O Que É a Sociedade dos Amigos?
Sociedade dos Amigos, também chamados de Quakers, é um grupo cristão que surgiu em meados do século XVII na Inglaterra, dedicado a viver de acordo com a "Luz Interior", ou apreensão interna direta de Deus[1], rejeitando todo sacerdócio, ritos ou culto organizados, inclusive a ministração dos sacramentos e até os juramentos. Seu fundador, George Fox, defendia que uma descoberta “experimental” de Deus levaria à purificação de toda a cristandade, o que, embora não tenha acontecido, levou esse movimento a contribuir de alguma forma com a Igreja Cristã, especialmente em seu exemplo na dedicação ao trabalho, ciência, industria e reforma social.
Os quakers logo tiveram conflitos com os puritanos, que viam a ênfase deles no relacionamento pessoal com Deus – até acima das Escrituras – como intolerável. Sendo perseguidos na Inglaterra (sem se defender, por causa do seu pacifismo radical), tiveram mais sucesso nas colônias americanas, fundando alguma delas, inclusive a Pensilvânia.
Segundo o Tempe Friends Meeting[2], existem vários relatos para explicar a origem dos nomes “Sociedades dos Amigos” e “Quakers”. O termo Amigos pode ter vindo de Jo 15.15, em que Jesus chama seus seguidores de amigos. E quakers foi um apelido ofensivo dado a eles por tremerem (Quaker, em inglês) quando supostamente o Espírito Santo age neles; ou ainda um insulto proferido a George Fox por um juiz inglês quando ele o convocou a tremer diante da Palavra de Deus.
[1] VANN, Richard. Society of Friends. Disponível em: <https://www.britannica.com/topic/Society-of-Friends>
[2] TEMPE FRIENDS MEETING. Frequently Asked Questions 5-6. Disponível em: <http://www.tempequakers.org/FAQ.htm#five>