E se Jesus não tivesse nascido? Parte 2

Seguindo nossa proposta, hoje vamos falar sobre a imagem de Deus e o impacto da vinda de Jesus sobre o valor da vida humana. Gêneses 2.17: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.

As crianças eram deixadas em lugares destinadas à morte, isto quando não eram sacrificadas aos falsos deuses; as mulheres eram consideradas como inferiores em muitos aspectos; as viúvas eram queimadas vivas para acompanharem seus maridos quando estes morriam; os idosos eram esquecidos para morrerem desprotegidos; escravos! Nem é bom comentar, pois, eram nada mais que objetos para os mais diversos fins. Assim era o mundo sem Jesus, ou onde o cristianismo ainda não havia chegado. Barbaridade por toda parte, sobrevivia quem tinha mais força, quem possuía poder. Tudo isto e muito mais é um breve retrato do mundo sem que a luz do evangelho de Jesus brilhasse entre as mais diversas nações. Toda esta barbaridade se resume em poucas palavras: A humanidade longe do seu criador, longe ao ponto de não saberem o significa ser a imagem e semelhança de Deus. O apóstolo Paulo expõe o estado que a humanidade se encontra por se rebelar contra Deus, em sua carta aos cristãos de Roma e diz que: “E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia” (Rm 1.28-31.) O ser humano, e somente este foi como diz o texto de Gênesis 1.27 criado a imagem de Deus, e o fato disso ser uma verdade, nos coloca em um lugar de relevância em relação às demais criaturas. Contudo, essa imagem vai se distorcendo até parecer não mais que uma charge. Portanto, devemos glorificar a Deus pelo nascimento de Jesus, pois, se Jesus não tivesse nascido e revelado ao mundo a imagem de Deus (Hb 1.3), estaríamos vivendo ainda em mundo bárbaro, um mundo onde os fracos não têm vez. Jesus nos trouxe à luz do evangelho, e este evangelho penetrou nas mais diversas nações, e desta os forma os homens passaram a ver as pessoas como sendo imagem e semelhança do Criador. Nisto está o valor da vida humana. Graças a Deus por ter Cristo nascido, louvamos sempre a Deus nosso Pai, que nos fez sua imagem e semelhança e em Cristo restaura o que o pecado corrompeu.

Pastor Marcelo Junio

Referencia bibliográfica: Kennedy, D. James, 1930- E se Jesus não tivesse nascido? D. James Kennedy, Jerry Newcombe; tradução James Monteiro dos Reis, Maura Nassetti. - São Paulo: Editora Vida, 2003

Marcelo Junio Silva
Enviado por Marcelo Junio Silva em 22/01/2017
Reeditado em 23/07/2022
Código do texto: T5889281
Classificação de conteúdo: seguro