá luz a toda sorte de homem estava para vir ao mundo. Ele estava no mundo, e o mundo veio à existência por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu." Jo. 1:9-10.
Com relação a Jesus, a versão “Novo Mundo” O trata de forma particular e não na forma genérica quando diz: "Todo aquele que faz a confissão de que Jesus Cristo é o Filho de Deus, com tal Deus permanece em união e ele em união com Deus." I Jo. 4:15. E: "Quem é que vence o mundo senão aquele que tem fé em que Jesus é o Filho de Deus?" I Jo. 5:6.
Mas, por que Jesus é O Filho de Deus e não um filho de Deus?
"Porque Jesus veio à existência, na condição humana, por obra do Espírito Santo, e não pela relação sexual entre homem e mulher. E disso nos fala as Escrituras, vejamos:
"Maria, porém, disse ao anjo: “Como se há de dar isso, visto que não tenho relações com um homem? O anjo disse-lhe, em resposta”: "Espírito santo virá sobre ti e poder do Altíssimo te encobrirá. Por esta razão, também, o nascido será chamado santo, Filho de Deus." Lc. 1:34-35.
A mesma tradução diz:
"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era (um) deus. Este estava no princípio com o Deus. Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência." Jo. 1:1-3.
Ainda que nessa tradução o vocábulo deus, referindo-se a Jesus, esteja com letra minúscula, como que pretendendo colocar a Jesus, que é o Verbo de Deus, a palavra de ação, na condição de um deus qualquer, é interessante como colocam letra maiúscula no início de “Palavra”, que é usada no lugar de Verbo, que também é Jesus, dando-lhe distinção e tornando-a não apenas um vocábulo, mas um substantivo próprio.
Entendemos que a expressão “Verbo” estaria melhor definindo a Jesus, a quem se refere o texto, pois que o verbo é a palavra de ação e que dá vida à expressão, ao período, à frase ou oração.
Essa “Palavra”, designativa de Jesus, é confirmada quando adiante aquela Escritura O chama de este e não esta, quando diz que todas as coisas vieram à existência por intermédio dEle, e à parte dEle nem mesmo uma só coisa veio à existência.
E que essa palavra é o próprio Jesus parece não existir dúvidas, pois aquela Escritura diz mais adiante: "De modo que a Palavra se tornou carne e residiu entre nós…" Jo. 1:14.
Nada obstante Jesus ter sido gerado seis meses depois de João, o batista, diz aquela escritura: "Aquele que vem atrás de mim avançou na minha frente, porque existiu antes de mim”. Jo. 1:15, ú.parte. Lc. 1:36.
Nada obstante os seguidores de Russel dizerem que Jesus não é o Deus Todo Poderoso, não é isso que afirmam as Escrituras versão “Novo Mundo”. Pois naquela Escritura está: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o domínio principesco virá a estar sobre o seu ombro. E será chamado pelo nome de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Príncipe da Paz. Is. 9:6.
Ainda que nessa citação não haja a palavra “Todo-Poderoso”, isso não exclui o poder. Além do mais a citação está vertida com as iniciais maiúsculas, dando-lhe distinção de nome próprio.
Em Jeremias consta: "Eis que vêm dias, é a pronunciação de Jeová, e eu vou suscitar a Davi um renovo justo. E um rei há de reinar e agir com distinção, e executar o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo e o próprio Israel residirá em segurança. E este é o nome pelo qual será chamado: “Jeová é Nossa Justiça”." Jr. 23:5-6.
E concluímos que essa citação se refere a Jesus, lendo outra citação que diz: "E naquele dia terá de acontecer que haverá a raiz de Jessé posta de pé qual sinal de aviso para os povos. A ele é que irão consultar as nações, e seu lugar de descanso terá de tornar-se glorioso." Is. 11:10.
Jesus é a raiz de Jessé. Pois diz as escrituras que quando Ele aqui esteve Ele foi reconhecido como tal. Uma vez quando dois cegos se assentavam à beira do caminho e que ouvindo que Jesus passava por ali, gritaram: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim." Mc. 10:46. E em outra ocasião falou Jesus: "Jeová disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. Se, portanto, Davi O chama de Senhor, como é ele seu filho?" Mt. 22:44-45.
Ainda de acordo com aquela versão (Novo Mundo), numa das vezes em que Satanás tentou a Jesus, ela chama-O de Jeová, veja:
"Ele o levou então a Jerusalém e postou sobre o parapeito do templo e lhe disse: Se tu és filho de Deus, lança-te daqui para baixo, pois está escrito: “Dará aos seus anjos um encargo concernente a ti, para preservar-te, e: Eles te carregarão nas mãos, para que nunca batas com o pé contra uma pedra. Jesus disse-lhe, em resposta: Dito está:” Não deves pôr Jeová, teu Deus, à prova “. Lc. 4:9-12.
