NAMORO NOIVADO E CASAMENTO
Ct 8.7
NAMORO: Em alguns dicionários significa galanteio ou sinal de contato que se fazem pessoas de sexos opostos. A explicação mais coerente é dialogo entre pessoas de sexos opostos que conduzira ao noivado e posteriormente ao casamento.
Enquanto que o tão conhecido ficar não significa nada mais do que namoricar ou namorar por pouco tempo sem compromisso sem sinceridade usando a outra pessoa como passa tempo.
Muitas pessoas têm fracassado no casamento por causa da ignorância dos namorados no que vem ser namoro, noivado e casamento no plano de Deus. A vida amorosa consiste em três planos. Segundo a palavra de Deus o amor conjugal deve começar no namoro, no plano espiritual-pessoal, deve continuar no noivado, no plano social, e deve realizar-se no casamento no plano físico.
O namoro do crente tem que ser puro, a palavra puro (Gr Amiantos) significa livre de toda macula da lascívia o termo refere-se a abstenção de todos os atos que incitam desejos contrários a castidade o termo refere-se ao domínio próprio...
Cada pessoa sabe o que é que lhe provoca desejos sexuais incontroláveis e deve evitar...
A imoralidade sexual adultério, fornicação, etc. são pecados aos olhos de Deus e coloca o culpado fora do reino de Deus. A imoralidade e a impureza sexual não somente inclui o ato sexual ilícito mais também qualquer pratica sexual fora do casamento há quem ensine em nossos dias que qualquer intimidade sexual entre jovens e adultos solteiros tendo eles multou compromisso é aceitável, uma vez que não aja ato sexual completo, tal ensino peca contra a santidade de Deus e o padrão bíblico da pureza. Deus só permite descobrir ou ver a nudez a marido e mulher, legalmente casados. Lv 20.11, 17, 19-21.
Formicação (Gr porneia) descreve uma ampla variedade de praticas sexual fora do casamento, tudo o que significa intimidade e caricias fora do casamento é transgressão dos padrões de Deus para seu povo. Lv 18.6-24, 20.11-12, 17-19, I Co 6.18, I Ts 4.3.
A lascívia (Gr Aselgeia) inclui inclinação a tolerar as paixões pecaminosas e seus estímulos, dá a ideia também de indecência de solução incontinência sexual, depravação, inclusive no traje sensualidade exagerada. Rm 13.13, I Pe 4.3, Jd V-23.
Aproveitar-se de uma pessoa e explora-la (Gr Pleonekteo) Significa priva-la da pureza moral que Deus pretendeu para esta pessoa, para a satisfação dos desejos egoístas. Despertar em outra pessoa estímulos sexuais que não podem ser correta e legitimamente satisfeitos significa explora-la e aproveitar-se dela. I Tss 4-6, Ef 4.19. A cobiça carnal (Gr Epithumia) é um desejo carnal imoral que a pessoa se deixaria levar se tivesse oportunidade.
O namoro exagerado que age no plano físico leva ao apetite sexual desordenado que não consegue esperar pelo casamento. Esta inquietação leva o jovem a masturba-se em busca de um prazer sexual ilícito e antecipado. O namoro fora do padrão bíblico pode amaldiçoar a relação do amor conjugal. Pv 20.21.
NOIVADO: É o amor no plano social e significa:
1 Celebrar noivado
2 Cortejar
3 Honrar
4 Tratar bem a pessoa com quem se vai casar
5 Ajustar casamento
6 Ficar noivo.
O noivado é, no entanto a fixação do compromisso entre pessoas de sexo oposto, entendendo o casamento. Este compromisso é concordado por ambos e suas respectivas famílias, abençoado por Deus, aprovado pela igreja e pela sociedade. É também uma ponte que conduz as pessoas à realização do amor conjugal. Por está o noivado no plano social a sociedade, a igreja e as famílias de ambos sofrem certa decepção quando este pacto é rompido, portanto o moço e a moça só devem noivar quando estiverem preparados e convictos de que a escolha é irreversível. O período de namoro e noivado serve para se conhecerem e corrigirem os defeitos com os quais não conseguiriam conviver depois de casados, se no namoro os jovens se desentendem, brigam, traem, um não perdoa o outro, nem pede perdão, vive uma vida de altos e baixos, sabendo que depois do casamento não aceitam aquele comportamento...
Porem contagiados pelo amor (Gr Eros) não buscam o concerto, a tendência é um noivado nas mesmas circunstâncias e um casamento infeliz.
O amor (Gr Eros) erótico – paixão - reação química... Desfrutado não é tão forte e contagiante como quando aguardado.
Será que os noivos sabem e sentem que o casamento é da vontade de Deus? A paixão explica isto? Ela existe no coração humano desde que ele entra na adolescência.
Jovem! Procurem o esclarecimento de suas duvidas, lembrando que a vida sexual do noivado é a mesma do namoro. (pureza)
CASAMENTO: Para um casamento feliz e duradouro é necessários
1 Os cônjuges viverem para Deus.
2 O amor recíproco entre ambos
3 Maturidade social e espiritual dos dois.
75% dos conflitos conjugais são por causa da imaturidade de um ou de ambos. O casamento é feito de três fases:
ENCANTO, DESILUSÃO E MATURIDADE.
Os casamentos fracassam pelos seguintes motivos:
1 Satanás trama contra o casamento. I Co 7.5.
2 Casamento com descrentes. II Co 6:14.
3 Despreparo de ambos.
4 Escravidão sexual.
5 Intolerância.
6 Desamor de um dos dois.
CONCLUSÃO: O amor conjugal precisa ser cultivado e protegido pelos cônjuges e ter sempre a presença de Deus no lar. O amor erótico existindo sozinho no casamento um dia não muito distante começara a esfriar para em seguida morrer, deixando apenas desilusões e também a infeliz impressão de que o casamento é isso mesmo, isso é puro sensualismo irresponsável e abusivo, que não resiste ao tempo nem ao peso das responsabilidades do matrimonio. O matrimonio corretamente considerado é uma instituição divina, ele foi estabelecido por Deus no principio da criação confirmado por Jesus mediante os seus ensinos e o seu comparecimento a um casamento. É efetuado pela sociedade como meio entre outros de preservar a pureza moral da família. O casamento é para a vida toda. Portanto é melhor esperar o tempo certo e ser feliz do que precipitar-se e cair no abismo.