A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... "Deísmo"... + (ISLAMISMO - 2ª parte). - 53ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA...*.

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

+ (ISLAMISMO – 2ª parte).

53ª parte.

VIDA – “EU sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA”. – (DEUS). (página – infinita...).

"Não há fatos ETERNOS, como não há VERDADES ABSOLUTAS". - (Friedrich Nietzsche).

"No PLANETA TERRA, não existe entre os seres humanos VIDA ETERNA, pois, todos os HUMANOS são MORTAIS. Isto é uma VERDADE ABSOLUTA". (Jorge Martins Cardoso).

CRENÇAS.

O ISLÃO ensina seis CRENÇAS principais:

1ª - A CRENÇA em UM ÚNICO DEUS.

2ª - A CRENÇA nos ANJOS, seres criados por DEUS.

3ª- A CRENÇA nos LIVROS SAGRADOS, entre os quais se encontram A TORÁ, OS SALMOS e O EVANGELHO. O ALCORÃO é o PRINCIPAL e MAIS COMPLETO LIVRO SAGRADO, constituindo a coletânea dos ensinamentos REVELADOS por DEUS ao PROFETA MAOMÉ.

4ª - A CRENÇA em vários PROFETAS enviados à HUMANIDADE, dos quais MAOMÉ é o último.

5ª - A CRENÇA no dia do JULGAMENTO FINAL, no qual as ações de cada pessoa serão avaliadas.

6ª - A CRENÇA na PREDESTINAÇÃO: DEUS TUDO SABE e possui o poder de decidir sobre o que acontece A CADA PESSOA.

DEUS.

“Foto: ALÁ (Allah) em ÁRABE em um medalhão na Hagia Sofia, em Istambul.”

Ver também: DEUS no ISLÃ, ALÁ e noventa e nove nomes de ALÁ.

A pedra basilar da FÉ ISLÂMICA é a CRENÇA estrita no MONOTEÍSMO.

DEUS é considerado único e sem igual.

Cada capítulo do ALCORÃO (com a exceção de um) começa com a frase "Em nome de DEUS, o clemente, o misericordioso".

Uma das passagens do ALCORÃO frequentemente usadas para ilustrar os atributos de DEUS é a que se encontra no capítulo (SURA) 59: "ELE é DEUS e não há outro DEUS senão ELE, que conhece o invisível e o visível. ELE é o Clemente, o Misericordioso! ELE é DEUS e não há outro DEUS senão ELE. ELE é o Soberano, o Santo, a Paz, o Fiel, o Vigilante, o Poderoso, o Forte, o Grande! Que DEUS seja louvado acima dos que os homens lhe associam! ELE é DEUS, o Criador, o Inovador, o Formador! Para ELE os epítetos mais belos" (59, 22-24).

Os MUÇULMANOS acreditam que A CRIAÇÃO de tudo no UNIVERSO foi pura ordem de DEUS, "Seja e por isso é", e que o PROPÓSITO da EXISTÊNCIA é ADORAR a DEUS.

Ele é visto como um DEUS PESSOAL que responde sempre que uma pessoa está em necessidade ou quando clamam por seu socorro.

Não há INTERMEDIÁRIOS, como um CLERO, para entrar em contato com DEUS, que afirma: "Eu sou mais perto dele do que (sua) veia jugular".

A reciprocidade é mencionada no Hadith: "Eu sou como o meu servo acha (espera) que sou."

OS ANJOS.

“Foto: Representação de um ANJO presenteando MAOMÉ e seus discípulos com uma cidade em miniatura. Palácio de Topkapı, Istambul”.

Os ANJOS são, segundo o ISLÃO, seres criados por DEUS a partir da LUZ.

Não possuem LIVRE ARBÍTRIO, dedicando-se apenas a obedecer a DEUS e a louvar o seu nome.

MAOMÉ nada disse sobre o SEXO dos ANJOS, mas rejeitou a CRENÇA dos habitantes de MECA, de acordo com a qual ELES seriam OS FILHOS de DEUS.

Desempenham vários papéis, entre os quais o anúncio da REVELAÇÃO DIVINA aos PROFETAS.

Protegem os seres humanos e registram todas as suas ações. O ANJO mais famoso é GABRIEL, que foi o INTERMEDIÁRIO entre DEUS e o PROFETA.

