EXPRESSÕES DE JESUS: "ME, MIM, COMIGO''

Já falamos em outro trabalho que elaboramos, que Jesus é a pessoa física de Deus, enquanto que Cristo é a pessoa jurídica de Deus. Que, assim como Jesus representou o Pai quando aqui esteve entre os homens, também Cristo o representa. Entretanto queremos mostrar que quando Jesus falava de si, em muitas ocasiões ele não estava referindo-se ao homem Jesus, mas a pessoa jurídica dele, que era o que mais importava. Esse assunto é muito profundo e se faz necessário que aquele que se dispor examinar essa questão o faça com paciência e diligência, a fim de alcançar a profundidade.

O título que usamos, refere-se a pronomes usados por Jesus, que nem sempre referiam-se a ele como pessoa física, senão como pessoa jurídica.

Ora, Jesus é o Verbo, que se fez carne e habitou entre os homens. Nesse caso, precisamos saber que é o verbo. O verbo significa a palavra. Mas uma palavra não comum, como um substantivo. O verbo é o que dá vida e sentido à frase ou à oração. Sem o verbo um período fica sem sentido. Por isso disse Jesus: “sem mim nada podeis fazer”. Tudo que alguém fizer não tendo a base de sustentação, que é a Palavra de Deus, não terá fundamento, e por conseguinte de nada aproveitar-se-á.

Tudo o que Deus Pai falou ou falava no passado era retransmitido pelo Espírito Santo, que é o espírito do Filho. Pois o Espírito não fala de si mesmo, mas aquilo que ouve junto ao Pai. E assim como o Pai vive, o Filho também vive, ainda que tenha sido morto. Também a sua palavra é vida, veja:

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. Jo. 6:63. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb. 4:12. Assim, as palavras que Jesus falava, não eram os vocábulos que ele usava para retransmitir seus ensinos, bem como exemplificar as coisas celestiais. Quando ele falava “As minhas Palavras”, ele referia-se aos seus mandamentos, à sua Lei, os Dez Mandamentos. Apesar de isso não parecer tão claro como muitos pretendem.

Quando o apóstolo fala que a letra mata, mas o espírito vivifica, ele quer dizer que é preciso ter o espírito, que corresponde à palavra de Deus, os seus mandamentos. Mas há quem pense que a letra foram as gravadas em pedra, e que o espírito independe dos mandamentos, embora o próprio Espírito diga por João:

"E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. Nisto sabemos que nos tem dado o seu espírito e que permanece em nós." I Jo. 3:24.

Observemos que o verbo usado é o permanecer. Assim, caso alguém não seja observador dos mandamentos, o Espírito pode até vir a ele e lhe dar algum dom, já que Ele os dá até aos rebeldes, entretanto Ele não pode permanecer, já que para isso se faz mister que haja a observância dos mandamentos de Deus. E isso está bem de acordo com outra escritura que registra:

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor." Jo. 15:1-10.

Essa passagem bíblica é bastante explicativa. Mas ainda assim há quem pense que esteja em Cristo ainda que esteja sem observar os seus mandamentos, a qual, em síntese, é a Sua palavra. E para quem assim pensa, digo que medite no texto em negrito na parte final referendado no texto, e que diz:

“Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor”.

Outrossim, quando o mestre falou “vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”, referia-se ele aos seus mandamentos que é a água que lava do pecado. Pois, o Espírito Santo através do apóstolo Paulo diz que a Igreja é purificada dessa forma, veja:

"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." Ef. 5:25-27.

Mas é necessário que quem ouvir a palavra obedeça à mesma, como fizeram os discípulos, veja:

"Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste." Jo. 17:8.

Ora, quando Jesus disse “E não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo. 5:40), era exatamente pelo fato de aqueles homens não estarem aceitando a condição imposta para a vida, qual seja, observar os mandamentos de Deus. Pois ele disse: “E sei que os teus mandamentos são a vida eterna”. Jo. 12:50.

