LUTANDO PELA NOSSA FAMILIA
LUTANDO PELA NOSSA FAMÍLIA
TEXTO CHAVE: Neemias 4,10 -15.
INTRODUÇÃO: A história de Neemias começa com uma noticia triste, ao saber que a cidade de Jerusalém estava completamente desprotegida com os muros derribados, sua primeira atitude, após a tristeza natural, foi orar de forma sincera. Ele confessa seu pecado, dos seus pais, de todo seu povo.
Pedindo a Deus que lhe dê graça. No capitulo 1 de Neemias, lendo a sua oração, encontramos alguns detalhes:
• Confissão: “Pecamos, corrompemos, deixamos a palavra...”
• Súplica: ”Tenha misericórdia, se lembre de nós...”
• Exaltação à Deus: “Ele é poderoso, testemunhamos nas gerações seu poder...”
• Lembrança: “Lembrou-se da promessa...”
Nossa família pode ficar desprotegida, por brechas abertas pelo pecado, porem uma oração sincera, confessando as faltas, leva a Deus a agir, ele o Senhor mostra sua graça, Neemias levantou por graça de Deus, recursos para a edificação dos muros, nos dias atuais Jesus é o recurso de Deus para edificar vidas e famílias inteiras.
Quando o muro e as portas começam a ser reparadas, o inimigo se revolta, levanta planos de destruição, como lemos a grande diferença está no relacionamento com Deus, Neemias tinha este relacionamento, se dedicavam e ouvindo, o Senhor os preveniu, quando não ouvimos a Deus, nossa família sofre Deus não pode nos prevenir.
Jesus certa vez disse: “se um pai de família soubesse que hora e dia o ladrão viria a sua casa, vigiaria e não deixaria sua casa desprotegida” (Lucas 12,39), hoje Deus avisa a igreja, na palavra temos orientações,
(diante do muro cada homem trazia uma espada na cintura) A Espada é a palavra de Deus (Efésios 6,13), Deus nos manda vigiar e orar (Mateus 26,41).
Nos dias de Neemias o povo precisou reparar e cobrir brechas, acima (visíveis) e abaixo (escondidas). Deus tem o melhor e é preciso nos mover, “Pelejai pelas vossas famílias, casa, irmãos, filhos e mulher...” hoje a peleja não é física e sim espiritual, se o cristão for vigilante ouvindo verdadeiramente a voz de Deus. O diabo recua, pois a manutenção da guarda do muro (Família) é muito importante. Neemias 4,9.
O inimigo não dá trégua, a igreja tem dado trégua. Quando um crente tira “férias” o inimigo faz horas extras. Precisamos batalhar constantemente em oração. Nossa casa precisa da presença de Deus, e não precisamos orar sozinhos! Na igreja formamos um povo unido, para adorar (Ouvir a trombeta), como aconteceu com o povo de Israel nos dias de Neemias, ao ouvir a trombeta, vamos nos reunir para batalhar juntos, espalhando não e sim juntos. Neemias 4,20.
Existe pais chorando a rebeldia dos filhos, moças decepcionadas com vários desamores, esposas tristes e mal-humoradas, maridos sofridos e desnorteados, anciões solitários, muitos desprotegidos, emocionalmente e financeiramente.
Qual é o nosso papel? – Lutar por nossas famílias.
Senhor como? – Vigiando e orando, juntos no proposito.
Hoje é o culto de clamor pela família, Deus quer livrar, curar, operar maravilhas se orar e vigiar e manter a palavra. Seremos felizes. Basta obedecer e clamar “Corramos juntos e logo junto a sua família, a família de Deus, a da fé, nosso Deus pelejará por nós”.
Itabirito, 22 de janeiro de 2017,
Pastora Josy Boalento.