Para além dos ANJOS, o ISLAMISMO reconhece a existência dos jinnis, ESPÍRITOS que habitam o mundo natural e que podem influenciar os acontecimentos.

Ao contrário dos ANJOS, os jinnis possuem vontade própria. Alguns são bons, mas de uma forma geral são maus.

Um desses ESPÍRITOS maus é Iblis (Azazel), também ele um jinn, segundo a CRENÇA ISLÂMICA, que desobedeceu a DEUS e dedica-se a praticar o mal.

OS LIVROS SAGRADOS.

Os MUÇULMANOS acreditam que DEUS usou PROFETAS para REVELAR ESCRITURAS aos homens.

A REVELAÇÃO dada a MOISÉS foi a TAURA (A TORÁ), a DAVI foram dados OS SALMOS e a JESUS O EVANGELHO.

DEUS foi REVELANDO a sua mensagem em ESCRITURAS cada vez mais abrangentes que culminaram com o ALCORÃO, o derradeiro LIVRO revelado a MUHAMMAD.

OS PROFETAS.

“Foto: Miniatura PERSA que retrata a ASCENSÃO de MAOMÉ ao CÉU”.

O ISLAMISMO ensina que DEUS REVELOU a sua VONTADE à HUMANIDADE através de PROFETAS.

Existem dois tipos de PROFETA: os que receberam de DEUS a missão de dar a conhecer aos homens a VONTADE DIVINA (anbiya; singular nabi) e os que para além dessa função lhes foi entregue uma ESCITURA REVELADA (rusul; singular rasul, "mensageiro").

Cada PROFETA foi encarregado de relembrar a uma comunidade a EXISTÊNCIA ou a UNICIDADE de DEUS, esquecida pelos homens.

Para os MUÇULMANOS, a lista dos PROFETAS inclui ADÃO, ABRAÃO (Ibrahim), MOISÉS (Musa), JESUS (Isa) e MAOMÉ (Muhammad), todos eles pertencentes a uma sucessão de HOMENS guiados por DEUS.

MAOMÉ é visto como o ÚLTIMO MENSAGEIRO, trazendo a mensagem final de DEUS a toda a humanidade sob a forma do ALCORÃO, sendo por isso designado como o "SELO dos PROFETAS".

Quando MAOMÉ começou a REVELAR o ALCORÃO, ele não acreditou que isso teria PROPORÇÕES MUNDIAIS, mas sim que somente reforçaria a FÉ no DEUS.

Esses PROFETAS eram HUMANOS MORTAIS COMUNS, o ISLÃO exige que o CRENTE aceite todos os PROFETAS, não fazendo distinção entre eles.

No ALCORÃO, é feita menção a VINTE e CINCO PROFETAS específicos.

Os MUÇULMANOS acreditam que MAOMÉ foi um homem leal, como todos os PROFETAS, e que os PROFETAS são incapazes de ações erradas (ou mesmo testemunhar ações erradas sem falar contra elas), por VONTADE de DEUS.

JULGAMENTO FINAL.

Ver artigo principal: Escatologia ISLÂMICA.

Segundo as CRENÇAS ISLÂMICAS, o dia do JULGAMENTO FINAL (Yaum al-Qiyamah) é o momento em que CADA SER HUMANO será RESSUSCITADO e julgado na PRESENÇA de DEUS pelas ações que praticou.

Os SERES HUMANOS livres de PECADO serão enviados diretamente para o PARAÍSO, enquanto que os PECADORES devem permanecer algum tempo no INFERNO, antes de poderem também entrar no PARAÍSO.

As únicas pessoas que PERMANECERÃO PARA SEMPRE no INFERNO são os HIPÓCRITAS RELIGIOSOS, isto é, aqueles que SE DIZIAM MUÇULMANOS, mas de fato nunca o foram.

Segundo a mesma CENÇA, a chegada do JULGAMENTO FINAL será antecedida por vários sinais, como o nascimento do SOL no POENTE, o som de uma TROMBETA e o aparecimento de uma BESTA.

De acordo com o ALCORÃO, o mundo não acabará verdadeiramente, mas sofrerá antes uma alteração profunda.