Por conseguinte, quando ele disse que ele não julgava a ninguém, porque ele não veio julgar o mundo, mas salvar o mundo, ele também disse que se alguém ouvisse a palavra dele e não obedecesse, já tinha quem o julgasse, as palavras que ele falava o julgaria no último dia. E isso está bem de acordo com outra escritura, que diz:

"Ante a face do Senhor, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade." Sl. 96:13.

E essa verdade não é outra senão a que diz a escritura:

"A tua Lei é a Verdade." Sl. 119:142, ú.parte.

Mas há quem pretenda anunciar a Jesus, o varão que outrora esteve neste mundo em carne, e que foi a representação física de Deus, mas negue a Cristo, a pessoa jurídica de Deus ou os seus mandamentos. E, pela obra que realiza, espera receber aprovação e a expressão “bom está servo bom e fiel”. E para isso toma como argumento a expressão de Jesus: “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus”. Mt. 10:32.

Entretanto, para os tais, citamos a seguinte escritura:

"Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho." I Jo. 2:22.

Apesar de já termos esclarecido isso em outro lugar, queremos lembrar o que o Espírito inspirou a João, que disse:

"No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." Jo. 1:1.

Assim, o varão Jesus era a Palavra, a qual era Deus, e que, temporariamente, se fez carne e habitou entre os homens. Mas que esse varão já não mais habita em carne, nem aqui nem no céu, já que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, conforme revelou o espírito a Paulo, veja:

"E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção." I Co. 15:50.

Outra escritura que tem sido má utilizada por indoutos é a que diz:

"Mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai." I Jo. 2:23, ú.parte.

Para tais, digo que o Filho não significa o varão nascido de mulher, já que a carne para nada aproveita, segundo palavras do mestre. E que filho é uma filial, pois disse Jesus:

"Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." Jo. 5:21-24.

"Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou." Jo. 14:245.

Nesse caso a palavra que ele falava era a que já constava nas escrituras, as quais disse Jesus que testemunhavam dele, e da qual todos os profetas dão testemunho.

Ora, de quem todos os profetas dão testemunho nas Escrituras é daquilo que ele é como pessoa jurídica, a saber: A Verdade, A justiça, A Luz, A Sabedoria, O Caminho, etc.

E isso tudo resume-se no que disse Jesus:

"Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito." Jo. 12:49 e 50.

O apóstolo Paulo escreveu que Jesus foi feito a Justiça por Deus, veja:

"Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção." I Co. 1:30.

Ainda que essa escritura conste como justiça e não a justiça, outras escrituras confirmam a nossa afirmação, veja:

"Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo, Jesus nosso Senhor." Rm. 6:23.

Se o dom gratuito de Deus é a vida eterna, conforme Paulo, e a vida eterna os mandamentos de Deus, conforme Jesus, então quando somos servos da justiça de Deus, somos servos de Deus. Confira com o que atrás sublinhamos, e destacamos em negrito. E isso por Cristo, a palavra de Deus, que também é Jesus o Filho de Deus.

Por isso que: “Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai”. I Jo. 2:23.

Por essa causa disse Jesus:

"Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus." Mt. 10:32 e 33.

Disse Salomão: “Na vereda da justiça está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte”. Pv. 12:28. "De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte." Pv. 11:4.

Portanto: “O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano”. Pv. 12:17.

Disse o Salmista:

"Os teus mandamentos são a justiça." Sl. 119:172, ú.parte. E: "A tua lei é a verdade." Sl. 119:142, ú.parte.

Assim, quem diz a justiça, ou seja, os mandamentos, manifesta a verdade, a Lei de Deus, através da qual alcançamos a incorrupção, a qual é nomeada também de “Evangelho, ou Boas Novas”, com todas as variáveis dele.

