JESUS, O SENHOR DOS EXÉRCITOS.

Segundo as Escrituras e conforme o que falou Jesus, o Pai a ninguém julga, mas ao Filho deu todo o julgamento. Jo. 5:22.

Pelas Escrituras sabemos ainda que Jesus é um com o Pai; que Ele é o Senhor; que Ele é Rei; que ele é o Anjo do Senhor; que Ele é o Deus Todo Poderoso; que Ele é o Eu Sou; e que Ele também é todos os outros adjetivos e nomes de Deus, como: Jeovah Jireh, Jeovah Rafhá, Jeovah Nissi, Jeovah Shalon, Jeovah El Shaddai, Jeovah Adonay, além de ser o Senhor dos Exércitos.

Ao lermos as Escrituras e depararmos com o vocábulo Deus, ocorre-nos logo a idéia de Deus Pai. Só temos melhor consciência do Deus Filho a partir das revelações dadas ao profeta Isaías e das revelações relativas ao seu nascimento, e, depois disso, nos registros atinentes a sua vida e ministério registrado por Mateus, Marcos, Lucas e João.

Entretanto, comparando as Escrituras Antigas à luz do que os homens convencionaram nomear de “Novo Testamento”, ou este à luz daquelas, concluímos que já que tudo foi feito por Ele e para Ele, o que de Deus se fala, de Jesus se fala. Ainda que naquele tempo Ele não tivesse alguns epítetos mencionados no “Novo Testamento”.

No trabalho intitulado “A Deidade de Jesus” falamos sobejamente sobre ser Jesus Deus, e dissemos que foi ele que apareceu a Moisés na sarça ardente.

Agora vamos mostrar que Jesus é O Senhor dos Exércitos, e que dele também são todos os demais nomes pelos quais Ele se apresentou aos seus servos no passado.

O mesmo Deus que apareceu a Moisés e que lhe deu orientação de como proceder para retirar o seu povo do Egito, também se foi dando a conhecer a Moisés. Assim, Ele logo depois que lhe apareceu na sarça ardente, também lhe foi falando, bem como a seu irmão Arão, a quem mandou que saísse ao encontro de Moisés quando este voltava de Midiã.

Após Moisés e Arão terem feito diante dos anciãos de Israel os sinais que o Senhor lhes mandou que fizessem, e terem comparecido diante de Faraó para que este deixasse que o povo fosse oferecer sacrifícios ao Senhor, este falou outra vez a Moisés e disse-lhe: "Eu Sou Jeová. Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus Todo Poderoso; mas pelo meu nome Jeová, não lhes fui conhecido." Êx. 6:2 e 3.

Deus tem a sua maneira própria de se manifestar; Ele já havia falado a Abraão, Isaque e Jacó, falando-lhes de diversas maneiras: dos céus, em visões e em sonhos. Falou a Moisés na sarça; amedrontou-o numa estalagem quando Moisés voltava de Midiã para o Egito, devido um de seus filhos ainda não ter sido circuncidado, por objeção de Zípora, possivelmente. Êx. 4:24. Falou a Arão para que saísse ao encontro de Moisés, Êx. 4:14; ainda que a Escritura não diga como, se em sonhos, visões, etc. Provavelmente não teve o aparato manifesto a Moisés em Midiã.

Dizem-nos as Escrituras que Deus é o único que opera maravilhas, Sl. 72:18. Nesse caso Ele é Maravilhoso. E com esse nome é anunciado Jesus pelo profeta Isaías. Veja:

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." Is. 9:6.

Deus já havia aparecido a Moisés na sarça, e Moisés temeu olhar para Ele, quando da sarça Ele lhe falou. Mas Moisés queria ver a Deus. Ele não estava satisfeito apenas em ouvir a Sua voz e ver as maravilhas que Ele operava. É a curiosidade natural do homem, que deseja ver para saber como é. Então Moisés pediu a Deus que se mostrasse para ele. E Deus, que conhece tudo, sabendo da dúvida de Moisés, providenciou para que ele O visse. Mas não somente na forma branda e singela em que Ele vinha se manifestando. Deus avisou a Moisés que ninguém podia ver a sua face e viver. Assim, quando Moisés lhe pediu para que o Senhor lhe mostrasse a Sua glória, Deus lhe disse: "Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer." E disse mais: "Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver." Disse mais o Senhor: "Eis aqui um lugar junto a mim; aqui, sobre a penha, te porás. E quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da rocha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu tenha passado. Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; porém a minha face não se verá." Êx. 33:18-23.