Jesus é o Anjo do Senhor, ou a sua representação corpórea. E nEle está o nome do Senhor, veja:
"Eis que envio um anjo diante de ti para guardar-te pela estrada e para introduzir-te no lugar que preparei. Guarda-te por causa dele e obedece à sua voz. Não te comportes rebeldemente contra ele, pois não perdoará a vossa transgressão; porque o meu nome está nele." Êx. 23:20-21.
Confirma nossa assertiva o que escreveu Paulo aos Colossenses, dizendo:
"Ele nos livrou da autoridade da escuridão e nos transferiu para o reino do Filho do seu amor, mediante quem temos o nosso livramento por meio de resgate, o perdão dos nossos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação." Cl. 1:13-15.
E se Ele é a imagem do Deus invisível, nEle é também que mora corporalmente toda a plenitude da qualidade divina. Cl. 2:19.
Assim, foi Jesus, a exata representação do Deus invisível, que viram os que subiram ao monte de Sinai, veja:
"E Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel passaram a subir, e chegaram a ver o Deus de Israel. E sob os pés dEle havia o que se parecia a um trabalho de lajes de safira e aos próprios céus quanto à pureza. E ele não estendeu sua mão contra os homens distintos dos filhos de Israel, mas tiveram uma visão do verdadeiro Deus, e comeram e beberam." Êx. 24:9-11.
Ainda outra citação bíblica assevera que Jesus é o verdadeiro Deus, veja:
"Mas, sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu capacidade intelectual para podermos obter conhecimento do verdadeiro. E nós estamos em união com o verdadeiro, por meio do seu Filho Jesus Cristo. Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna." I Jo. 5:20.
Dizem as Escrituras que na boca de Jesus não houve engano. E Jesus disse que o Pai a ninguém julgava, mas que deu todo o julgamento ao Filho. Jo. 5:22. Nesse caso ele é o Deus do qual fala o salmista quando diz:
"O próprio divino, Deus, Jeová, tem falado, e ele passa a chamar a terra desde o nascente do sol até o seu poente. O próprio Deus reluziu de Sião, a perfeição da lindeza. Nosso Deus chegará e não poderá ficar calado, diante dele devora um fogo e ao redor dele o tempo ficou extremamente tempestuoso. Ele chama os céus e a terra para executar julgamento em seu povo: ajuntai-me os que me são leais. Os que concluem meu pacto sobre um sacrifício. E os céus contam a sua justiça, porque o próprio Deus é Juiz." Sal. 50:1-6.
E outra passagem confirma o nosso argumento, veja:
"Jeová toma posição para contender e se põe de pé para sentenciar povos. O próprio Jeová entrará em julgamento com os idosos do seu povo e com os seus príncipes." Is. 3:13.
E o Espírito que inspirou a Isaías, assim revelou: "Porque Jeová é o nosso Juiz, Jeová é o nosso Legislador, Jeová é o nosso Rei; ele mesmo nos salvará." Is. 33:22. Já que, como disse Jesus, as Escrituras não podem mentir, então o que aqui é revelado se refere ao mesmo que foi revelado ao salmista e que mencionamos atrás relativos ao Salmo 50.
Outrossim, as Escrituras dizem que Jeová é o nosso Rei. E esse Rei foi anunciado por Zacarias, veja:
"Jubila grandemente, ó filha de Sião. Brada em triunfo, ó filha de Jerusalém. Eis que vem a ti o teu próprio rei. Ele é justo, sim salvo; humilde, e montado num jumento, sim, num animal plenamente desenvolvido, filho de jumenta." Zc. 9:9. E isso se cumpriu quando da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, conforme Jo. 12:15.
Ele também é o único salvador, pois disso fala as Escrituras, veja:
"Outrossim, não há salvação em nenhum outro, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos." At. 4:12.
Sendo Jesus a representação corporal de Deus Pai, então Ele é o braço de Deus, os olhos de Deus, etc. Assim, Ele, Jesus, é a mão da qual fala a Escritura que diz: E agora, Jeová, dá atenção às ameaças deles e concede aos teus escravos que persistam em falar a tua palavra com todo o denodo, ao passo que estendes a tua mão para sarar e ao passo que ocorrem sinais e portentos por intermédio do nome de teu santo servo Jesus." At. 4:30.
