Verdade Sobre O Dízimo Que Nenhum Pastor Me Ensinou Quando Fui Membro
Você sabia que o dízimo fazia parte de um dos rituais sagrados do templo de Salomão em Jerusalém, e que ele era utilizado para manter todo sistema sacerdotal e sacrificial em funcionamento?. Pois é, ele foi incorporado as leis judaicas (leis cerimoniais do templo) e tinha três funções específicas: Manutenção do templo judaico, sustento de órfãos e viúvas e mantenimento dos levitas (descendentes da tribo de Levi), que eram ajudantes do templo, e instrumentistas tempos depois.
Você sabia que muitos equivocadamente usam Malaquias 3:10, como prova de que os cristãos devam dar o dízimo, mas se esquecem de que o profeta Malaquias foi profeta da lei e o último do antigo testamento?, pois é,suas palavras eram uma ordenança, um imperativo, o que era comum na lei (Trazei todos os dízimos [...])
Como o templo de Jerusalém não existe mais, pois fora destruído, porque o dízimo, que só poderia ser cobrado nele e para ele é pedido por cristãos/gentios?
Se entendemos que a igreja não está debaixo da lei, entendemos também, que o dízimo não se aplica a ela não é mesmo?
Observe que depois de Malaquias 3.10, outro exemplo mais usado para defender o dízimo cristão, é quando cita-se Abraão, que pagou o dizimo ao sumo sacerdote Melquisedeque (que prefigurava Cristo). Na verdade o dízimo dado por ele, era dos despojos de guerra, e não propriamente do que era seu e sim do que sobrou dos bens recuperados do rei de Sodoma (a quem ele e seus servos resgataram).
Na "igreja" também me ensinaram que eu deveria tirar das primícias da minha renda, primeiramente o dízimo, mas nem Abraão fez isso... (pois ele dizimou do que sobrou dos bens do rei de Sodoma)
Poderia aqui escrever páginas sobre isso, o que provavelmente daria um baita texto, mas só para resumir, quero aqui levantar um ponto muito importante para pensarmos: Se o dízimo é cristão e vigente até os dias de hoje, porque nem jesus e seus discípulos foram pegos incentivando ou tirando dízimos dos fiéis? Porque no novo testamento não há qualquer referência e incentivo a essa prática?.
Paulo diz em 2 CO 9:7 que cada um deve contribuição segundo propôs em seu coração, ou seja, em Cristo a contribuição é voluntária!
Vanderlei Rodrigo