"Disse mais o Senhor a Moisés: lavra duas tábuas de pedra como as primeiras; e eu escreverei nelas as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste. Prepara-te para amanhã, e pela manhã sobe ao monte Sinai, e apresenta-te a mim ali no cume do monte. O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová. Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que usas de beneficência com milhares; que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração. Então Moisés se apressou a inclinar-se à terra, e adorou." Êx. 34:1 e 2, e 5 a 8.

Apesar de Deus já se ter manifestado de forma assustadora quando Ele deu a Sua Lei ao povo de Israel, que O ouviu falar das nuvens, e Moisés já ter visto a Sua manifestação de forma terrível quando Ele desceu ao monte Sinai e lhe deu as primeiras tábuas, ainda assim ele queria vê-Lo.

Deus usou de um estratagema para se mostrar a Moisés.

Diz Jeremias que ninguém pode se achegar a Deus se não for por Ele mesmo. E Jesus disse: "Ninguém pode vir a mim se o Pai não trouxer." Jo. 6:44 e 65. E: "Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém pode vir ao Pai, se não for por mim." Jo. 14:6.

Parece complicado. Ninguém pode vir ao Filho se o Pai não o trouxer. E ninguém pode ir ao Pai se não pelo Filho.

Assim, Moisés foi colocado sobre a penha (rocha), tendo a mão do Senhor sobre si. O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová.

Como já vimos anteriormente, Jesus é o Anjo do Senhor, em quem está o nome de Deus, e que é Deus com o Pai. Assim, foi ele que desceu numa nuvem, e se pôs junto a Moisés, e proclamou o nome Jeová.

Quando o Pai passou, o Filho proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade, etc.

Quando o Senhor apareceu a Josué, este o adorou e perguntou o que Ele lhe dizia; ao que o Senhor respondeu: "Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo." E Josué assim fez. Esse mesmo procedimento ordenou o Senhor a Moisés ao aparecer-lhe na sarça.

A Josué disse que Ele vinha como Príncipe do Exército do Senhor. Js. 5:14.

Sendo Ele um com o Pai, tudo que está com o Pai é dEle; pois por Ele e para Ele existem todas as coisas. Ele até do Sábado é Senhor; fazendo saber que o Sábado fora feito por Ele; que Ele é o Senhor do Exército do Senhor, sendo assim o Senhor dos Exércitos.

E isto está patente nas sagradas Escrituras. Confira!

"Pois quem no firmamento se pode igualar ao Senhor? Quem entre os filhos de Deus é semelhante ao Senhor, um Deus sobremodo tremendo na assembleia dos santos, e temível mais do que todos os que estão ao seu redor?" Sl. 89:6 e 7.

Vemos nessa citação bíblica referência a dois deuses: Um que é Pai, pois tem filhos; e outro a quem o salmista chama de Senhor e também de Deus tremendo. E isso de maneira clara e inequívoca.

Conforme o que fora profetizado por Isaías, anunciando a vinda de Jesus, o Messias, Ele reinaria com justiça. Logo Ele é Rei, veja.

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do Seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no Seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isso." Is. 9:6 e 7.

Sendo Ele o Rei de Israel, Ele é também o Senhor dos Exércitos, veja.

"Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu Sou o primeiro, e eu Sou o último, e fora de mim não há Deus." Is. 44:6.

O profeta Zacarias profetizando sobre a vinda de Jesus, assim falou:

"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta." Zc. 9:9.

E se cumprindo a profecia, registra João: "Não temas ó filha de Sião; eis que vem o teu Rei, montado sobre o filho de uma jumenta." Jo. 12:15.

Quando Pilatos perguntou a Jesus se Ele era o rei dos judeus, respondeu-lhe Jesus: "O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui.

Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade." Jo. 18:33, 36 e 37.

Isaías falou assim dEle: "Apresentai a vossa demanda, diz o Senhor; trazei as vossas firmes razões, diz o Rei de Jacó. Is. 41:21. Eu Sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei." Is. 43:15.

E o salmista, entre as muitas passagens que o exalta: "O Senhor é Rei sempre e eternamente; da sua terra perecerão as nações." Sl. 10:16. E mais: "És Rei poderoso que amas a justiça; estabeleces a equidade, executas juízo e justiça em Jacó." Sl. 99:4. E mais: "O Senhor reina, regozije-se a terra; alegrem-se as numerosas ilhas. E mais adiante ele diz: Pois, tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo exaltado acima de todos os deuses." Sl. 97:1 e 9. O salmista diz ainda que Ele é Deus: "Sabei que o Senhor é Deus! Foi Ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto." Sl. 100:3.