Podem duas pessoas ser uma só?
Mas Jesus disse que Ele e o Pai são um, e que quem o via também via o Pai. Jo. 10:30 e 14:9.
Essa unicidade tem sido questionada por aqueles que não entendem as coisas espirituais. Questionam o fato de considerarmos a Jesus como Deus, devido o próprio Jesus ter dito que o Pai era o único Deus verdadeiro. Esquecem, entretanto, ou não atentam o que falou Jesus: "Eu e o Pai somos um." Jo. 10:30. E essa unidade era tal que Ele ousou dizer que quem o via também via o Pai. Jo. 14:9.
A unicidade de Deus Pai com Jesus pode ser exemplificada do seguinte modo: uma sociedade solidária, em que cada sócio “per si” pode representá-la. Os sócios têm direitos e deveres iguais. Eles podem representá-la em qualquer situação, em juízo e fora dele. Mas para que isso possa acontecer é necessário que haja um relacionamento perfeito e confiança mútua; um sincronismo de intenções e um propósito único. E isso foi sempre demonstrado por Jesus, que nada obstante ser igual a Deus, esvaziou-se a si mesmo e tomou a forma humana, veja:
"Mantende em vós esta atitude mental que houve também em Cristo Jesus, o qual, embora existisse em forma de Deus, não deu consideração a uma usurpação, a saber, que devesse ser igual a Deus. Não, mas ele se esvaziou e assumiu a forma de escravo, vindo a ser na semelhança dos homens. Mais do que isso, quando se achou na feição de homem, humilhou-se e tornou-se obediente até a morte, sim, morte numa estaca de tortura. Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo (outro) nome, a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai." Fl. 2:7.
Negar a Jesus é fatal. Primeiro porque Ele é a luz do mundo. Jo. 8:12. Segundo, porque Ele é a vida eterna. Jo. 14:6, I Jo. 1:2 e 5:11 e 12.
Além do mais, "é a vontade do Pai que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou." Jo. 5:23.
As Escrituras estão cheias de registros de episódios nos quais Jesus é adorado, desde o seu nascimento até no céu. E ainda que alguns registros tenham sido vertidos intencionalmente como reverência em lugar de adoração, ainda assim não lhes foi possível mudar o que em muitos casos estava implícito.
É o caso da passagem de apocalipse onde diz: “Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último, e o vivente; e fiquei morto, mas, eis que vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e do Hades." Ap. 1:17, ú.parte e versículo 18. Comparemos essa citação com outra”.
"Vede agora que eu – eu é que o sou, e não há (outros) deuses comigo. Eu entrego à morte e eu vivifico. Feri seriamente, e eu – eu vou curar, e não há quem arrebata da minha mão." Dt. 32:39.
Jesus, falando a Marta, disse: “Eu Sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá (outra vez); e todo aquele que vive e exerce fé em mim nunca jamais morrerá. Crês isso?" Jo. 11:25-26.
Quem não crer em Jesus como dizem as Escrituras, jamais poderá obter a vida eterna. Porque a vida eterna está nEle.
O nome de Jesus foi eleito sobre todo nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Analise o texto:
"Seja sabido de todos vós e de todo o povo de Israel, que é no nome de Jesus Cristo, o nazareno, a quem pregastes numa estaca, mas a quem Deus levantou dentre os mortos, por esse é que este homem está aqui são em pé diante de vós. Esta é a pedra que por vós, construtores, não foi levada em conta, que se tornou a principal do ângulo. Outrossim, não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos." At. 4:12.
O anjo que apareceu ao pai de Sansão foi aquele de quem fala Isaías que seria chamado de maravilhoso, veja:
"Manoá disse então ao anjo de Jeová: “Qual é teu nome, para que certamente te honremos, quando se cumprir a tua palavra?” No entanto, o anjo de Jeová disse-lhe: “Por que é que me perguntarias assim pelo meu nome, quando ele é maravilhoso?” E Manoá passou a tomar o cabritinho e a oferta de cereais, e passou a oferece-la sobre a rocha a Jeová. E Ele fez algo dum modo maravilhoso enquanto Manoá e sua esposa olhavam. Assim, sucedeu que, ao subir a chama do altar para o céu, então o anjo de Jeová subiu na chama do altar enquanto Manoá e sua esposa olhavam. Eles se lançaram imediatamente com as suas faces por terra. E o anjo de Jeová não apareceu mais a Manoá e a sua esposa. Foi então que Manoá ficou sabendo que tinha sido o anjo de Jeová. Por conseguinte, Manoá disse à sua mulher: “Positivamente morreremos, pois temos visto a Deus. Mas a sua esposa disse-lhe:” Se Jeová tansomente se tivesse agradado de nos entregar à morte, não teria aceitado a oferta de cereais da nossa mão, e não nos teria deixado agora ouvir nada disso". Jz. 13:17-24.
