Quem Foi William Tyndale?
William Tyndale foi um inglês nascido em cerca de 1494 que tornou-se um grande defensor de uma reforma na Igreja[1]. Foi ordenado sacerdote em torno de 1521 (três anos depois de Lutero pregar as 95 teses). Acreditava que a Bíblia deveria determinar a prática e a doutrina cristã, e, por isso, defendia que todas as pessoas deveriam ser capazes de lê-la na sua própria língua.
Três anos após sua ordenação, foi para a Alemanha, onde buscou a ajuda de Lutero para continuar seu trabalho de tradução da Bíblia para o inglês e já no ano seguinte concluiu o Novo Testamento. Rapidamente, as autoridades eclesiásticas declararam-no herege e passaram a persegui-lo, por causa de algumas opiniões associadas à Reforma e porque ler a Bíblia em sua própria língua era proibido pela Igreja e considerado traição ao rei[2]. Ele se escondeu e começou a trabalhar em uma tradução do Antigo Testamento.
Em 1534, a Inglaterra rompeu com a Igreja Católica, de modo que Tyndale se sentiu mais seguro para aparecer em público novamente. Todavia, mesmo a Igreja da Inglaterra considerou-o herege[3]. Em outubro de 1536 foi julgado e condenado ao estrangulamento. Mas a essa altura milhares de cópias do Novo Testamento já circulavam. Relata-se que suas últimas palavras ao morrer foram: “Senhor, abre os olhos do rei dos ingleses”.
Três anos depois, o rei Henrique VIII publicou sua “Great Bible”, baseada no trabalho de Tyndale. Ainda que ele não tenha chegado a concluir sua tradução, ela foi base também de todas as traduções inglesas subsequentes, inclusive contribuindo com mais de oitenta por cento de alguns livros da King James Version.
[1] BBC HISTORY. William Tyndale. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/history/people/william_tyndale/>
[2] CHRISTIANITY TODAY. William Tyndale. Disponível em: <http://www.christianitytoday.com/history/people/scholarsandscientists/william-tyndale.html>
[3] GREATSITE. William Tyndale. Disponível em: <http://www.greatsite.com/timeline-english-bible-history/william-tyndale.html>