SENDO SALVOS DA TRAGÉDIA FAMILIAR
Ml 4:6.
O impacto de uma separação, e especificamente, de um divórcio na vida de uma pessoa, só é menor que a morte do cônjuge, segundo a famosa tabela do Dr. Thomas Holmes, da Universidade de Oregon EUA, ao fazer um amplo estudo de vinte e cinco anos sobre o estresse humano. O Dr. Thomas Holmes elaborou uma tabela de 43 problemas causadores do stress humano. Dos 43 fatores 23 estão relacionados com a família. A falta de conversão entre os membros da família sempre conduz á ruína. Vou tomar o exemplo de Davi que é um modelo de pai não convertido aos filhos.
Davi era ocupado.
Davi era muito bem intencionado escolhia os nomes dos filhos profetizando bênçãos sobre eles e sobre Israel.
Amnom: Fiel. Daniel: Deus é meu Juiz. Absalão: Meu pai é paz. Adonias: Jeová é meu Senhor. Sefatias: Jeová tem julgado. Itreão: Fartura de gente. Simeia: Afamado. Sobabe: Restaurado. Natã: Ele deu. Salomão: Pacífico. Ibar: Ele (Deus) escolha. Elisama: Deus ouviu. Elifelete: Deus salva. Nogá: Esplendor. Nefegue: Renovo. Jafia: Brilhando. Elisama: Deus ouviu. Eliada: Deu conhece. Elifelete: Deus salva. Tamar: Palmeira.
Davi tinha desejo de ser sacerdote. Sl 27.4.
Davi era rei e grande Guerreiro, mas não era capaz de investir nos filhos. Davi transferia responsabilidades intrasferíveis
1. Davi transferiu a responsabilidade com Amnon para Tamar. ll Sm 13.7 e este a violentou. ll Sm 13.14.
2. Davi transferiu para Absalão a responsabilidade com Tamar. ll Sm 13.20.
3. Davi é convidado por Absalão para reunir-se com os filhos e recusa. ll Sm 13.24-25.
4. Davi transfere a responsabilidade com os filhos para Absalão e ele manda matar Amnon. ll Sm 13.27-29.
5. Davi transfere a responsabilidade com Absalão para Talmai sogro de Davi e avô de Absalão e lá Absalão ficou 3 anos. ll Sm 3.3, 13.37-39.
Absalão voltou para Jerusalém e morava à cerca de 3 km do palácio real e ficou 2 anos sem ver o pai. ll Sm 14.28.
Davi não quis ver o filho. ll Sm 14.24.
Davi não conseguia perdoar seu filho. Davi conseguia vencer gigantes e guerras, mas não conseguia parar para conversar com os filhos olhando nos olhos deles e resolver os problemas.
Absalão coloca sua vida em jogo para ver o pai. ll Sm 14.32.
Davi quis a reconciliação. ll Sm 14:33. Mas não houve possibilidade.
Absalão estava irado, ira provocada por Davi, contrariando Cl 3.21.
Absalão passa a atirar o povo contra Davi. ll Sm 15.4-6.
Quis ocupar traiçoeiramente o trono. ll Sm 15.7-10.
Parte para destruir o pai e os amigos do mesmo.
Absalão se alia a um inimigo de Davi. ll Sm 15.12,31.
Aitofel é pai de Eliã. ll Sm 23.34, pai de Bat-Seba. ll Sm 11.3.
CONCLUSÃO: Davi transferia para Joabe a responsabilidade de trazer Absalão vivo, mas Joabe o matou com a ajuda de 10 jovens ll Sm 18.5,14-15. O que nos salva da tragédia familiar é a conversão dos membros da família uns aos outros. Ml 4.6. Diz: E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Pais convertidos aos filhos não transferem responsabilidades. Pais convertidos aos filhos não reagem emocionalmente aos filhos. Por falta de conversão familiar, Davi sofreu amargamente veja o que ele diz: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho! ll Sm 18.33.