Sendo Jesus o Senhor dos Exércitos, Ele também é o Rei da glória, veja.

"Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória? Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos exércitos; ele é o Rei da Glória." Sl. 24:7-10; I Co. 2:8.

Davi, profetizando sobre o Messias, é usado pelo Pai para falar do Filho, veja:

"Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? Os reis da terra se levantam contra o Senhor e o seu ungido, dizendo: rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os confundirá, dizendo: Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte. Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão. Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra. Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurado todos aqueles que nele confiam." Salmo dois.

Veja como se expressa o salmista a respeito desse Rei constituído pelo Pai: "Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro." Sl. 5:2.

Num dos salmos dos filhos de Coré, assim eles salmodiam:

"Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira, sim, desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu." Sl. 84:1-3.

Já que o Pai a ninguém julga, mas deu todo o julgamento ao Filho, sendo Ele, portanto, o Juiz, considere o que diz no Salmo 50:

"O Poderoso, o Senhor Deus, fala e convoca a terra desde o nascer do sol até o seu ocaso. Desde Sião, a perfeição da formosura, Deus resplandece. O nosso Deus vem, e não guarda silêncio; diante dele há um fogo devorador, e grande tormenta ao seu redor. Ele intima os altos céus e a terra, para julgamento do seu povo: Congregai os meus santos, aqueles que fizeram comigo um pacto por meio de sacrifícios. Os céus proclamam a justiça dele, pois Deus mesmo é o juiz. Ouve, povo meu, e eu falarei; ouve, ó Israel, e eu te protestarei: Eu Sou Deus, o teu Deus." Sl. 50:1-7.

E ainda: "Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado. Ele julgará os povos com retidão. Exulte o campo, e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade." Sl. 96:10, 12 e 13.

E mais: "Brame o mar e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam; batam palmas os rios; à uma regozijem-se os montes diante do Senhor, porque vem julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e os povos com equidade." Sl. 98:7-9.

"E embriagarei os seus príncipes, e os seus sábios, e os seus capitães, e os seus magistrados, e os seus valentes; e dormirão um sono perpétuo, e não acordarão, diz o Rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos." Is. 51:57.

"Damos-te graça, ó Deus, damos-te graças, pois o teu nome está perto; os que invocam o teu nome anunciam as tuas maravilhas. Quando chegar o tempo determinado, julgarei retamente. Mas Deus é o que julga; a um abate, e a outro exalta. Sl. 75:2 e 7. Conhecido é Deus em Judá; grande é o seu nome em Israel. Em Salém está a sua tenda, e a sua morada em Sião. Glorioso és tu, mais majestoso do que os montes eternos. À tua repreensão, ó Deus de Jacó, cavaleiros e cavalos ficaram estirados sem sentidos. Tu, sim, tu és tremendo; e quem subsistirá à tua vista, quando te irares? Desde o céu fizeste ouvir o teu juízo; a terra tremeu e se aquietou, quando Deus se levantou para julgar, para salvar a todos os mansos da terra." Sl. 76:1-3, 6-9. "Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e exultarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo; porquanto os meus inimigos retrocedem, caem e perecem diante de ti. Sustentaste o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente. Mas o Senhor está entronizado para sempre; preparou o seu trono para exercer o juízo. Ele mesmo julga o mundo com justiça; julga os povos com equidade." Sl. 9:1-4, 7 e 8.

Comparando o que Jesus falou quando disse: “vós me chamais Senhor e mestre, e dizeis bem, porque eu o sou”, e: “ora, se eu, o Senhor e mestre... Jo. 13:13 e 14, p.parte, com o livro de Salmos, se verá que o Senhor ali mencionado é o Senhor Jesus, o Cristo.

Falando do Pai e de seu Filho, disse o Espírito pelo salmista inspiradamente: "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés." Sl. 110:1. Se Davi o chama de Senhor, logo Davi se considera seu servo. E se existe um só senhor, como diz Paulo aos Efésios (Ef. 4:5), e que esse Senhor é Jesus, o Cristo (I Co. 8:6), logo não há como negar que o Senhor de Davi é o Cristo, cantado, exaltado, testemunhado e glorificado no livro de salmos.

Assim, vamos colocar entre parêntesis o nome do Senhor Jesus Cristo a seguir da palavra Senhor, para reforçarmos isso.

Ó Senhor (Jesus, o Cristo), Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor (Jesus, o Cristo), Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor (Jesus, o Cristo), com a tua fidelidade ao redor de ti? Tu dominas o ímpeto do mar; quando as suas ondas se levantam, tu a fazes aquietar. Tu abateste a Raabe como se fora ferida de morte; com o teu braço poderoso espalhaste os teus inimigos. Sl. 89:8 a 10. E o verso seguinte confirma isso. Lá diz: "São teus os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste. Norte e Sul tu os criaste; o Tabor e o Hermon regozijam-se em teu nome." Sl. 89:11 e 12.

