A PALAVRA PELA PALAVRA

A PALAVRA PELA PALAVRA

Esse texto será considerado como metalinguístico, pois usaremos a Palavra para falar da Palavra. O termo metalinguístico é definido como algo que se explica, ou seja, quando um termo é usado para se “autoexplicar”. Como exemplo disso, podemos apresentar o dicionário cuja palavra é definida por outras palavras. Assim sendo, usarei a Bíblia para falar da Bíblia.

O motivo que me leva a fazer isso é muito simples: muitos estão sendo enganados por não conhecerem a Palavra de Deus. Há pessoas que usam a Bíblia para enganar, isso mesmo, enganar o próximo. Isso acontece pela falta de conhecimento e desejo em conhecer cada vez mais os ensinamentos de Deus. Em segunda Carta de Paulo a Timóteo, capítulo 3, versículo 16 afirma que a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. Será que eu preciso dizer mais alguma coisa sobre a importância de ler a Bíblia? Jesus nos diz para conhecermos a verdade para que a verdade nos liberte, João 8:32, e onde aprendemos sobre a verdade? “A Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade (...)”.

Como pode um filho afirmar que conhece o seu pai, sem ao menos ouvir os seus ensinamentos? A Bíblia é a fonte que temos de beber diariamente. Muitos sentem dificuldades com a leitura da Bíblia. Isso é normal para quem ainda não tem o costume de estudá-la. Às vezes eu observo pessoas presenteado outras com a Bíblia. Isso é bom? Sim. Mas se alguém tem fome e você só entregar a essa pessoa um prato vazio, matará a fome dela? Juntamente com esse prato deve vir o alimento, não é? Assim deverá ser quando presenteamos alguém dando uma Bíblia, devemos ensiná-lo a manusear a Palavra de Deus, pois do contrário, estamos dando um prato vazio a quem tem fome. Se entregássemos o Código Penal a um jovem que ainda está no ensino médio, por exemplo, ele saberia manuseá-lo? Acredito que, em sua maioria, não. Por isso existem as universidades de Direito, para ensinar aos alunos como conhecer o Código Penal. Agora, por que com a Bíblia tem que ser diferente? Enfim, o que estou querendo dizer com tudo isso é que muitas pessoas fogem da responsabilidade de difundir a Palavra de Deus, deixando-a vazia para quem tem fome da verdade de Deus, julgando que só do fato de presentear alguém com a Palavra já basta para convertê-la.

Se você ensinar alguma coisa que a Bíblia apresenta, certamente, você estará fazendo um progresso muito grande na sua vida e na vida de quem você ensinou. Sabe por quê? Como já mencionei, muitos estão sendo enganados por pessoas que distorcem a verdade da Palavra de Deus. Vejam os programas religiosos, a grande maioria deles enganam os telespectadores. A Verdade não está sendo conhecida e, portanto, existem muitas pessoas aprisionadas. Por meio da Bíblia, podemos vencer as tentações, aprendemos o que é ter fé, conhecemos a salvação, aprendemos o que é certo e errado aos olhos de Deus. Desse modo, a Bíblia é o nosso manual de instruções para sermos como Deus quer. Por isso, não podemos deixar alguém com uma palavra vazia.

Então, vamos aprender com o mestre a importância de conhecer a Palavra de Deus!

Leia o livro de Mateus 4:1-11 antes de prosseguir com a leitura.

A tentação que Jesus sofreu. Uma passagem muito conhecida e, por isso, deve ser muito bem analisada. Só o fato de na passagem anterior a essa, isto é, Mateus 3:13, mostrar-nos o batismo de Cristo e na sequência lermos que Jesus foi tentando pelo Diabo já nos ensina muita coisa. Uma delas é que muitos acreditam que após aceitarem a Jesus e se batizarem estarão livres de sofrerem tentações, estarão livres de problemas; ledo engano de quem pensa assim. Jesus foi batizado e na sequência foi tentado. Claro que isso não é uma regra, ou seja, não é porque você aceitou a Cristo que agora os problemas aumentarão etc., mas que sirva de instrução para que você esteja preparado. Não se preocupe, porque por mais que você tenha aflições, basta ter bom ânimo, pois Jesus venceu o mundo.

Mas voltando na passagem de Mateus, capítulo quatro, o Espirito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo. O pastor Jair Lara, da IPR de Maringá, tem uma frase que diz “Se você confia com que anda não se preocupe para onde ele o levará”, logo, o Espirito Santo levou Jesus ao deserto e Cristo foi.