Observações do escriba:

1ª - Eu acredito em UM ÚNICO DEUS.

2ª - Eu não tenho PECADOS e não sou PECADOR.

3ª - Eu irei direto pro CÉU (ou PARAÍSO).

4ª - Meus JARDINS, minhas FLORES e meus BEIJA-FLORES, etc., foram CRIADOS por UM ÚNICO DEUS, o mesmo que me CRIOU.

5ª - Eles não têm PECADOS e não são PECADORES, portanto, também irão direto para o CEÚ (O PARAÍSO), sem precisar de passaporte algum.

6ª - Que seja cumprida a VONTADE de DEUS (ou ALÁ).

A PREDESTINAÇÃO.

Os MUÇULMANOS acreditam no QUADAR, uma palavra geralmente traduzida como "PREDESTINAÇÃO", mas cujo sentido mais preciso é "medir" ou "decidir quantidade ou qualidade".

Uma vez que, para o ISLAMISMO, DEUS FOI O CRIADOR DE TUDO, incluindo os SERES HUMANOS, e sendo uma das suas características a OMNISCIÊNCIA, ele já sabia, quando procedeu à CRIAÇÃO, as características que cada elemento da sua obra teria.

Assim sendo, cada coisa que acontece a uma pessoa foi determinada por DEUS.

Essa CRENÇA não implica a rejeição do LIVRE ARBÍTRIO, pois o ser humano foi criado por DEUS com a FACULDADE da RAZÃO, pelo que pode escolher entre praticar AÇÕES POSITIVAS ou negativas.

OS CINCO PILARES DO ISLÃO.

“Foto: A Peregrinação (Hajj) a MECA é um dos ‘cinco pilares do ISLÃO’."

Os cinco pilares do ISLÃO são cinco deveres básicos de cada MUÇULMANO:

1º - A RECITAÇÃO e ACEITAÇÃO da CRENÇA. (Chahada ou Shahada).

2º - ORAR CINCO VEZES ao LONGO do DIA. (Salá, Salat ou Salah).

3º - PAGAR ESMOLA. (Zakat ou Zakah).

4º - OBSERVAR o JEJUM no RAMADÃO. (Saum ou Siyam).

5º - FAZER a PEREGRINAÇÃO a MECA (Hajj) se tiver CONDIÇÕES FÍSICAS e FINANCEIRAS.

Os MUÇULMANOS XIITAS consideram ainda três práticas como essenciais à RELIGIÃO ISLÂMICA:

Além da JIHAD (a-1), que também é importante para os SUNITAS, há o Amr-Bil-Ma'rūf, "exortar o BEM", que convoca todos os MUÇULMANOS a VIVER uma VIDA VIRTUOSA e encorajar os outros a fazer o mesmo.

E o Nahi-Anil-Munkar, "proibir o mal", que orienta os MUÇULMANOS a se abster do VÍCIO e das más ações. E também encorajar os outros a fazer o mesmo.

Alguns grupos CARIJITAS existentes na Idade Média consideravam a jihad (a-1) como o "sexto pilar do ISLÃO".

Atualmente alguns grupos do XIISMO ISMAELITA entendem a "fidelidade ao Imam" (a-2) como sexto pilar do ISLÃO.

JIHAD. (a-1).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jiade ou Jihad é um conceito essencial da RELIGIÃO ISLÂMICA e significa "empenho", "esforço".

Pode ser entendida como uma luta, mediante vontade pessoal, de se buscar e conquistar a FÉ PERFEITA.

Aquele que segue a Jihad é conhecido como Mujahid.

Há duas formas de atualmente de entender a Jihad, a " Maior" e a "Menor", mas só uma está presente no ALCORÃO, a " Jihad Maior".

A "Jihad Maior", é descrita como UMA LUTA do INDIVÍDUO CONSIGO MESMO, pelo DOMÍNIO da ALMA.

E a outra: a "Jihad Menor", é descrita como um esforço que os MUÇULMANOS fazem para levar a TEORIA do ISLÃ a OUTRAS PESSOAS.

Esta divisão só surge, porém, no século XI num livro de al-Khatib al-Baghdadi que transmite aquele referido dito de MAOMÉ.

