A COMUNHÃO DA CEIA

O que fazemos com os pecadores na Igreja? Olhe que frase difícil de dizer. Já disse alguém que: “O pecado do outro que me ofende é porque o pecado dele é diferente do meu pecado”.

Quando alguém peca e a Igreja descobre, o que a Igreja deve fazer? Se o irmão que pecou tem algum cargo na Igreja, ele precisa ser desligado do seu cargo até o momento que ele se levante novamente perante o Senhor. Esses dias me lembrei do caso de uma irmã que ficou grávida sem casar e por isso ficou afastada da liderança dos jovens até se casar. Casou, no dia seguinte já pode ser inserida novamente nos trabalhos da Igreja e voltou a tomar a Ceia.

A Igreja precisa ter disciplina, pois isso é bíblico, mas vê lá como isso deve ser feito. Igreja nenhuma pode mandar nenhum membro embora e nem deveria permitir que membro algum manifestasse a vontade de ir embora também. As Igrejas precisam lutar melhor por seus membros, pois foi Deus quem os colocou ali, para serem cuidados e tratados.

Um irmão pego em pecado deve ser tratado. Algumas vezes o que um irmão que está a ponto de se desviar precisa é de um abraço, mais do que uma reprimenda. O cara já está ferido e ai a gente vai e ainda lhe dá um chute na canela, ai a ovelha vai embora e pensamos que acabou o nosso problema. Um dia, vamos ter que dar conta com Deus de tudo, até dos que foram embora.

Mas a Igreja pode proibir alguém de tomar a Ceia? Eu estive lendo alguns comentários na Internet e notei que algumas aberrações acontecem, uma delas que me deixou abismado é que algumas Igrejas permitem algumas mulheres participarem do grupo de mulheres, cantando, organizando a Igreja, mas porque o marido não é crente, essas mulheres não podem participar da Ceia. A minha pergunta é, onde está escrito isso na Bíblia? Não está. É interessante que essas mulheres podem participar dos trabalhos da Igreja, mas não podem tomar a Ceia. Se acham que as mulheres estão em pecado, elas não poderiam participar de nada da Igreja. Trabalhar pode, tomara Ceia não? Estranho isso. Meu conselho para quem está passando por isso é: mude de Igreja.

Em 1 Corintios 11 que é o grande capítulo sobre a Ceia, diz que quem vai tomar a Ceia deve se examinar. Quer dizer, isso é de responsabilidade individual, pessoal. Mas deve se examinar no que: Para descobrir se é pecador? Isso a gente já sabe. Conforme a gente vai andando com Deus vamos descobrindo que quanto mais perto dEle, mais pecadores vamos nos sentindo. Quer dizer, o nosso pecado, conforme a gente vai andando com Deus, vai nos incomodando demais, a ponto da gente o largar, de tão incomodados. A santificação é uma obra feita pelo Espírito Santo, feita no nosso interior, dentro de nós, através da Palavra de Deus. Por isso não devemos fzer como alguns e deixar de falar algumas verdades, mesmo que sejam duras, pois não sabemos o que é que vai converter alguém. Somente seja obediente, como pregador e pregue o que Deus te mandar, ta bom?

Especificamente o que é que Corintios nos manda observar? não é se somos pecadores, pois aparentemente a ceia era servida na Igreja primitiva até para quem não era batizado nas águas. Lembre-se que a Ceia era um almoço em comum. Todos comiam, todos participavam. Mas Paulo repreendeu aqueles que participavam e não tinham comunhão com os outros irmãos. Uns comiam mais do que os outros e não reconhecia o irmão que estava do seu lado, talvez até o braço encostando no braço do outro irmão e ele fechava o coração para os mais pobres.

Devemos examinar não é para saber se somos pecadores precisados urgentemente de Jesus, isso a gente é mesmo, mas se existe comunhão entre nós e a Igreja. Se não, então ai você não deve tomar.

Examine, você com Deus se Deus o proibede tomar a Ceia, se Ele lhe revelar que você não deve tomar, ai você não deve mesmo. E uso sei de um caso onde Deus vai proibir alguém: Se o pecador não quer se arrepender e está tomando a Ceia consciente do seu pecado, o que me lembra um caso real, onde o pastor ofereceu o cálice para um irmão tomar e ele o fez com reverência, mas ai o pastor lhe deu o pão e ele disse que já estava satisfeito. O pastor não lhe deu o pão. O pastor teve a percepção de que o irmão não tinha idéia do que estava fazendo e decidiu ensinar melhor o que era a Ceia.

A Ceia é um alimento para as nossas almas. Se alguém for sincero, e largar o pecado, pode e deve tomar a Ceia. Entenda que em alguns casos as pessoas largam o pecado, muitas vezes na vida. Essa é a questão da carne que vive ressuscitando, mesmo estando morta. Se a pessoa for sincera com Deus e no seu pensamento largar de verdade o pecado, mesmo que lá na frente não resista e peque de novo, mas ai ela é sincera e diz em verdade que rejeita o pecado, eu acho que a pessoa tem que tomar, pois a Ceia é para fortificar o fraco. A Ceia é tipo um remédio para os necessitados e todos nós somos. Entretanto se a pessoa toma a Ceia já pensando em pecar de novo, ai ela está se condenando.

Mas persiste a idéia de que se não houver comunhão com a Igreja, ou com os irmãos, ou com Deus, ele não deve tomar. Isso é ponto pacifico. Não deve. Veja o que Paulo falou: “Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros.” (1 Coríntios 11:33) Você v~e que o critéio de Paulo para participar é discernir que você está em comunhão com os outros irmãos e com a Igreja e com Deus.

Se existe algo entre você e algum irmão, vá se resolver com ele, antes de tomar a Ceia. Se você não está gostando da Igreja onde congrega, não participe da Ceia.

Uma das coisas que aprendi sobre o perdão é que precisamos perdoar os outros e precisamos nos perdoar, para seguir a carreira cristã. Eu sou pregador e aprendi a separar o que é dito para a Igreja, com vias a ajudar a Igreja e o que é pessoal, o que muita gente ainda não aprendeu. Se alguém nos vir brigando pela Igreja, lutamos pela Instituição Igreja. Mas não caiamos na armadilha de respondermos os indivíduos que não gostam que falemos o que Deus nos manda falar. Jesus era duríssimo no seu linguajar e ainda assim o fazia com o coração mais puro do universo. Poderíamos até imaginar que Jesus falou algumas coisas por raiva das pessoas, mas isso não é verdade, tudo o que ele fez, o fez na direção de Deus. E nós deveríamos aprender a fazer assim também.

Então examine você, se não está ofendendo ninguém na Igreja, jogando a ovelha pra fora, ou a deixando ir sem fazer nada. Não tome Ceia, se você não concorda com a Igreja, ou está com raiva de algum irmão. Mas se você é um pecador arrependido, fale com Deus e tome em paz a sua Ceia, sabendo que para o pecador arrependido a Ceia é um alimento espiritual.

Amém?

Que Deus abençoe.

By

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 04/03/2017
Código do texto: T5930382
Classificação de conteúdo: seguro