E ainda: "Porque o Senhor (Jesus, o Cristo) é o nosso escudo, e o santo de Israel é o nosso Rei." Sl. 89:18.

Disse João: "No princípio era o verbo, o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez." Jo. 1:1-3.

Há quem não entendendo isso desconfie de que haja erro ou engano nessa citação escrita por João. Não, não há!

Se alguém duvidar duvide de si mesmo, da sua situação espiritual. Porque diz-nos as Escrituras que o homem natural não entende as coisas espirituais; mas o homem espiritual discerne tudo, e por ninguém é ele discernido. I Co. 2:14 e 15.

Existe quem se refira as “Escrituras Antigas” e negue a nova, e quem diga que apenas o “Novo Testamento” (a parte das Escrituras que convencionaram assim chamar) está em vigor, e pretenda abolir a velha, ou aquilo que convencionaram chamar de “Velho Testamento”. E busquem argumentos nas Escrituras Antigas e também nas mais recentes para justificar as suas proposições. As Escrituras são uma só. Os homens é que chamam de velho e de novo. E são eles que continuam querendo separar um do outro e invalidar um e outro.

E como as Escrituras são uma só, veja o que fala as antigas, já que a nova diz que o verbo é Deus, e que tudo foi feito por Ele (Jesus), e nada do que foi feito se faria sem Ele:

"Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos. Eu é que fiz a terra, e nela criei o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todo o seu exército dei as minhas ordens." Is. 45:11 e 12.

"Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu Sou o Senhor e não há outro." Is. 45:18.

E as passagens seguintes também referem-se ao mesmo Deus: Jesus.

"Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, tu que estás sentado sobre os querubins; tu, só tu, és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra." Is. 37:16.

"Seu é o mar, pois Ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca. Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Porque Ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz. Oxalá que hoje ouvisses a sua voz." Sl. 95:5-7.

"Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus." Sl. 96:5.

"Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste." Sl. 8:3.

"Portanto assim te farei, ó Israel, e porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Porque é Ele o que forma os montes. E cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e anda sobre os lugares altos da terra: o Senhor, o Deus dos Exércitos é o seu nome." Am. 4:12 e 13.

Sendo Jesus o Verbo de Deus pelo qual foram feitas todas as coisas, portanto, aquele que o formou, então Ele é o Santo de Israel, conforme o Salmo 45:11 e 12. Assim, Ele é aquele de quem fala o profeta Isaías:

"E acontecerá naquele dia que o resto de Israel, e os que estiverem escapado da casa de Jacó, nunca mais se estribarão sobre aquele que os feriu. Antes se estribarão lealmente sobre o Senhor, o Santo de Israel." Is. 10:20.

E como Jesus é o Santo de Israel, foi contra Ele que Senaqueribe, rei da Síria, alçou a voz e ergueu os olhos, e blasfemou. Is. 37:23. Assim, sendo ele o Santo de Israel, Ele também é o Deus vivo. Pois assim relata o profeta Isaías a oração do rei Ezequias:

"Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele mandou para afrontar o Deus vivo." Is. 31:17.

E a resposta do Senhor pelo profeta ratifica a nossa afirmação:

"A quem afrontaste e de quem blasfemaste? Contra quem alçaste a voz e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Santo de Israel." Is. 37:23.

Jesus é chamado de Deus no “Novo Testamento” também, veja:

"Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer." Jo. 1:18. Outra vez o Espírito Santo chama de Deus ao Filho.

E não só no novo é ele citado como Deus explicitamente. Mas desde que Ele fora anunciado no velho assim Ele já era chamado, veja:

"Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus." Is. 40:3.

O salmista menciona dois deuses em outra passagem bíblica, veja:

O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade. Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros." Sl. 45:6 e 7.

Jeremias, inspiradamente, falou: "Não é semelhante a estes a porção de Jacó; porque ele é o criador de todas as coisas, e Israel é a vara da sua herança: Senhor dos Exércitos é o seu nome." Jr. 10:16 e 51:19.

Obs.: Este trabalho tem o objetivo de comprovar pela bíblia que Jesus é Deus. Outros artigos fazem parte do trabalho. São eles:

Jesus é Deus!?

O corpo de Deus

É Jesus o Deus Todo Poderoso?

O Anjo do Senhor

A deidade de Jesus pela escritura “Tradução Novo Mundo”