A Igreja do Monstro de Espaguete Voador

Pastafarianismo ou Massafarianismo, neologismo com as palavras "pasta" [massas como macarrão, em inglês] e “Rastafari" [movimento religioso jamaicano], é uma religião de origem satírica fundada em 2005 por Bobby Henderson, em protesto contra a decisão do Conselho Educacional do Kansas de permitir nas aulas de ciências de escolas públicas o ensino do Design Inteligente [Criacionismo] como alternativa à Teoria da Evolução biológica. Em carta aberta endereçada ao Conselho [Open Letter To Kansas School Board], Henderson diz acreditar em um Criador sobrenatural feito de espaguete e almôndegas chamado Monstro de Espaguete Voador [Flying Spaghetti Monster, ou FSM] e pede que o Pastafarianismo seja igualmente ensinado nas aulas de ciências. “Nas entrelinhas, o argumento da carta é este: não existe maior base científica para o Design Inteligente do que para a ideia de que uma criatura onisciente feita de macarrão criou o universo. Se os defensores do Design Inteligente puderam reclamar tempo igual nas aulas de ciências, por que não todos os demais? A única solução sensata é não incluir nas aulas de ciências nada além da melhor ciência disponível”, diz Justin Pope, da Associated Press.

Fermentada por ávida discussão entre internautas e a consequente exposição midiática, a Teoria do Monstro de Espaguete Voador se disseminou a ponto de gerar citações frequentes por ateus, agnósticos, deístas e outros, como uma versão moderna do Bule de Chá de Russell, argumento de que o ônus da prova recai sobre quem faz afirmações irrefutáveis, não sobre quem as rejeita. Vale destacar que apesar do notório teor satírico indissociável de suas origens, esta religião é equiparável às demais; nela se encontram as características determinantes de qualquer outra, entre as quais um conjunto estruturado de crenças, ritos, tomo sagrado e milhares de seguidores em diferentes partes do mundo. Nestes termos, não deve perante a Lei de estados laicos sofrer discriminação alguma, gozando no Brasil, segundo os preceitos constitucionais, inclusive da isenção de imposto predial sobre seus locais de reuniões. Se a natureza destas características for considerada fator determinante para sua invalidação, há que se pensar qualquer outra religião sob o mesmo prisma de razão, o que as invalidaria frente às leis vigentes, pois a base de todas é unicamente a fé.

Muitas das crenças propostas por Henderson parodiam argumentos comumente usados pelos defensores do Design Inteligente, tais como:

“Todas as evidências que corroboram a evolução foram intencionalmente plantadas pelo Monstro de Espaguete Voador. O FSM testa a fé dos Pastafarianos fazendo coisas parecerem mais velhas do que na verdade são. Por exemplo, um cientista pode conduzir um processo de datação por carbono em um artefato. Ele descobre que aproximadamente 75% do Carbono-14 decaíram por emissão de elétrons para Nitrogênio-14 e infere que o artefato tem aproximadamente 10.000 anos de idade, pois a meia-vida do Carbono-14 parece ser de 5.730 anos. Mas o que nosso cientista não percebe é que a cada medição o Monstro de Espaguete Voador está lá mudando os resultados com seu Apêndice Macarrônico. Temos vários textos descrevendo em detalhes como isto é possível e as razões pelas quais Ele faz isto.”

“Os fósseis dos dinossauros foram escondidos sob a terra com o único intuito de enganar a humanidade.”

“Um invisível e indetectável Monstro de Espaguete Voador criou o universo, começando por uma montanha, árvores e um anão.”

“Aquecimento global, terremotos, furacões e outros desastres naturais são consequência direta do declínio no número de piratas a partir do século XIX.”

CONTROVÉRSIA NA ÁUSTRIA

Em julho de 2012, o austríaco Niko Alm ganhou na Justiça o direito de ter em sua carteira de habilitação uma foto usando um escorredor de macarrão na cabeça. Na Áustria, o uso de acessórios em fotos de documentos oficiais é permitido somente por razões religiosas. Niko, que é ateu, alegou seguir a religião pastafarianista. Depois de submetido a exame psiquiátrico, ele teve liberada sua carteira de motorista conforme reclamado.