Podemos ressaltar três pontos que consideramos importantes para evidenciar que esse anjo do Senhor, ou de Jeová como queiram, era o próprio Filho de Deus, e que é Deus com o Pai, veja:
Que o anjo disse ser o seu nome maravilhoso. E esse é o nome pelo qual Jesus é anunciado pelo profeta Isaías. Is. 9:6. Que Manoá perguntou pelo seu nome a fim de honrá-lo dizendo que isso faria quando se cumprisse a palavra do anjo. V. 17. E que Manoá pensou que iria morrer juntamente com a sua mulher, devido terem visto a Deus. V. 22.
Ora, como disse Jesus, a Bíblia não pode mentir. Se esse registro não estivesse de conformidade com a vontade de Deus, ou se fosse um pensamento enganoso, Deus não o teria concedido ao profeta que o registrou nos termos que está.
Quando Satanás tentou a Jesus, este lhe disse “Dito está:” Não deves por Jeová, teu Deus, à prova.”Lc. 4:12”. Satanás tentou a Jesus, que disse a Satanás que não tentasse a Jeová, donde se infere que Jesus é Jeová. E isso está bem de acordo com o texto onde diz:
“Eis que envio um anjo diante de ti para guardar-te pela estrada e para introduzir-te no lugar que preparei. Guarda-te por causa dele e obedece à sua voz. Não te comportes rebeldemente contra ele, pois não perdoará a vossa transgressão; porque meu nome está nele. No entanto, se obedeceres estritamente à sua voz e realmente fizeres tudo o que eu falar, então hei de ser hostil aos teus inimigos e hostilizarei os que te hostilizarem. Pois meu anjo irá adiante de ti e deveras te levará aos amorreus, e aos hitítas, e aos perizeus, e aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus, e eu certamente os eliminarei." Ex. 23:20-23.
Esse anjo, que a versão “Novo Mundo” diz ser um anjo, diz dele outra escritura, veja:
"Ora, não quero que sejais ignorantes, irmãos, de que os nossos antepassados estiveram todos debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, por meio da nuvem e do mar; e todos comeram a mesma comida espiritual e todos beberam a mesma bebida espiritual. Porque costumavam beber da rocha espiritual que os seguia, e essa rocha significava o Cristo." I Co. 10:1-4.
Jesus é o Anjo do Senhor, ou a representação corpórea de Deus. E sendo um com Deus, logo é Deus, portanto.
Ainda outro texto fala dessa unidade e igualdade, veja:
"Acautelai-vos: talvez haja alguém que nos leve embora como presa sua, por intermédio de filosófica e de vão engano, segundo a tradição de homens, segundo as coisas elementares do mundo e não segundo Cristo; porque é nele que mora corporalmente toda a plenitude da qualidade divina." Cl. 2:8-9.
Outrossim, ainda quando Jesus foi tentado por Satanás, veja o que houve:
"Novamente, o Diabo levou-o a um monte extraordinariamente alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e disse-lhe: ”Todas estas coisas te darei, se te prostrares e me fizeres um ato de adoração”. Jesus disse-lhe então: Vai-te, Satanás! Pois está escrito: “É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado." Mt. 4:8-10.
E ainda com relação ao Filho, diz o Espírito Santo pelo missivista aos Hebreus:
"Deus, que há muito, em muitas ocasiões e de muitos modos, falou aos nossos antepassados por intermédio dos profetas, no fim destes dias nos falou por intermédio dum Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas. Ele é o reflexo da sua glória e a representação exata do seu próprio ser, e sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder, e, depois de ter feito uma purificação pelos nossos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas. De modo que ele se tornou melhor do que os anjos, a ponto de ter herdado um nome mais excelente do que o deles. Por exemplo, a qual dos anjos disse ele alguma vez: “Tu és meu filho; hoje eu me tornei teu pai?” E, novamente: “Eu é que me tornarei seu pai e ele é que se tornará meu filho?” Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada, ele diz: “E todos os anjos de Deus lhe prestem homenagem”.Também, com referência aos anjos, ele diz: “E ele faz os seus anjos espíritos e os seus servidores públicos, chama de fogo”.Mas, com referência ao Filho: “Deus é o teu trono para todo o sempre, e o cetro do teu reino é o cetro da retidão”. Amaste a justiça e odiaste o que é contra a lei. É por isso que Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de exultação mais do que a teus associados. E: “Tu, ó Senhor, lançaste no princípio os alicerces da própria terra, e os céus são obras das tuas mãos. Eles é que perecerão, mas tu é que hás de permanecer continuamente; e todos eles envelhecerão qual roupa exterior, e tu os enrolarás assim como a uma capa, como a uma roupa exterior; e eles serão mudados, mas tu és o mesmo, e os teus anos nunca se acabarão”. Mas, com referência a qual dos anjos disse ele alguma vez: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés?” Não são todos eles espíritos para serviço público, enviados para ministrar aos que hão de herdar a salvação?" Hb. 1:1-14.
