Alivio para a Alma

"Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma" (Salmos 94:19 - NVI).

Lembro ter lido num dos livros de C. S. LEWIS a seguinte frase: "Se a dor é máxima, o alívio está próximo". Descobri depois que o autor era um tal de Senhor Aldingar, um sujeito que não faz a menor ideia do impacto desse pensamento na minha vida. Sei que a dor e o sofrimento podem ser instrumentos para refinar a alma, já pude ouvir muito disso em minhas lutas e nas dos outros, penso até que é uma forma de falar alguma coisa sem ter o que falar; se é que você me entende. Mas, convenhamos, sofrer é degradante. Também é lastimável aquela expectativa do sofrer, aquela ansiedade pré-dor. É a vacina no bebê, o mau resultado na empresa, o exame médico que deu alterado. É o dinheiro pouco, o mau desempenho nos estudos, é o fim do casamento, o desmanche de um noivado, o rompimento do namoro, uma profunda angústia que pode causar até a depressão. Nesta vida passamos por momentos muito difíceis; não é verdade! Momentos de angústia, desespero, solidão, ou seja alguns “dramas” nesta vida. Jesus passou por isto, o apóstolo Paulo também e relata alguns de seus momentos difíceis que experimentou e que está II Timóteo 4.9-18. Momentos esses de que é possível perder até a referência na vida. Venha a minha mente alguns questionamentos ? DE QUEM É A CULPA DO SOFRER? O QUE DEVO FAZER DURANTE O SOFRIMENTO? QUANDO A DOR DEVE ACABAR?

Ainda quero saber as respostas a essas perguntas, mas aprendi uma coisa tentando respondê-las: há um momento em que o próprio Deus diz para o sofrimento: " BASTA". Parece que há um limite divino, uma tolerância majestosa, um gatilho misericordioso que faz com que o sofrimento tenha fim. É por isso que a frase "Se a dor é máxima, o alívio está próximo" faz tanto sentido. É um consolo, um conforto. É a contra-expectativa de sofrer. Sofro, mas não sofrerei mais. O texto bíblico acima já havia registrado isso. Agora, esse "saber sofrer" só é compreendido por quem sofre de ansiedade e de dor. É pra quem sofre de verdade. Sofrimento intelectual é psicopatia. Sofrimento vai na alma, não na mente. A dor cansa as emoções, desgasta o coração. Talvez por isso Jesus Cristo chama quem sofre: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". (Mateus 11:28). Só recebe alívio quem está exausto; só é liberto do sofrimento quem está encurralado por ele. Esse foi o caso de Elias, o super profeta, que antes de chegar ao fundo do poço, ao fundo da caverna, viu Deus lhe proporcionar um "spa", com pão quentinho e água boa para fortalecê-lo. Assim diz o texto: "Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo." (1Reis 19:6). Se você e eu estivermos andando pelo caminho entristecidos após a perda de alguém precioso, por exemplo, a certeza é a de que Jesus anda junto conosco, assim como fez com os discípulos no caminho de Emaús. E enquanto a gente CONTINUA ANDANDO, o nosso coração arde: "Perguntaram-se um ao outro: "Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?" Lucas 24:32 (NVI)

Então o que resta a quem está sofrendo com a dor degradante? O que fazer quando a tempestade ameaça a vida e a noite traz a escuridão da tristeza? RESPOSTA: só pode crer que o ALÍVIO ESTÁ PRÓXIMO, pois O SOL DA JUSTIÇA ainda vai brilhar e trazer a luz da ESTRELA DA MANHÃ. É preciso saber que a dor vai passar...ah! vai.

Jair Caetano Pereira
Enviado por Jair Caetano Pereira em 17/08/2016
Código do texto: T5730810
Classificação de conteúdo: seguro