Existe quem tenha conceitos próprios, e não entenda que quando Deus fala em voltar para ele, aceitar a ele, etc., ele está referindo-se em observar os seus mandamentos, que são como ele próprio.

Quando ele traça o perfil do justo e diz isso por Ezequiel, ele fala claramente da sua justiça, que torna o homem justo, além da justiça do ponto de vista humano ali também mencionado. Vejamos entre os versículos, os seguintes:

"Andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, e procedendo segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor Deus." Ez. 18:9.

"Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniquidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá." Ez. 18:19.

"Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi agora, ó casa de Israel: Porventura não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos?" Ez. 18:25.

As escrituras antigas, as quais os homens convencionaram chamar de “Velho Testamento”, não foram abolidas, e estão bem de acordo com as escrituras mais recentes, as quais os homens convencionaram chamar de “Novo Testamento”. Pois, ao início do texto, diz o Senhor pelo profeta Ezequiel:

Sendo o homem justo. . . e passa a enumerar as condições para isso, que encerra no versículo nove dizendo:

"Andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, e procedendo segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor Deus."

Comparemos essa passagem com outra do “novo testamento”.

"Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo assim como ele é justo." I Jo. 3:7.

Ora, se quem fala a verdade manifesta a justiça, então uma e outra são uma só.

Assim, segundo o perfil traçado por Deus para o justo, e mencionado em Ezequiel, o tal será justo se andar nos seus estatutos, procedendo segundo a verdade, que corresponde aos seus mandamentos. E, segundo o Espírito Santo, quem pratica a justiça é justo tal como Deus é justo. Pois ela, a justiça, são os mandamentos de Deus.

Por conseguinte, destacamos ainda no verso vinte e cinco do livro de Ezequiel o texto “o meu caminho”. E vamos mostrar o que ele significa. Veja:

"Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei." Ml. 2:8, p.parte.

Então o caminho é a lei.

Mas dizem que no velho testamento o caminho era a lei, e que agora é Jesus. Mas quando Jesus altercou com uns judeus religiosos ele disse:

"Se vos falo a verdade porque não me credes?" Jo. 8:46, ú.parte.

Que verdade era essa que Jesus falava? Essa, veja:

"A tua palavra é a verdade desde o princípio." Sl. 119:160, p.parte. "A tua lei é a verdade." Sl. 119:142, ú.parte.

Por isso disse Jesus:

"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." Mt 5:18.

"E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei." Lc. 16:17.

"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." Mc. 13:31.

Por essas citações vemos que o que Jesus chamou de “as minhas palavras”, e registrado por Marcos, é o mesmo registrado por Mateus, a lei.

Outrossim, dizem alguns que a bíblia é a palavra de Deus, mas, apesar disso, consideram abolido o que eles chamam de “velho testamento”. Nesse caso o que dizem ser a palavra de Deus passou, apesar de o céu e a terra ainda permanecerem e não terem passado.

Diz o Senhor: "Esse povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim." E disse Jesus: “Fala a boca do que está cheio o coração”.

Ora, mas se fala a boca do que o coração está cheio, então parece que há incoerência entre os textos. Acontece que o povo do qual fala Deus que lhe honra com os lábios, é o Israel segundo à carne, e que fala tanto em Deus, em Jesus, em Cristo, em unção, em poder, em bênção, mas não conhece a Deus, pois não guarda os seus mandamentos. Por isso quando Deus diz que o seu povo se esqueceu dele, é porque deixou de obedecer aos seus mandamentos, que o representam.

