A dinâmica da vida cristã.

“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste” Mt 5.48

Não é preciso estar muito atento para perceber o quanto estamos em um mundo cada vez mais veloz. Você acorda cedo, vai dormir tarde, e não consegue fazer tudo aquilo que tinha para fazer. Talvez você já tenha até dito que seu dia deveria ter 48 horas. Pois é, nesta correria que quase sempre nos leva a lugar nenhum, corremos o risco nos esquecer da dinâmica da vida cristã.

Faz-se necessário compreender que a ideia de dinâmica da vida cristã não tem a ver com atividades desenvolvidas em grupos dentro da igreja. Ainda que sejam muito interessantes algumas atividades que convencionamos chamar de dinâmicas, quero-lhes trazer a memória outro sentido para esta expressão. Quando digo: A dinâmica da vida cristã, quero dizer que a vida cristã tem um propósito, tem um destino predeterminado, tem um norte. A própria palavra dinâmica está relacionada com força motriz, aquilo que nos movimenta, aquilo que nos impulsiona. É por isso que Jesus disse: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas [...]” (Atos 2.8), a palavra poder neste texto tem a mesma raiz da palavra dinâmica, isto é: Uma força, um poder para que possamos fazer aquilo para o que fomos chamados.

Depois de compreender isto, voltemos a ordem de Jesus, ou seja, “sede vós perfeitos como perfeito é vosso Pai Celeste”. C.S. Lewis em seu livro Cristianismo Puro e Simples nos orienta que: “[...]Quando Cristo disse “sede perfeitos”, quis dizer isso mesmo. Ele quis dizer que temos que entrar no tratamento completo. Pode ser duro para um ovo se transformar em um pássaro; seria uma visão deveras divertida, e muito mais difícil, tentar voar enquanto ainda se é um ovo. Hoje nós somos como ovos. Mas você não pode se contentar em ser um ovo comum, ainda que decente. Ou sua casca se rompe ou você apodrecerá. ”

Qual é afinal a dinâmica da vida cristã? É simples, pois o poder nós já recebemos quando o Espirito Santo veio habitar em nós. Cabe agora quebrarmos a casca do ovo para não apodrecermos dentro dela. Em relação a perfeição, diz a palavra de Deus que, “a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4.8).

Em cristo Jesus Amém.

Seminarista Marcelo Junio

Marcelo Junio Silva
Enviado por Marcelo Junio Silva em 05/02/2017
Código do texto: T5903111
Classificação de conteúdo: seguro