Ou seja: antes deste período apenas havia uma jihad e essa, de acordo com os textos fundacionais do ISLÃO, era a "Jihad Menor" como se pode ver na surah 4:95 do ALCORÃO.

Com efeito, nenhuma das quatro escolas de JURISPRUDÊNCIA SUNITAS, nem a TRADIÇÃO XIITA, se referem à "Jihad Maior".

Mas não só: nenhuma das seis maiores coleções de hadith (Sahih Bukhari; Sahih Muslim; Dawud; al-Sughra; Tirmidhi e Ibn Majah), que a seguir ao CORÃO são os textos mais importantes para a FORMAÇÃO IDENTITÁRIA e TEOLÓGICA do ISLÃO, se referem, nas 200 vezes que se reportam a jihad, à "Jihad Maior", mas apenas à jihad de LUTA EXTERIOR e CONQUISTA.

Ou seja: dizer que a verdadeira jihad é uma luta interior é, não só, uma posição HERÉTICA face àquelas ESCOLAS ORTODOXAS de JURISPRUDÊNCIA, mas ir contra as próprias palavras do PROFETA MUÇULMANO MAOMÉ que, por exemplo, disse:

1º - Está escrito que Amr bin Abasah disse: "fui ter com MAOMÉ e perguntei: ‘Oh mensageiro de ALÁ, qual é a melhor jihad? MAOMÉ disse: ‘A de um homem cujo sangue é derramado e o seu cavalo é ferido" (Sunan Ibn Majah 2794).

2º - Está escrito segundo a autoridade de Abu Huraira que MAOMÉ disse: "Aquele que morreu mas não lutou no caminho de ALÁ nem expressou alguma determinação por lutar, morreu como morrem os HIPÓCRITAS" (Sahih Muslim 2:4696).

BANDEIRAS.

A Jihad carrega consigo suas bandeiras com a escrita da Shahadah o primeiro dos cinco pilares do ISLÃ, defendendo que não há deuses senão ALÁ.

São duas as bandeiras da Jihad, a mais comum Al-Raya, também escrita como Ar-Rayah e comumente chamada de Bandeira da Jihad é a mais usada por grupos jihadistas modernos.

A bandeira branca, Al-Liwa não muito é referenciada pois essa refere-se ao CALIFADO e não exatamente ao ato ou grupos em prol da Jihad.

Categorias:

⦁ ISLAMISMO.

⦁ Práticas RELIGIOSAS.

⦁ GUERRAS RELIGIOSAS.

IMAME. (a-2).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um IMAME, imamo, imã ou imam (em árabe, "aquele que guia" ou "aquele que está adiante") é o PREGADOR no CULTO ISLÂMICO e também designa os principais LÍDERES RELIGIOSOS do ISLAMISMO que sucederam ao PROFETA MAOMÉ.

Na DOUTRINA SUNITA usa-se o título IMAME paralelamente ao título de CALIFA.

Os XIITAS, e em particular os IMANITAS, os chamados "XIITAS dos DOZE", elevam ainda mais o significado do termo, pois observam os doze IMAMES da família de ALI como sucessores legítimos de MAOMÉ.

O DÉCIMO-SEGUNDO IMAME é para eles o IMAME OCULTO.

Para os outros MUÇULMANOS esta forte veneração dos IMAMES pelos XIITAS é vista com suspeita de HERESIA.

Os CARIJITAS em especial recusam veementemente a VENERAÇÃO de um IMAME a chegar, um descendente da família do PROFETA MAOMÉ.

Paralelamente, a designação IMAME é usada frequentemente como TÍTULO HONORÁRIO para PERSONALIDADES particularmente DEVOTAS ou INSTRUÍDAS em RELIGIÃO.

Um exemplo foi o caso do famoso TEÓLOGO e JURISTA Al-Djuwayni que recebeu o apelido IMAME al-Haramayn, o que significa "Chefe Comunitário de ambas as Cidades Santas" (MECA e MEDINA).

Categoria:

⦁ IMAME.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), domingo, 26 de junho de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – DEUS. (2) – Os BEIJA-FLORES. (3) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (4) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – Século XXIII - Página Infinita – (Volume Infinito). (5) – Wikipédia, a enciclopédia “livre”. (6) – Outras fontes.