FORMAÇÃO NA COMUNIDADE FILHOS DO CÉU

Formação Específica

A formação específica tem a duração mínima de 2 (dois) anos, sob a responsabilidade de um formador designado para esta função. Durante este tempo, que é igual tanto para os filhos e filhas como para os vocacionados que não viveram em nossas casas, o postulante passa por um processo formativo e, aos poucos passa a assumir responsabilidades e funções específicas, conforme discernimento da comunidade formadora do Recanto.

Todos os vocacionados precisam passar pelas distintas fases do processo e obedecer às normas de cada casa como se fosse um dependente químico. É preciso fazer-se igual. Jesus, para salvar a humanidade, se fez homem em tudo, menos no pecado. O mesmo precisa acontecer com todos os postulantes. Desta forma, se o postulante nunca viveu em nossa casa deverá respeitar os seis primeiros meses sem sair do recanto, como solidariedade efetiva e aprendizado.

Durante o tempo de formação específica alguns textos precisam ser estudados, aprofundados, partilhados e vividos, especialmente os seguintes documentos:

• Livro Viver Comunidade – Texto inspirador que contem nossa Regra de Vida elaborado e escrito pelo Painho

( Afonso Silva ), nosso fundador.

• Estatuto Social - Normas da Sociedade Civil onde conhecemos juridicamente nossos direitos, deveres, objetivos e organização.

• Sagrada Escritura – É necessário aprofundar cada vez mais a mística do acolhimento, especialmente o tocante a ação de Jesus e seu jeito de ser e amar. Para isso é fundamental ler, estudar, rezar e aprofundar os textos da Sagrada Escritura.

• Vida de Santos – É necessário conhecer a vida dos Santos de Deus, que são aqueles que, alcançando uma vitória sobre o demônio, o mundo e a carne, e praticando as virtudes em grau heroico, alcançaram a eterna bem-aventurança. São modelos de vida em Cristo, e pelo seu testemunho são nossos intercessores junto a Deus.

• Catecismo da Igreja Católica – Conhecer e saber que o catecismo é uma exposição da fé católica e da doutrina da Igreja Católica, fiel e iluminado pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja.

• Documentos da Igreja – Para aprender a doutrina da Igreja com profundidade, faz-se necessário, pois, estudar seus documentos.

OS ESTÁGIOS

Todos os postulantes, após o tempo de formação específica, deverão fazer um estágio mínimo, previamente determinado, em uma de nossas casas. O estágio é um tempo privilegiado de aprofundamento prático do carisma. Neste tempo o postulante, em conformidade com o Regimento Interno e com a Comunidade Local, assume funções de consagrado. É um tempo de prática. Segundo as características de cada casa, o postulante pode assumir neste período, e por tempo limitado, a função de substituir um (a) consagrado (a). Cabe aos consagrados de cada casa apresentar os estagiários e elencar diante de toda a comunidade suas funções e o grau de participação.

Terminado o tempo de estágio o postulante pode fazer formalmente seu pedido de consagração. Isto não significa que a consagração acontecerá como algo automático. Não é porque terminou o estágio que já poderá ser consagrado. Para a consagração é necessário ter sido aprovado pela maioria dos consagrados que acompanharam seu processo formativo, bem como o período em que esteve em estágio. Antes da aprovação, cada consagrado deverá se manifestar.

A aprovação para consagração caberá ao Superior Geral da Comunidade Filhos do Céu ( Presidente ), a partir destas manifestações, juntamente com o parecer dos respectivos formadores, e a Consagração se realizará na festa máxima da comunidade ( 22 de Janeiro ) onde todos renovarão seus votos.

4. CONSAGRAÇÂO

Para a consagração exige-se a idade mínima de dezoito anos completos. Antes de sua admissão como consagrado (a) na comunidade, o (a) postulante deverá fazer um pedido, por escrito, manifestando seu desejo, sua liberdade e o conhecimento de nossa regra de vida e de nossos estatutos. Na mesma celebração pública da consagração, o(a) postulante assina um documento, segundo o Estatuto Social, assumindo a função de voluntário (a) da Comunidade Filhos do Céu.

Painho
Enviado por Painho em 20/06/2017
Código do texto: T6032370
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.