Jesus ficou 40 dias e 40 noites sem comer no deserto. Então vamos recapitular os fatos, Cristo foi batizado, em seguida o Espirito Santo o leva ao deserto e lá Ele fica 40 dias e 40 noites sem comer.

Em uma entrevista a um programa de televisão, um coronel da Força Aérea Brasileira, especialista em sobrevivência em lugares inóspito, isto é, selvas, deserto, neve, cujo sobrenome é Leite, afirmou que três fatores são necessários para que uma pessoa consiga sobreviver num lugar perigoso: a nutrição, a temperatura e o sono. Se essas três coisas estiverem em conformidade, um indivíduo poderá sobreviver na selva, por exemplo; mas se uma dessas três coisas estiver prejudicada, então, as chances de sobrevivência diminuem.

Assim sendo, no deserto, durante o dia a temperatura pode chegar a 40 graus e durante a noite a -10 graus. Isso ocorre pela baixa umidade nesse bioma. Então, baseando-se no que o coronel Leite afirmou, Jesus teve a temperatura corpórea abalada. Uma vez que sentia calor e frio intenso no mesmo dia. Eram temperaturas extremas, isso já abalaria qualquer um. Já é difícil andar na rua ao meio dia, imagine receber os raios solares intensamente durante todo o tempo? E ainda, quando você se livra do calor extremo, a noite vem e lhe presenteia com um frio tenebroso. Tente ficar numa madrugada de geada fora do conforto do seu lar? Não será confortável.

Então Jesus ficou 40 dias sob o calor e 40 noites sob o frio. Ah! Ele estava de jejum, ou seja, tinha fome também. Nota-se mais uma coisa que estava desregulada, conforme os fatores que o coronel afirmou. Leitor, para sobrevivermos em lugares extremos, precisamos estar nutridos, manter a temperatura do corpo agradável e descansados, Jesus estava com fome e, ainda, sofria com as grandes mudanças de temperatura. Além disso, você sabia que no inverno sentimos mais fome? Isso ocorre, dentre várias coisas, porque o corpo precisa de mais energia para manter o coração pulsando e, assim, nos aquecer. Desse modo, concluímos que a fome de Jesus aumentava durante a madrugada e, agora eu lhe pergunto: é confortável dormir com fome? Seria confortável dormir 40 dias com fome? Será que Cristo estava com o corpo descansado sofrendo com a fome e com a mudança de temperatura? Será que toda manhã, após sentir fome e sofrer um frio intenso da madrugada, Jesus estava renovado para prosseguir com sua jornada? Notamos aqui que além da nutrição e da fome, o descanso também não estava adequado. Logo, das três coisas que o coronel Leite citou para que consigamos sobreviver em lugares extremos, Jesus tinha as três debilitadas.

Quer sentir na pele um pouquinho daquilo que Jesus sentiu? Fiquei o dia inteiro fazendo atividade até se cansar, não tome banho e nem coma nada, quando chegar à noite, de preferência no inverno, fique algumas horas fora de sua casa. Imagine essa situação?

Desse modo, após Jesus ser batizado, levado ao deserto pelo Espirito Santo, sofrer com a temperatura, fome, cansaço por 40 dias, chega o Diabo para tentá-lo. Observamos com isso que o inimigo espera o seu momento de maior fraqueza para tentar lhe derrubar. Sabe quando tudo parece que está dando errado em sua vida e você sente vontade de desistir? Então, é nesse momento que vêm as tentações. Cristo sentia fome e o inimigo lhe sugeriu que comesse. O Diabo sempre vai querer que você faça aquilo que você deseja no momento mais duro da provação. Como assim? Qual é a sua provação? Qual é o seu maior desejo diante dela? Alguém poderá dizer “Eu quero que a provação termine”, mas se ela acabar, será que você terá a recompensa de Deus? .

Qual foi a maneira de que Cristo venceu a primeira tentação? Mateus 4:4 “Jesus respondeu: As ‘Escrituras Sagradas afirmam (...)’”. Isto é, Cristo usou a Bíblia para vencer o inimigo.

Apesar disso, o inimigo se mostra astuto, veja a audácia dele no versículo seis:

“- Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam (...)”.

