VIDA COMUNITÁRIA NA COMUNIDADE FILHOS DO CÉU - LEITURA BÍBLICA DIÁRIA

A) Leitura Bíblica Diária

A leitura, a meditação, a contemplação e a oração sobre a palavra de Deus, especialmente sobre o Novo Testamento, são maneiras de crescer no conhecimento, na fé, no amor e na experiência pessoal de Jesus ressuscitado.

A PALAVRA DE DEUS

A palavra de Deus é o caminho perfeito para a edificação de um mundo novo. O silêncio na contemplação é capaz de evolucionar qualquer coisa neste mundo. Enfim, não é preciso pegar as armas para mudar o que já está estabelecido.

A força e o poder da palavra são capazes de derrubar qualquer coisa que já esteja introduzida pelos poderes temporais e passageiros. Nada é eterno, tudo passa, somente Deus e suas palavras são proféticas de amor, fé e transformação jamais passarão.

"Deus é amor. Quantas vezes já ouvimos isto? Suspeitamos que está na Bíblia ( e está - João 4,8), mas tornou-se um dito tão comum que até mesmo alguns cristãos duvidariam de sua origem Bíblica.

Pense nisto: qual o significado de, apenas, Deus é amor?

Que impacto isto tem em nossa vida?

Qual o significado do amor de Deus nos nossos relacionamentos?

Experimente com os mais próximos (consagrados e filhos da comunidade). E como esta influencia deveria mudar nosso comportamento?

Que significado tem quanto a nossa preocupação de indiferença quanto ao pobre, drogado, alcoólatra, idoso, doente e sofredor?

São boas perguntas, mas antes de responder, procure entender a natureza do amor de Deus, como Ele transmite esse amor, lendo assiduamente a palavra de Deus.

Para nós consagrados, é vital viver e compreender o poder e a presença de Deus em nossa vida. Deus quer que o adoremos como trindade, reconhecendo a existência das três pessoas de um único Deus e do desempenho de cada pessoa para levar-nos à plenitude da vida. Deus quer também que o poder e a presença do Espírito Santo seja nossa experiência pessoal diária.

Lendo a Bíblia, tomaremos conhecimento de tudo isto. Uma semente boa surgirá em nosso coração. Com certeza dará bons frutos. O mundo será melhor".

BÍBLIA – FONTE DE VIDA

Para firmar a importância da Bíblia na vida da Comunidade quero contar um pouco daquilo que aprendi na catequese, nas reuniões de grupo de jovens em minha adolescência, na convivência com alguns amigos padres e em livros que li.

Falar sobre a Bíblia para mim é bom e gostoso porque desde criança sempre tive contato com a palavra de Deus na minha vida. Desde cedo descobri que a Palavra de Deus que encontramos na Bíblia é a História da Salvação cujos protagonistas são Deus e seu povo. Às vezes é Deus que fala e outras vezes o seu povo como um todo ou algumas pessoas escolhidas para uma missão determinada a serviço do mesmo povo.

“Na Bíblia, não encontramos somente palavras, mas muitas vezes gestos, situações humanas que as pessoas vivem, situações do povo: alegrias, tristezas, vitórias, derrotas, fome, seca, exílio, esterilidade, fertilidade etc.

Nestas situações pessoais ou comunitárias vemos como Deus e a humanidade se expressam de diferentes modos: com agradecimento ou pedido, com alegria ou tristeza, com louvor ou lágrimas, com humildade ou soberba, com raiva e com amor.

A divisão da Bíblia foi feita no ano de 1250, pelo Cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras. A divisão em versículos foi feita em duas etapas.

O Antigo Testamento em 1945, pelo Rabi Natha; o Novo Testamento em 1551, por Robert Stevens, um imprensor de Paris. Stevens publicou a primeira Bíblia (Vulgata Latina) dividida em capítulos e versículos em 1555.

O Antigo Testamento tem 929 capítulos e 23.214 versículos.

O Novo Testamento tem 260 capítulos e 7.959 versículos.

A Bíblia toda tem 1.189 capítulos e 31.173 versículos. O maior capítulo é o Salmo 119, e o menor é o Salmo 117.O maior versículo está em Ester 8,9 e o menor em Êxodo 20,13 ;ou Lucas 20,30 ou João 11,15, conforme a tradução.

Há na Bíblia 8.000 menções de Deus sob vários nomes divinos e 177 menções do diabo, sob vários nomes. A vinda do Senhor Jesus é referida direta e indiretamente 1.845 vezes, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.

O capítulo 19 de II Reis é idêntico ao 37 de Isaías. As traduções da Bíblia até 1984, atingiram a 1.796 línguas e dialetos. Restavam ainda cerca de 1.000 línguas que ela precisava ser traduzida. O versículo central da Bíblia está em João 3,16.”

Painho
Enviado por Painho em 04/07/2017
Código do texto: T6045116
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.