Apesar de esse texto ser espúrio, vamos analisá-lo sem alterá-lo a grafia, tansomente evidenciando aquilo que está implícito nele.
Nada obstante o vocábulo filho estar precedido da palavra dum, como que a sugerir que ele é como um outro filho de Deus, grafaram filho com letra maiúscula, dando-lhe distinção de nome próprio. No mesmo texto, que sublinhamos logo no início, diz: “a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas”. Aqui além de terem distinguido o Filho como herdeiro de tudo, também diz que ele fez os sistemas de coisas, dando-lhe primazia de criador.
Por conseguinte, no texto que se segue a isso, é dito: “Ele é o reflexo da sua glória e a representação exata do seu próprio ser, e sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder”.
Assim, o Filho é o reflexo da glória do Pai, bem como a representação exata do próprio Pai. Logo ele é igual ao Pai.
E mais: "E sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder."
Nesse ponto essa tradução comete o mesmo erro que as versões de João Ferreira de Almeida, da Sociedade Bíblica do Brasil. Segundo a hermenêutica, ciência da interpretação das escrituras antigas, a interpretação de um documento ou escritura antiga, se faz analisando-o como um todo, e inferindo dos demais textos. Portanto vamos provar porque afirmamos que o texto está vertido de forma errada, veja:
Adiante diz: “Porque a palavra de Deus é viva e exerce poder, e é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e da sua medula, e é capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração. E não há criação que não esteja manifesta à sua vista, mas todas as coisas estão nuas e abertamente expostas aos olhos daquele com quem temos uma prestação de contas." Hb. 4:12 e 13”.
Então o poder emana da palavra, e não a palavra do poder. E essa palavra é aquele por quem ela opera desde o princípio, e de quem diz o Espírito Santo por João: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era um deus." Jo. 1:1”.
E falando ainda o Espírito Santo, diz na epístola por João:
"Quem é que vence o mundo senão aquele que tem fé em que Jesus é o Filho de Deus? É este quem veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não apenas com água, mas com a água e com o sangue. E é o espírito que está dando testemunho, porque o espírito é a verdade. Porque são três os que dão testemunho: o espírito, e a água, e o sangue, e os três estão de acordo." I Jo. 5:5-8.
Todas as vezes que os profetas recebiam as mensagens de Deus, e que deveriam ser registradas para a posteridade, eles sempre diziam: "Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo. . ."
Por conseguinte, numa das vezes em que Jesus anunciou a vinda do Espírito Santo, ele disse:
"Ainda tenho muitas coisas para vos dizer, mas não sois atualmente capazes de suportá-las. No entanto, quando esse chegar, o espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade, pois não falará de seu próprio impulso, mas falará as coisas que ouvir e vos declarará as coisas vindouras. Esse me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo declarará." Jo. 16:12-14.
Sendo Jesus a verdade, conforme Jo. 14:6, então o Espírito Santo é o espírito de Jesus, e é a verdade também. Pois Deus é espírito, conforme Jo. 4:24. E como pode existir um espírito dentro de outro espírito?
Portanto, adore a Jesus como Deus, porque, fazendo isso, você estará adorando ao Pai, porque aprouve ao Pai honrar ao Filho. Quem não honra o filho também não honra ao Pai que o enviou para salvar o mundo, e que o elegeu como juiz de vivos e de mortos.
Obs.: Este trabalho tem o objetivo de comprovar pela bíblia que Jesus é Deus. Outros artigos fazem parte do trabalho. São eles:
O corpo de Deus: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/605192
Jesus, o Senhor dos Exércitos: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/603673
É Jesus o Deus Todo Poderoso?: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/603649
O Anjo do Senhor: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/605190
Jesus é Deus?: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/603645
E todos já postados aqui.
Oli Prestes
Missionário