Analisem comigo, o Diabo por meio das Escrituras Sagradas tentou a Jesus, o verbo vivo que desceu do céu, aquele que ainda menino foi encontrado no Templo debatendo a Palavra de Deus com os mestres da lei, Lucas 2:46, enfim, o enviado de Deus. Enfim, o inimigo desejou confundir Jesus utilizando a Bíblia. E vou além, a citação no inimigo está Salmos 91:11. Querido leitor, se o inimigo usou a Palavra de Deus para desejar confundir a Cristo, será que ele não desejaria fazer a mesma coisa conosco? Por isso, desde o início eu lhe disse, devemos conhecer a Palavra de Deus e difundi-la para que mais pessoas a conheça, para que não sejam confundidas. Será que nos dias de hoje não notamos homens de terno e gravata, segurando uma Bíblia, falando de Jesus, mas destorcendo a verdade?

Jesus, novamente, usou a Bíblia para rebater os dizeres do inimigo. Percebeu a importância de conhecer a Palavra de Deus? Se você se deparar com alguém que distorce a verdade, certamente, será capaz de desmascará-lo se estudar a Palavra.

Além disso, você percebeu que o inimigo usou algo de valor para tentar desestabilizar, ainda mais, Jesus. Cuidado, muitas vezes uma pessoa que você admira poderá ser aquele que tentará lhe derrubar. No meio da provação, devemos ficar atentos, pois muitos conselhos que parecem bons poderão nos derrubar. Assim sendo, o maior conselho que temos é a Palavra de Deus e, somente o que está escrito nela, deve ser o nosso maior conselho.

E seguindo o texto bíblico, percebemos que estamos prestes a vencer a tentação quando várias coisas surgem querendo nos tirar o foco. O inimigo ofereceu a Cristo os reinos do mundo e suas grandezas e disse que os daria a Jesus. O Senhor, todavia, mais uma vez utilizou da Palavra de Deus para vencer a tentação. Leitor, quando surgirem oportunidades que parecem boas, mas que não estão de acordo com os planos que Deus colocou em seu coração, desconfie. Dobre os joelhos, ore ao Senhor, leia a Bíblia, pois o Diabo para impedir o projeto de Deus quis dar a Jesus reinos e grandezas terrenas, mas Cristo se baseou nas Escrituras Sagradas para vencer a tentação.

Para finalizar, devemos perceber a grandeza de Jesus e, ainda, saber que cada atitude de Cristo deve por nós ser imitada. Jesus foi batizado, foi levado ao deserto, passou fome, frio, calor, sentiu-se cansado e, como se tudo isso não bastasse, foi tentado pelo Diabo. Além disso, Cristo tinha as três funções, para a sobrevivência, debilitadas. Mesmo assim, venceu o inimigo usando a Palavra de Deus.

Muitos não acreditam em Deus e na figura divina de Cristo, mas qual ser humano seria capaz de fazer o que Jesus fez? Algumas pessoas podem afirmar que Jesus só conseguiu vencer a tentação no deserto porque Ele é Deus, mas não podemos nos esquecer de que Jesus era homem assim como eu e você, isto é, ele sofreu da mesma forma que nós sofreríamos se estivéssemos no lugar Dele. Ele foi homem e sentiu, literalmente, na pele o que nós sentimos quando estamos diante de alguma provação, quando queremos desistir, quando desejamos o fim do sofrimento.

Outra análise é sobre o Diabo, o qual não se importa com a forma que vai tentar nos fazer desistir, ele se necessário usará a Bíblia para nos confundir. Por isso, estudar a Bíblia nos fará sermos bem sucedidos. Mas de nada vale conhecer a Palavra de Deus e não sermos praticante dela. Em Tiago 1:22 nos diz que estaremos nos enganando se só formos ouvintes da Palavra e não praticantes.

Portanto, conheça a verdade para que quando a tentação vier a verdade o liberte. Oras, se Jesus venceu o inimigo usando as Escrituras Sagradas, por que eu e você venceríamos a tentação de outra maneira? Muita gente julga que só o fato de ir à igreja já é necessário para que Deus o abençoe. Mas a igreja é o local onde você adora ao Senhor, local onde você agradece as bênçãos que diariamente você recebe. A verdade, pessoas vão ao culto na esperança de que essa atitude se torne um “amuleto da sorte” para que as coisas deem certo.

Leia a Bíblia, pratique-a, pois o mestre dos mestres nos ensinou que para vencermos o inimigo temos que conhecer a verdade escrita na Palavra de Deus.