Diz Deus pelo profeta Amós:

"Transgredis e vinde a Betel; a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos de três em três dias. E oferecei o sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai as ofertas voluntárias, publicai-as; porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o Senhor Deus. Por isso também vos dei limpeza de dentes em todas as vossas cidades, e falta de pão em todos os vossos lugares; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor. Além disso, retive de vós a chuva quando ainda faltava três meses para a ceifa; e fiz que chovesse sobre uma cidade, e não chovesse sobre a outra cidade; sobre um campo choveu, mas o outro, sobre o qual não choveu, secou-se. E andaram errantes duas ou três cidades, indo a outra cidade para beberem água, mas não se saciaram; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor. Feri-vos com queimadura, e com ferrugem; a multidão das vossas hortas, e das vossas vinhas, e das vossas figueiras, e das vossas oliveiras, comeu a locusta; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor. Enviei a peste contra vós, à maneira do Egito; os vossos jovens matei à espada, e os vossos cavalos deixei levar presos, e o mau cheiro dos vossos arraiais fiz subir as vossas narinas; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor. Subverti a alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado do incêndio; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor." Am. 4:4 -11.

Como é possível o povo levar sacrifícios e dízimos, se não voltaram para o Senhor? Nesse caso voltar para o Senhor não tem esse significado que hoje empregam, “voltar para uma igreja”.

Por isso, quando Jesus fala “de mim”, “a mim”, “me”, “comigo”, ele reporta-se àquilo que é a coisa principal, a sua sabedoria, a sua justiça, a sua verdade, a sua luz, o seu amor, os quais são a sua lei, ou mandamentos, que são como ele próprio, veja:

Jesus disse: “Quem crer em mim como diz a Escritura, rios de águas vivas fluirão do seu interior”. Jo. 7:38.

Nesse caso hoje não estão crendo de acordo com a Escritura. E não podem crer mesmo já que estão negando a Escritura, dizendo que as antigas foram abolidas. O que contraria a lógica. Pois Jesus disse que são as escrituras que dão testemunho dele. Jo. 5:39.

O problema é que não sabem quem é ele. Pensam que ele é o varão que aqui esteve. E pretendem crer no varão de carne que já não mais existe. Bem disse Jesus que surgiriam falsos cristos, e falsos mestres. Mt. 24:24.

Ora, se o que convencionaram chamar de “novo testamento” só foi escrito muitos anos depois da assunção de Jesus, e se dizem que o que eles chamam de “velho testamento” foi abolido por Jesus, quando da sua morte, qual a doutrina que os discípulos seguiram nesse intervalo de tempo?

Não, não é assim. O que os homens convencionaram chamar de “velho testamento” não significa os trinta e nove livros que constam nas escrituras antigas. Significa o “velho pacto” feito com o povo de Israel no pé do monte Sinai, chamado de primeiro pacto ou primeira aliança, e que teve o sangue de animais como selo. O segundo pacto ou aliança fora feito na terra de Moabe, e teve como base os mandamentos de Deus, enquanto que o primeiro teve como base a lei de Moisés, que consistia em ordenanças, preceitos e juízos, que trata no livro de Hebreus, capítulos nove e dez.

A seguir citaremos outras passagens nas quais Jesus falou de si usando os pronomes que intitulam esse trabalho.

- Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Mt. 10:37.

- E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Mt. 10:37-40.

- Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mt. 15:8 e 9.

- E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Mt. 18:5 e 6.

- E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mt. 19:16-17.

- E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

- E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mt. 19:28 e 29.

- E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado. Mt. 20:23.

- E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim; em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Mc. 7:6-9.

- E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes: Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou. Mc. 9:36 e 37.

- O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. Lc. 6:45-49.

- Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. Lc. 10:16.

- E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. Lc. 12:8 - 9.

- Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; e deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis. Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz. Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou. E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não recebo glória dos homens; mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus? Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras? Jo. 5:24-47.

- Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. João 6:57.

Todas essas citações confirmam nosso argumento de que os pronomes usados por Jesus, como me, mim, comigo, referiam-se não a si como pessoa física, mas, sim, a ele como pessoa jurídica. Por isso disse:

Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Lc. 11:23.

Ou seja, quem não for de acordo com a lei é contra Jesus, e quem não ajuntar segundo a lei, espalha.

Oli Prestes

Missionário