O RECANTO DA COMUNIDADE FILHOS DO CÉU
O Recanto
O Recanto da Associação Civil, Filantrópica, Educacional e Assistencial de Oração e Vida Sagrada Família dos Filhos do Céu, possui um espaço suficiente para jardins, canteiros, hortas, viveiro de frangos, canil e área esportiva.
O objetivo principal destas atividades, além da terapia ocupacional em si, é a manutenção da própria obra. Cercado de árvores e ampla área verde, é própria para todas as construções que serão executadas, como o refeitório, canil, depósitos; casa dos rapazes , a casa das moças onde estará às crianças, garagem e as casas dos casais consagrados.
Com o lema:’’ Acolher em família ’’ na Comunidade Jesus, terá sempre um lugar preparado para acolhê-lo. Com São José queremos servir os irmãos como ao próprio Cristo. Com Maria queremos estar sempre perto de Jesus e ajudando com amor fraterno e familiar, exalando o perfume da oração e do amor; olhando para os caídos das drogas, da prostituição, da marginalização e do abandono, acolhendo-os no coração. A comunidade será conhecida como Comunidade Filhos do Céu.
Os Consagrados estarão comprometidos a viver segundo o evangelho de Jesus, dando testemunho da espiritualidade da Comunidade Filhos do Céu, como Consagrados na Comunidade e em todos os ambientes e situações de vida pessoal e comunitária. A regra de vida comunitária é para ser vivida por todos da comunidade e sendo testemunhadas em qualquer lugar ou situações em que se encontrarem.
Na comunidade seremos chamados de ‘’Filhos’’, e convidados a viver como família, estando sobre a orientação e recebendo o amor e a ternura do Pai Afonso ( Painho ); que com amor e dedicação os conduzirá a viver em Família dentro da Comunidade.
Missão
Promover a transformação do indivíduo através da mudança de estilo de vida, levando-o a vencer suas próprias dificuldades e fazendo-o sentir-se parte de algo maior que a própria individualidade, o que possibilitará seu crescimento pessoal.
Valores
Um mundo saudável, com qualidade e valorização à vida.
JUSTIFICATIVA
Pela tradição no atendimento, carência de instituições do gênero em nossa região, crescente aumento do número de pessoas que apresentam o problema, dificuldades de adesão ao tratamento, dificuldades de obter o apoio familiar, dificuldades financeiras, necessidade de elaboração de um novo projeto de vida, assistência qualificada e auxílio espiritual concluímos que haveria necessidade da formalização desta comunidade.
OBJETIVOS DA COMUNIDADE FILHOS DO CÉU
A Comunidade Filhos do Céu terá como finalidade:
a) Oferecer educação, dedicar-se à promoção humana e assistencial social, beneficente e filantrópica, sem discriminação de sexo, raça, idade, origem, religião e quaisquer outras formas de discriminação.
b) Acolher para tratamento espiritual e social, jovens dependentes de drogas, portadores do vírus HIV, menores abandonados, e demais marginalizados.
c) Desenvolver ações preventivas em Escolas, Clubes de Serviços e de Lazer, para ajudar na prevenção destes grandes males que afligem tantos jovens e adolescentes de nossa sociedade.
d) Proporcionar um ambiente sadio e harmonioso para que pessoas em estado de depressão ou que passam pela experiência da perda do sentido da vida possam reencontrar o caminho da felicidade para a qual todos fomos chamados.
e) Promover encontros, shows, cursos, retiros e concentrações com o objetivo de levar mensagens de otimismo e ajudar a promoção da vida plena.
REGIMENTO INTERNO
CONSELHO LOCAL
O Recanto é administrado por um Conselho Local aprovado e nomeado pela Assembleia Geral.
Cada Recanto da Comunidade Filhos do Céu terá o seu Regimento Interno. Para o bom desempenho e andamentos das atividades no recanto, dois consagrados receberão funções na comunidade.
A função de Coordenador e de administrador. Ambos trabalharão juntos e conduzirão todos os trabalhos com funções e atribuições diferentes.
COORDENADOR – Funções e atribuições
O Coordenador ou Superior do Recanto será responsável pela parte humana ( consagrados e filho ) e espiritual da comunidade.
O coordenador deverá prestar contas do programa de atividades executadas no recanto nas reuniões convocadas pela diretoria e antecipadamente para o Presidente da Comunidade.
ADMINISTRADOR – Funções e atribuições
O Administrador ou Tesoureiro do Recanto será responsável pela parte material ( patrimônio e finanças ) e benfeitorias na comunidade. Todo o trabalho realizado, bem como as atividades desenvolvidas na manutenção do Recanto.
O administrador deverá prestar contas relacionadas com as finanças do recanto nas assembleias e encontros da Comunidade e antecipadamente para o Presidente da Comunidade.