ENXERIDO

Fui procurar no “Aurélio” e não encontrei, pois não se encontra no vernáculo, o termo “inxirido”.

Quando menino, ouvíamos muita gente pronunciar tal termo, inexistente, porquanto tratar-se de pronúncia errada do termo correto “enxerido”. (“Fulano de tal é, para meu gosto, muito inxirido”). Isto era (e, para muitas pessoas, ainda é) pronunciado como se exato fosse. Mas é incorreto dizê-lo.

Há diversas palavras grafadas com “e”, mas a gente pronuncia como se fosse com “i”. Faço uma idéia (palpite pessoal) que seja pela influência da língua inglesas (principalmente pelos norteamericanos) cujo idioma tem no “e” o som de “i” em muitas palavras. Ou então erro de linguagem ou matuta mesmo.

O termo vernacular (do Aurélio) traz o que encima este artigo – enxerido, que, no modo infinitivo Enxerir, significa: (1) Inserir, intercalar; incluir. (2) Ant. Interceder, etc. Tendo como sinônimo de enxerir o primeiro termo, conforme a acepção nº um, inserir. Só que este termo dá idéia de coisas que são inseridas, já enxerir, se refere à ação das pessoas, na forma figurada, conforme o exemplo do parágrafo adiante.

Vemos tal verbo (enxerido) expresso numa atitude inconveniente de outrem, quando se arvora em alguém que se julga por dentro (“in”) de tudo e se mete a dar opinião em todas as coisas. (Nisto todos falhamos, ainda que involuntariamente).

Vislumbramos também quando outrem “tomando conta” da rua, do bairro, dos monumentos (inconformado por haverem sido retirados ou construídos), criticam a tudo e a todos, inclusive, os que são mais quietos ou religiosos. A ação dos outros sempre lhes incomodam. Dão-se por perturbados, esbulhados ou incomodados.

Aprendi, certa ocasião, com um catedrático do Rio de Janeiro (falecido há alguns anos) que “Quem se mete em tudo, perde a dignidade”, são, portanto, os enxeridos.

Muniz Freire (ES), 03 de outubro de 2016.

Fernandinho do forum