A CARTA

A Carta Aberta ao Conselho de Educação do Kansas representa as reivindicações de Bobby Henderson e dos detratores do Design Inteligente:

“Escrevo a vocês com muita preocupação depois de ler sobre suas audiências para decidir se a teoria alternativa do Design Inteligente deveria ser ensinada juntamente com a teoria da Evolução. Acho que todos podemos concordar sobre a importância de os estudantes ouvirem múltiplos pontos de vista para poderem escolher por si próprios a teoria que lhes faz mais sentido. Me preocupa, porém, que estudantes ouçam apenas uma das teorias do Design Inteligente.

“Lembremo-nos de que existem múltiplas teorias do Design Inteligente. Eu e muitos outros espalhados pelo mundo acreditamos fortemente que o universo foi criado por um Monstro de Espaguete Voador [...] e que toda a incontroversa evidência científica de processos evolucionários não passa de uma coincidência arranjada por Ele.

“É por isto que lhes escrevo hoje: requerer formalmente que esta teoria alternativa seja ensinada em suas escolas, com as outras duas teorias. De fato, [...] se não concordarem em fazê-lo, seremos forçados a prosseguir com ação legal. Tenho certeza de que vocês entendem de onde partimos. Se a teoria do Design Inteligente não é baseada na fé, mas em lugar disso outra teoria científica, como alegado, então vocês devem também permitir o ensino de nossa teoria, pois também ela é baseada em ciência, não na fé.

“Porquanto alguns achem isto pouco crível, talvez seja proveitoso detalhar melhor nossas crenças. Temos evidências de que um Monstro de Espaguete Voador criou o universo. Nenhum de nós, claro, estava lá para ver, mas possuímos [...] vários e extensos volumes relatando cada pormenor de Seu poder. Também deve surpreendê-los ouvir que existem mais de 10 milhões de nós, e aumentando. Tendemos à discrição, pois muitos afirmam que nossas crenças não são substancialmente baseadas em evidência observável.

“Estas pessoas não entendem que Ele construiu o mundo de forma a pensarmos que a Terra é mais velha do que na verdade é. Por exemplo, um cientista pode conduzir um processo de datação por carbono em um artefato. Ele descobre que aproximadamente 75% do Carbono-14 decaíram por emissão de elétrons para Nitrogênio-14 e infere que o artefato tem aproximadamente 10.000 anos de idade, pois a meia-vida do Carbono-14 parece ser de 5.730 anos. Mas o que nosso cientista não percebe é que a cada medição o Monstro de Espaguete Voador está lá mudando os resultados com seu Apêndice Macarrônico. Temos vários textos descrevendo em detalhes como isto é possível e as razões pelas quais Ele faz isto. [...]

“Estou certo de que agora vocês entendem a importância do ensino desta teoria alternativa a seus alunos. É imperativo eles perceberem que toda evidência observável está sujeita à discricionariedade de um Monstro de Espaguete Voador. E mais, é desrespeitoso ministrar este ensino sem Sua roupa de escolha, obviamente um traje pirata completo. Não posso enfatizar o suficiente a importância e tampouco explicar em detalhes o motivo disto, pois temo que esta carta já tenha se alongado demais. A explicação resumida é que Ele se enfurece se não fizermos assim.

“Vocês devem se interessar em saber que o aquecimento global, terremotos, furacões e outros desastres naturais são um efeito direto da diminuição do número de piratas a partir do século XIX. Para isto, incluí um gráfico do número aproximado de piratas versus a média de temperatura global nos últimos 200 anos. Como podem ver, existe uma significativa relação inversa entre piratas e temperatura global.

“Em conclusão, agradeço pelo tempo dedicado a ouvir nossas visões e crenças. [...] Aguardo sua resposta e espero que nenhuma ação legal se faça necessária. Creio que todos podemos ansiar pelo dia em que estas três teorias gozem de tempo igual nas salas de aulas de ciências em todo o país, e finalmente no mundo; um terço para o Design Inteligente, um terço para o Pastafarianismo (ou Monstroísmo Espaguético Voador) e um terço para conjectura lógica baseada em incontroversa evidência observável.

“Sinceramente, Bobby Henderson, cidadão preocupado.”

No final do ano, ao invés de comemorar o Natal (dia sagrado cristão), Hanuká (dia sagrado judeu) ou Kwanzaa (dia sagrado afro-estadunidense), os pastafarianistas comemoram o Feriadão (holiday season), desejando a todos "bom feriado" em vez de “feliz Natal". Visto que o Pastafarianismo rejeita dogmas e formalismos, deve ser comemorado como cada um bem entender.

Bom feriado a todos.

Felipe Massari
Enviado por Felipe Massari em 20/12/2016
Reeditado em 21/12/2016
Código do texto: T5858766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.