Devocional: Isaías 18

"Vão, ágeis mensageiros, a um povo alto e de pele macia..."

O autor descreve Cuxe (Etiópia) de uma forma única, diferente de outros povos que são descritos ao longo do livro, destacando o temor que esse País despertava nas nações que estavam perto ou longe.

Mas ao mesmo tempo em que se traz essa descrição Deus indica que, apesar de estar até então apenas "olhando quieto" para aquele povo, logo virá uma ação inesperada do próprio SENHOR contra os etíopes. Antes mesmo que chegue a colheita os frutos serão colhidos e entregues às aves de rapina e animais selvagens (v. 6).

Embora o cenário para a Etiópia pareça ser desesperançoso, o autor não termina o capítulo sem dizer, da mesma forma poética do restante do texto, que virá o tempo em que esse mesmo povo trará dádivas ao SENHOR.

Isso me faz lembrar da conturbada situação que vive a Etiópia dos nossos dias, princialmente a tremenda prova que muitos cristãos têm suportado. Mas esses mesmos servos de Deus que hoje sofrem nesse país me lembram as dádivas que Isaías previu que seriam oferecidas ao SENHOR no seu santo monte! Louvado seja sempre Seu nome!