DETERMINAÇÕES DO CONSAGRADO DA COMUNIDADE FILHOS DO CÉU
Em sua busca cotidiana pelo aperfeiçoamento de sua vocação, o consagrado deverá observar certas determinações pessoais:
a)Libertação: De tudo o que neste mundo é injusto, indigno, opressor, diabólico. O consagrado combaterá contra o sofrimento que alguns impigem a outros. Mesmo acolhendo o pecador, deverá sempre ser capaz de indignar-se contra o mal. A indignação se alia á coragem na luta pela justiça.
b)Sobriedade: Pode dispensar o status artificial comandado pela sociedade de consumo. Pode conservar-se livre frente á propaganda, ás necessidades artificiais, ás posições duvidosas, á vontade de ter o que é melhor. Será um homem livre segundo os pobres de espírito.
c)Diálogo: No exercício da autoridade e no relacionamento. Todo o poder será um serviço. Diante de Jesus, diante dos irmãos ninguém merece desprezo, mas todos podem ser acolhidos, compreendidos, ensinados. Com todos, até mesmo com os maus, o membro da comunidade pode manter um diálogo amistoso, ás vezes firme.
d)Esperança: Em qualquer situação da vida é preciso acreditar que tudo pode ser mudado e transformado. A esperança fará brotar energias novas para a ação.
e)Paciência: Saber que a vida é lenta, que é necessário sustentar a paz com perseverança, recomeçar mesmo quando errar. Aprender a paz através da cruz.
Os Consagrados da Comunidade Filhos do Céu além de manifestar civil e legalmente esta consagração, os membros da Comunidade, assinam um termo de adesão como sócio da Sociedade Educacional, Cultural e Assistencial de Oração e Vida Sagrada Família dos Filhos do Céu, conforme a Lei 9.608/98, sobre o serviço voluntário e segundo o Estatuto Social da Entidade.
Como consagrado da Comunidade Filhos do Céu, o membro passa a viver em uma de nossas casas da comunidade, tendo tudo em comum e comprometendo-se em obedecer ao Estatuto Social e o Regimento Interno”.