Quem Seria Jesus

"Jesus seria mulher negra, pobre e lésbica nos dias de hoje". (Padre Beto)

Por Um Evangelho Social

- Sobre igualdades (não é sobre diferenças)

Eu diria que Jesus ainda é "mulher, pobre, negra, homossexual" ! Isso porque Jesus é o desfavorecido, o rejeitado, o que tem menos voz. Jesus é pelo mais fraco!

Não há evangelho que não seja social! Não há teologia que não traga libertação aos que se tornaram cativos por causa das arbitrariedades sociais!

Religiosos fundamentalistas precisam desconstruir a falsa ideia puritana da figura de Cristo. Jesus não é o homem branco, rico, de vida sexual "ilibada" que a imaginação religiosa compôs para justificar sua incapacidade de lidar com seus próprios "monstros" internos.

Jesus é amor, a despeito de como classificamos as pessoas e suas escolhas.

Sei que sou julgada por escrever textos com idéias que fogem aos parâmetros da maioria das comunidades religiosas, mas minha vocação e missão pastoral não estão fundamentadas pelas bases da "Gospelândia". Fui forjada na "olaria de D'us" e não na cozinha ou no quintal de uma pessoa comum.

Mesmo assim, pelo respeito que tenho aos meus amigos, gostaria de esclarecer que não estou aqui defendendo a homossexualidade; eu estou defendendo o amor e o direito de igualdade.

Pastores como eu não são pessoas melhores do que os negros, não são melhores do que os pobres e nem são melhores do que homossexuais. Portanto, se você aceita sem choque uma declaração do tipo "Jesus seria pastor nos dias de hoje", por que não consegue aceitar a declaração do Padre Beto?

Patrícia Carnieto
Enviado por Patrícia Carnieto em 10/12/2016
Reeditado em 26/12/2016
Código do texto: T5849468
Classificação de conteúdo: seguro