O SIGNIFICADO DE JESUS TER SIDO AJUDADO A LEVAR A SUA CRUZ

Com a chegada da Páscoa, pensamos mais na Cruz de Cristo. Esses dias fui muito impactado ao ler o seguinte relato bíblico: “Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando ao campo. Eles o forçaram a carregar a cruz.” Marcos (15:21)

Podemos ter aqui, dois significados. Um dos significados é o mais fácil e rápido de pensar, o outro entretanto é mais elaborado.

A vida do cristão não é uma vida comum e nem fácil devido às provações e privações que acabamos passando. Na caminhada cristã nós temos o vinho, que é o símbolo da alegria cristã, mas é-nos oferecido o fel também, como o foi a Jesus na hora da crucificação.

Por uma coincidência, um homem chamado Simão, da cidade de Cirene, passava na hora em que Jesus levava a sua cruz e os soldados o obrigaram a carregar a cruz de Jesus até o calvário, pois viram que Jesus estava muito enfraquecido. Assim como Simão levou a cruz de Cristo, é nosso dever servir ao outro e ajudá-lo a viver através também da nossa ajuda. Devemos ajudar voluntariamente uns aos outros a carregarem as suas cruzes. Esse evento me lembra quando Jeremias foi colocado no fundo de um poço e Deus determinou que ele iria sair dali só com a ajuda de outras pessoas. Muitas das nossas situações estão nas mãos de outros nos ajudarem. Não devemos desprezar isso. Porém nós devemos também ajudar outros a caminharem na fé. Haverá momentos que o outro precisará de nós. E haverão momentos que nós precisaremos do outro.

Entretanto essa é a parte fácil desse assunto, pois principalmente nas cartas de Paulo, entendemos que a cruz é individual e cada um de nós deve levá-la, para viver a fé com inteireza. Carregar a cruz é caminhar para que o nosso eu morra, para que além da cruz, na ressurreição de Cristo, onde ele foi o primeiro e uma nova raça de gente regenerada, que não iria precisar ver mais a morte nascesse. Existem realidades além da cruz, a partir da ressurreição, mas elas só ocorrerão quando morrermos para o nosso ego na cruz, não antes disso.

Temos um dilema filosófico enorme então e teológico que nos desafia, como vamos ajudar o outro a carregar a sua cruz, se a cruz é individual? Não dá, essa é a conclusão, porém alguém ajudou a Jesus e isso é um fato. Devemos entender que isso aconteceu e deve nos falar algo importante. O que significa então a ajuda de Simão a Jesus? O homem não pode ajudar outro homem a morrer na cruz do eu que é individual, o homem não tem recursos e nem meios para isso, sendo um igual condenado carregando a sua cruz também.

A resposta a esse dilema só pode ter uma resposta: Simão ali representava Deus, ajudando o homem a carregara a sua cruz. Ninguém mais poderia fazer isso, homem algum teria condições de fazer isso. Quando decidimos escolher Jesus e nos entregar por Ele e para Ele, devemos acreditar que teremos a ajuda Dele mesmo para carregar a nossa cruz, fazendo nossa vida mais suportável e fácil.

Deus que dá a prova, promete ser o nosso escape. Ao carregar a minha cruz, louvo a Deus, pois a Trindade está envolvida a que eu morra para a Velha Natureza e viva para a Nova Natureza. A tudo isso damos glórias a Deus.

Amém.

pslarios
Enviado por pslarios em 09/04/2017
Reeditado em 09/04/2017
Código do texto: T5966059
Classificação de conteúdo: seguro