O REINO DOS CÉUS E O REINO DE DEUS

Sobre este tema encontramos menções bíblica que nos leva a saber que um e outro não são a mesma coisa. Façamos uma investigação conjunta, a fim de confirmar ou não a nossa argumentação.

Jesus propôs várias parábolas em cujas figuras Ele dizia a que o reino dos céus era semelhante.

Temos, assim, a parábola do tesouro escondido, veja:

"Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem negociante, que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a. Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora . Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus dentre os justos. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhes eles: Sim, Senhor. E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas." Mt. 13:44-52.

Esse tesouro inesgotável é a Palavra de Deus, que é a revelação de Deus, que são as boas novas de salvação, também chamada de evangelho ou boas novas.

Desse tesouro inesgotável o escriba instruído acerca dele extrai coisas novas e velhas. Coisas novas e velhas certamente são uma alusão ao novo e velho testamento, que os homens dividiram e que alguns querem anular.

Esse reino é passageiro, enquanto que o Reino do Senhor é um reino eterno. Sl. 145:13.

Se o reino dos céus fosse o mesmo que o reino de Deus, então o Senhor Jesus não teria proposto aos seus discípulos na oração do “Pai Nosso” o termo “venha a nós o teu reino”, pois esse reino já estava entre eles.

Quando o Senhor constituiu o povo de Israel como nação santa, disse: E vós sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Êx. 19:6, p.parte.

Mas foi revelado a Daniel que o Deus do céu levantará um reino que nuca será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo: esmiuçará e consumirá todos estes reinos, e será estabelecido para sempre. Dn. 2:44.

Desse reino falou o próprio Jesus quando disse:" O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui." Jo. 18:36. "Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaque, e Jacó, e todos os profetas, no reino de Deus, e vós lançados fora. E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no Reino de Deus." Lc. 13:28 e 29.

Disse o ladrão que lhe serviu de advogado quando o outro lhe afrontou na cruz: "Lembra-te de mim quando entrares no teu reino. E a resposta de Jesus, foi: Em verdade te digo hoje: Estarás comigo no paraíso." Lc. 23:43.

Outrossim, disse Jesus: "Quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."

Assim, se o reino de Deus fosse o mesmo que reino dos céus, aqueles a quem Jesus falou isso, poderiam ver esse reino, já que o reino estava dentre eles.

Diz o apóstolo Paulo, que os injustos não herdarão o reino de Deus. I Co. 6:9. E a carne e o sangue não poderão herdar o reino de Deus. I Co. 15:50.

Ora, como sabemos, hoje no reino dos céus tem carne e sangue, bem como há nele quem pratique obras da carne das quais diz o apóstolo que não herdarão o reino de Deus quem essas coisas praticar. Gl. 5:19-21.

Em apocalipse, diz a Escritura: "E ouvi uma grande voz do céu que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do Seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante de nosso Deus os acusava de dia e de noite." Ap. 12:10.

Assim, o reino dos céus é uma preparação para o Reino de Deus, donde serão colhidos os que causam escândalos e serão lançados nas trevas exteriores, e onde os bons serão recolhidos.

Oli Prestes

Missionário