Os sete pecados capitais, 5 - GULA - Dudu

OS SETE PECADOS CAPITAIS, 5 – GULA – DUDU
Miguel Carqueija


A gula é o apetite imoderado pelos prazeres sensíveis. Contígua à gula propriamente (comer demais e com sofreguidão, adquirindo inclusive obesidade) está o alcoolismo, o vício das drogas, do cigarro... o indivíduo guloso quer sempre consumir alguma coisa que lhe dê prazer sensível, a começar pelo prazer da língua, do estômago.
O apetite desregrado – as pessoas que, em vez de comer para viver, vivem para comer – leva ao acumulo de gordura no organismo, com suas consequências: colesterol, pressão alta, coração sobrecarregado etc. E é triste constatar como, apesar da pobreza de nosso povo, existem hoje tantas crianças obesas, eis que elas se acostumaram (sem que os pais consigam orientar melhor, por já não terem autoridade) a comer e beber besteiras: doces, sorvetes, frituras, salgados de bar, refrigerantes, chocolates.
Li uma vez numa HQ de jornal uma situação emblemática: o garoto de uns 10 anos, querendo comer doces fora de hora, diante da tentativa de proibição da mãe, disse para ela: “Você não obedecia a sua mãe (avó dele) quando tinha a minha idade!” Ao que ela replicou: “De onde você tirou isso?” E o pestinha respondeu: “Eu li no seu blog!”
Bem, diante desse descalabro revelado, ela não teve mais resposta... e ele foi se encher de chocolates.
Dudu (no original, Wimpy) é um personagem criado por Elzie Segar, cartunista norte-americano, dentro das tiras do “Thimby Theater” surgidas em 1919 e onde já apareciam Olívia Palito, seu irmão Castor e outras figuras, antes que surgisse o Popeye em 1929 e se tornasse o principal elemento.
Dudu tornou-se então um inseparável amigo do marinheiro do espinafre. Dudu é um intelectual parasita, que come incessantemente hamburgueses atrás de hamburgueses, e seu estômago não parece ter fundo. Come também galinhas assadas e outras comidas gulosas que estejam a seu alcance, embora sempre prefira o sanduíche hamburguês (pão com carne assada). Por comida chega a esquecer a lealdade para com os amigos. É gordo, relaxado, fleumático, e sabe mais coisas que o Popeye, embora nunca o mostrem lendo livros.
É um típico caso de GULA.

Rio de Janeiro, 5 de julho de 2017.